A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As duas fases líricas de Camões Trabalho realizado por : Ana Carolina Mariana Machado Sofia Bento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As duas fases líricas de Camões Trabalho realizado por : Ana Carolina Mariana Machado Sofia Bento."— Transcrição da apresentação:

1 As duas fases líricas de Camões Trabalho realizado por : Ana Carolina Mariana Machado Sofia Bento

2 Glossário Amor Platônico: Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa ou idealizada em que se abstrai o elemento sexual, por vários gêneros diferentes, como em um caso de amizade pura, entre duas pessoas. Cantiga Poesia cantada, em redondilhas ou versos mais pequenos, dividida em estrofes iguais. Quadras. Dante De nome completo Dante Alighieri, foi poeta, escritor, teórico literário, filósofo moralista e pensador político. Écloga Diálogo pastoril em verso. Esparsa Antiga composição poética em versos de seis sílabas.

3 Glossário Locus Amenus Consiste numa descrição da paisagem ideal, em contexto tranquilo,bucólico ou pastoril, usado com frequência na época medieval e renascentista. Medida velha Técnica tradicional de versejar caracterizada por estruturas como a esparsa, a cantiga e o vilancete, em redondilha menor, e redondilha maior, que foram utilizadas pelos poetas do Cancioneiro Geral. Medida nova Variedade métrica que consiste em versos decassilábicos heroicos (acentuados nas 6.ª e 10.ª sílabas).Foi utilizado em novos subgéneros de origem greco-latina ou italiana: a écloga, a elegia, a ode, a epístola, o epitalâmio, o epigrama, o soneto, a canção e a sextina. Para além destes subgéneros líricos, a medida nova foi também utilizada na epopeia Os Lusíadas e na tragédia.

4 Glossário Odes Poesia própria para canto. Composição poética, laudativa ou amorosa, dividida em estrofes simétricas. Petrarca Governo duro de pedra. Renascimento Ato ou efeito de renascer; o mesmo que renascença. Época, à volta dos séculos XV e XVI, em que se deu uma renovação científica, literária e artística, e que era fundada, em grande parte, na imitação da Antiguidade.

5 Glossário Soneto Composição poética formada por 14 versos, geralmente com dois quartetos e de dois tercetos. Trovas Nome feminino Literatura. Composição poética ligeira, de carácter mais ou menos popular. Vilancete Composição poética em verso de pequena medida, geralmente curta e de carácter campesino.

6 1.1 – Medida Velha 1.1.1 – Esparsa Os bons vi sempre passar no mundo graves tormentos; e, para mais m´espantar, os maus vi sempre nadar em mar de contentamentos. Cuidando alcançar assim o bem tão mal ordenado, fui mau, mas fui castigado: Assi que, só para mim anda o mundo concertado.

7 1.1 – Medida Velha 1.1.2 – Vilancete Enforquei minha Esperança; Mas Amor foi tão madraço, Que lhe cortou o baraço. Foi a Esperança julgada Por sentença da Ventura Que, pois me teve à pendura, Que fosse dependurada: Vem Cupido com a espada, Corta-lhe cerce o baraço. Cupido, foste madraço.

8 1.1 – Medida Velha 1.1.3 – Ode Nunca manhã suave, estendendo seus raios pelo mundo, despois de noite grave, tempestuosa, negra, em mar profundo, alegrou tanta nau, que já no fundo, se viu em mares grossos, como a luz clara a mim dos olhos vossos.

9 1.1 – Medida Velha 1.1.4 - Cantiga Descobre a touca a garganta, cabelos de ouro o trançado, fita de cor de encarnado… tão linda que o mundo espanta! chove nela graça tanta que dá graça à formosura; vai formosa, e não segura.

10 1.2 – Medida Nova 1.2.1 – Soneto Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói, e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer. É um não querer mais que bem querer; É um andar solitário entre a gente; É nunca contentar-se de contente; É um cuidar que se ganha em se perder. É querer estar preso por vontade; É servir a quem vence, o vencedor; É ter com quem nos mata, lealdade. Mas como causar pode seu favor Nos corações humanos amizade, Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

11 2 – Temática 2.1 – A saudade Se de saudade morrerei ou não, meus olhos dirão de mim a verdade. Por eles me atrevo a lançar as águas que mostrem as mágoas que nesta alma levo.

12 2 – Temática 2.2 – A mulher Ondados fios de ouro reluzente, Que, agora da mão bela recolhidos, Agora sobre as rosas estendidos, Fazeis que a sua beleza se acrescente; Olhos, que vos moveis tão docemente, Em mil divinos raios encendidos, Se de cá me levais alma e sentidos, Que fora, se de vós não fora ausente? Honesto riso, que entre a mor fineza De perlas e corais nasce e parece, Se na alma em doces ecos não o ouvisse!... Se, imaginando só tanta beleza, De si em nova glória a alma se esquece, Que será quando a vir?... Ah! Quem a visse…

13 2 – Temática 2.3 – A Natureza «Alegres campos, verdes arvoredos, claras e frescas águas de cristal, que em vós os debuxais ao natural discorrendo da altura dos rochedos; silvestres montes, ásperos penedos, compostos em concerto desigual, sabei que, sem licença de meu mal, já não podeis fazer meus olhos ledos. E pois me já não vedes como vistes, não me alegrem verduras deleitosas nem águas que correndo alegres vêm. Semearei em vós lembranças tristes, regando-vos com lágrimas saudosas, e nascerão saudades de meu bem.»

14 2 – Temática 2.4 – A Mudança Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança: Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades. Continuamente vemos novidades, Diferentes em tudo da esperança: Do mal ficam as mágoas na lembrança, E do bem (se algum houve) as saudades.

15 2 - Temática 2.5 – Desconcerto do mundo Os bons vi sempre passar No Mundo graves tormentos; E pera mais me espantar, Os maus vi sempre nadar Em mar de contentamentos. Cuidando alcançar assim O bem tão mal ordenado, Fui mau, mas fui castigado. Assim que, só pera mim, Anda o Mundo concertado.

16 2 - Temática 2.6 – O Amor Platónico Erros meus, má fortuna, amor ardente Em minha perdição se conjuraram; Os erros e a fortuna sobejaram, Que pera mim bastava amor somente. Tudo passei; mas tenho tão presente a grande dor das cousas que passaram, que as magoadas iras me ensinaram a não querer já nunca ser contente. Errei todo o discurso dos meus anos; dei causa [a] que a fortuna castigasse as minhas mal fundadas esperanças. De amor não vi senão breves enganos Oh! quem tanto pudesse, que fartasse este meu duro Gênio de vinganças!

17 2- Temática 2.7 – Autobiografia

18


Carregar ppt "As duas fases líricas de Camões Trabalho realizado por : Ana Carolina Mariana Machado Sofia Bento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google