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Trem da Serra do Mar Paranaense C
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Trem da Serra do Mar Paranaense é um trem de turismo que parte diariamente de Curitiba até a cidade de Morretes. A composição inteira do trem passa pela estrada de ferro Curitiba – Paranaguá, podendo chegar a 21 vagões, divididos em quatro categoria de classes e tendo uma capacidade de transportar cerca de 1.104 passageiros, num total de 110 km de extensão de ferrovia. Introdução
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História A construção da ferrovia começou oficialmente em fevereiro de 1880. Considerada impraticável por inúmeros engenheiros europeus à época, a obra teve início em três frentes simultâneas: entre Paranaguá e Morretes (42 km), entre Morretes e Roça Nova (38 km) e entre Roça Nova e Curitiba (30 km). O objetivo era estreitar as relações entre as cidades do litoral paranaense e a capital do estado com vista no desenvolvimento social do litoral. Além disso tinha objetivo ligar o Porto de Paranaguá aos estados do Sul do Brasil, para que se desse vazão à produção de grãos dos estados e, dessa forma, garantir apoio ao desenvolvimento econômico da região.
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Para a obra, foram recrutados mais de 9.000 homens, que ganhavam entre dois e três mil réis por jornada. A maioria deles vivia em Curitiba ou no litoral, e era composta de imigrantes que trabalhavam nas lavouras. A construção foi feita com trilhos de bitola métrica.
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Concessão da Ferrovia Curitiba - Paranaguá Em 1996, a Rede Ferroviária S/A (RFFSA) encerrou suas operações na Ferrovia Curitiba – Paranaguá e teve início o processo de privatização por concessão. Ainda que o processo do trem turístico tenha sido o primeiro a ser iniciado, sua conclusão deu-se após o fim da licitação para a concessão do trem de cargas. A assinatura do contrato pela Serra Verde Express aconteceu no dia 1º de março de 1997. Porém, devido à necessidade profunda de restauração dos vagões, a primeira viagem ocorreu apenas no dia 1º de maio do mesmo ano, com quatro vagões totalmente recompostos em operação.
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Linha Compartilhada A malha ferroviária entre Curitiba e Paranaguá é dividida entre duas empresas distintas: a Serra Verde Express, responsável pelo transporte turístico de passageiros, que detém o direito de duas faixas de descida (uma para o trem e outra para a Litorina) e duas de subida, todas com horários pré-determinados e diários, sendo assim um trem regular, ou seja, trem de turismo que possui frequência diária, com horário fixo de partida e chegada em ambos os sentidos (descida e subida da serra); e a América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela operação da carga, manutenção das vias, controle do CCO (Centro de Controle de Operações).
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Fotografias
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