A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANDAIMES NR 18 - Item –

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANDAIMES NR 18 - Item –"— Transcrição da apresentação:

1

2 SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANDAIMES NR 18 - Item 18.15 – 18.15.45.3

3 Portaria n° 3.214/78 - MTE; NBR 6494 - Segurança nos Andaimes (ABNT); Norma Regulamentadora – NR-18

4 DEFINIÇÃO Plataformas necessárias à execução de trabalhos em lugares elevados, onde não possam ser executados em condições de segurança a partir do piso. São utilizados em serviços de construção, reforma, demolição, pintura, limpeza e MANUTENÇÃO.

5 TIPOS DE ANDAIMES ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS; ANDAIMES FACHADEIROS; ANDAIMES MÓVEIS; ANDAIMES EM BALANÇO; ANDAIMES SUSPENSOS; ANDAIMES SUSPENSOS MOTORIZADOS.

6 TRABALHE COM SEGURANÇA SEGUINDO AS RECOMENDAÇÕES DA NR-18 ANDAIMES SIMPLESMENTE APOIADOS (FIXOS & MÓVEIS)

7 Andaime simplesmente apoiado fixo. É aquele cuja estrutura permanece rigidamente fixada, impedindo seu deslocamento.

8 Andaime simplesmente apoiado móvel. É aquele cuja estrutura é montada sobre rodízios, permitindo deslocamentos exclusivamente horizontais.

9 Piso nivelado Sapatas (quando em andaimes móveis – rodízios) Estrutura do andaime Guarda corpo Diagonal Rodapé Piso ou plataforma de trabalho Escada de acesso

10 Andaime simplesmente apoiado

11 Andaimes suspensos, mecânicos Andaimes, pesados ou leves, em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxílio de guinchos.

12 Andaimes suspensos, mecânicos O andaime suspenso é indicado para serviços de revestimento externo, emboços, colocação de pastilhas, mármores, cerâmicas e serviços de pedreiros, alcançando sempre alta produtividade e grande redução de custos.

13  Andaimes suspensos, mecânicos Andaime em que o estrado é sustentado por travessas metálicas ou de madeira, suportado por meio de cabos de aço, movimentando-se no sentido vertical com auxilio de guinchos.

14 Andaimes suspensos, mecânicos- pesados Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar cargas de trabalho de 4 kPa (400 kgf/m2) no máximo, respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes.

15 Andaimes suspensos, mecânicos- leves Andaimes cuja estrutura e dimensões permitem suportar carga total máxima de trabalho de 3 kN (300 kgf), respeitando os fatores de segurança de cada um dos seus componentes. Nota: Entende-se como carga de trabalho a somatória das cargas de materiais, ferramentas e pessoas sobre o andaime.

16 Andaimes suspensos

17 Andaimes em balanço Andaimes que se projetam para fora da construção são suportados por vigamentos ou estruturas em balanço, que tenham sua segurança garantida, seja por engastamento ou outro sistema de contrabalançamento no interior da construção, podendo ser fixos ou deslocáveis.

18 Andaimes em balanço

19 Andaimes Fachadeiros São aqueles constituídos de quadros vertical e horizontal, placa de base, travessa diagonal, guarda-corpo, tela e escada. Permitem o acesso de pessoas e materiais à obra, sendo muito utilizados em serviços de manutenção de fachadas e de construção, quando não é possível o acesso pela parte interna da obra.

20 Andaimes Fachadeiros

21 Riscos em Andaimes Quedas; Acesso Perigoso; Quedas de Objetos; Choques Elétricos; Colapso Estrutural.

22  Requisitos do Guarda-Corpo;  Inclinação dos operários sobre o Guarda-Corpo;  Procedimentos para evitar quedas;  Requisitos de acesso ao andaime;  Técnicas de subida;  Trabalhando sem escadas, boxes etc.  Trabalhando durante ventos fortes e tempestades;  Quedas através de aberturas na plataforma. Prevenção Prevenção com transporte de pessoas Riscos de Quedas

23 Sistemas de Proteção de Quedas  O trabalhador deve possuir o entendimento dos métodos corretos para montagem;  manutenção e desmontagem do sistema de proteção de quedas;  Os andaimes só devem ser modificados por pessoas qualificadas e treinadas, que são designadas como montadores;  Como usuário, o trabalhador deve estar apto a reconhecer os riscos dos andaimes. Riscos de Quedas

24 Riscos de Instabilidade e Tombamento em Andaimes  Proporção entre a altura e as dimensões da base do andaime;  Fundação adequada;  Andaimes podem ser de formas geométricas variadas, portanto devem ser projetados por profissional habilitado;  Não usar andaimes como ponto de amarração para o levantamento de objetos, a menos que o andaime tenha sido projetado com este propósito por um profissional competente e qualificado. Riscos de Quedas

25 Acesso Perigoso Procedimentos de Montagem e Desmontagem No planejamento é importante definir:  A sequência de montagem e desmontagem das estruturas;  Os pontos de fixação dos cintos de segurança.

26 Em relação as Escadas utilizadas:  Os acessos devem estar bem sinalizados e dentro dos padrões exigidos pela Norma. Acesso Perigoso

27 Queda de Objetos Riscos de Queda de Objetos  Segurança do local, com isolamento e sinalização;  Usar linhas de demarcação durante o transporte;  Acúmulo de sobras de materiais sobre os andaimes.

28  Objeto rola para fora da plataforma;  Ferramentas ou materiais jogados do andaime;  Transporte horizontal de materiais nos andaimes;  Transporte vertical de materiais nos andaimes. Quedas de objetos podem ser um risco para todos, dentro ou nas proximidades do andaime. Queda de Objetos Tipos de quedas mais comuns:

29 Como prevenir a Queda de Objetos  Rodapés;  Redes;  Piso em boas condições;  Armazenamento do Material (não deixar material sem uso sobre os andaimes). Queda de Objetos

30 Riscos Elétricos  Andaimes são condutores elétricos;  Equipamento não adequado  (material isolado);  Descargas elétricas (aterramento);  Proximidade de cabos elétricos;  Distância Mínima de aproximação  Segura.

31 Colapso Estrutural  Condições de conservação dos pisos de madeira;  Arrastando e jogando material (esforço dinâmico);  Sobrecarga na estrutura;  Sobrecarga no piso (cargas concentradas). Risco de Cargas em Andaimes

32  Conhecer a capacidade de carga do andaime;  Não ultrapassar esta capacidade;  A capacidade é afetada pelo tamanho e pelo tipo de material do piso do andaime;  Não acumular desnecessariamente materiais e/ou pessoas sobre os andaimes;  Determinar o número máximo de níveis simultâneos para trabalho Como prevenir Sobrecarga em Andaimes Colapso Estrutural

33 Treinamento O empregador deve ter cada funcionário, que trabalha com andaimes, treinado por pessoas qualificadas no assunto, para que este funcionário possa reconhecer os riscos de cada tipo de andaime e entender os procedimentos para controlar e minimizar tais riscos. O treinamento deve possuir os seguintes tópicos:

34 1 ) N.R. 18: Condições e Meio Ambiente de Trabalho; Riscos Inerentes a Função; Uso Adequado dos Equipamentos de Proteção Individual; Informações sobre Equipamentos de Proteção Coletiva. 2) A natureza de cada risco na área de trabalho: elétrico, queda, queda de objetos. 3) O procedimento correto para trabalhar com riscos elétricos e para montagem, manutenção e desmontagem do sistema de proteção de quedas. 4) O uso correto do andaime e dos materiais durante o trabalho. 5) A carga máxima de uso nos andaimes. Requisitos do Treinamento Treinamento

35 1. Planejar a montagem e desmontagem 1.1. Falta de material, queda de material e queda de pessoas. 1.1.1. O encarregado e sua equipe de montagem devem ir ao local de serviço para planejar a montagem e desmontagem de andaimes; Transporte manual do material. 3.1. Postura incorreta no transporte de peso; 3.2. Batida por/Contra; 3.3. Prensagem; 3.4. Queda de pessoas; 3.5. Queda de materiais. 3.1.1. Treinamento e orientação para não exceder a capacidade de levantamento de peso individual do funcionário e para a correta postura na movimentação e transporte de carga; PREVENÇÃO, RISCOS E MEDIDAS DE CONTROLE

36 EDIFICAÇÃO SEGURA Os andaimes devem ser montados por mais de uma pessoa. Andaimes não devem conter peças de fabricantes diferentes. Deve suportar duas vezes o peso ao qual será submetido. Deve ser montado sobre superfície nivelada. A superfície deve ser sólida para não ceder com o peso. Deve ser inspecionado antes e após o uso. Peças danificadas devem ser reparadas ou destruídas.

37 ACESSO Aos empregados compete prover acesso seguro aos andaimes. Os meios de acesso podem ser escadas fixas, portáteis, rampas ou degraus. Qualquer que seja o meio de acesso o usuário deve estar seguro de que os mesmos estejam em boas condições e não ofereçam riscos a sua segurança.

38 MONTAGEM DOS ANDAIMES Verificar as tábuas a serem utilizadas. Verificar os gabaritos antes de montar, olhar a existência de trincas, deformações nos tubos e presença de corrosão. Amarrar todas as tábuas no suporte ou gabarito.

39 PRANCHAS DOS ANDAIMES As pranchas não devem ser testadas pelo usuário, pois o teste poderá produzir rachaduras mais tarde. A fim de determinar a qualidade das pranchas deve-se obser- var o seguinte: As pranchas têm grandes nós na madeira? As nervuras acompanham o sentido do comprimento? Existe alguma rachadura na prancha? Há sinais de desgaste?

40 - Não utilizar tábuas queimadas. - Não utilizar tábuas apodrecidas. - Não utilizar tábuas com cupins. PRANCHAS DOS ANDAIMES

41 CORRIMÃO DE PROTEÇÃO Se o andaime for erguido acima de 1,5 m acima do nível do chão, deverá ser dotado de corrimãos de proteção. Este corrimão não deverá ter menos de 90 cm nem mais de 1 m de altura, medidos a par- tir da plataforma do andaime.

42 REGRAS GERAIS DE SEGURANÇA Caso seja montado um equipamento para içar cargas sobre o o mesmo deve ser reforçado para suportar essa carga. Boa organização e limpeza da plataforma são fundamentais para a segurança do trabalho. Qualquer trabalhador que execute tarefas em uma plataforma deverá ser treinado no uso correto dos equipamentos. Em trabalhos sobre andaimes acima de 2 metros é obrigatório o uso do cinto de segurança. Obs. O cinto de segurança não pode ser fixado na estrutura do andaime.

43 DESMONTAGEM DOS ANDAIMES A desmontagem é tarefa de maior risco que a montagem, logo, necessita maior cuidado. Verifique a existência de restos de materiais sobre as tábuas dos andaimes. Verifique a existência de tábuas soltas. Realize a desmontagem sempre de cima para baixo. Utilizar equipamento auxiliar sempre que possível, como, GUINDASTE, HYSTER, ETC... Usar cinto de segurança durante toda desmontagem. Nunca ficar no piso sob a desmontagem do andaime

44 As peças estruturais dos andaimes, bem como seus acessórios (pinos, travas, cunhas, porcas, parafusos, abraçadeiras, encaixes, sapatas, rodízios, extensores, rodapés, guarda- corpos, pisos das plataformas de trabalho, etc.) deverão ser, exclusivamente metálicos - exceto pisos e rodapés - e em perfeito estado de conservação. É proibido qualquer adaptação ou improvisação que coloque em risco a integridade do andaime. Os andaimes devem ser dimensionados e construídos de modo a suportar, com segurança, as cargas de trabalho a que estarão sujeitos.

45 Os montantes dos andaimes devem ser apoiados em sapatas próprias, sobre base sólida, capaz de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas. Deverão ser utilizados calços de madeiras e/ou placas de bases, quando os andaimes forem montados em superfícies em que haja dúvidas quanto à sua compactação.

46 Em pisos desnivelados, os andaimes deverão ser montados sobre bases ajustáveis (verticalmente). NOTA: A montagem de andaimes sobre passadiços, onde não existam acessos normais (para pessoal), deverá ser realizada após instalado acesso provisório adequado.

47 Os rodízios dos andaimes devem dispor de travas que impeçam deslocamentos acidentais. Os andaimes móveis somente poderão ser utilizados em superfícies planas e niveladas. A montagem de andaime móvel deve ser executada, primeiramente sobre o piso, utilizando montantes articulados provisoriamente, para posterior instalação dos rodízios. Rodízios

48 Os Equipamentos de Proteção Individuais básicos obrigatórios são: Capacete de celeron com jugular de lona, óculos de segurança, botinas com biqueiras de aço, luvas de vaqueta, cinto de segurança tipo pára-quedista e dispositivo trava quedas ( quando aplicável ). NOTA: O cinto de segurança tipo pára-quedista e/ou cabo-guia, deverão ser fixados, preferencialmente, em estrutura (resistente) independente ao andaime. Nunca utilizar linhas de resina, de fibras, eletrodutos, linhas/estruturas aquecidas e linhas com diâmetro inferior a 3" para fixar o cinto de segurança e/ou cabo- guia.

49 CINTO DE SEGURANÇA TALABARTE DE PROTEÇÃO CONTRA QUEDAS TALABARTE DE POSICIONAMENTO TRAVA - QUEDAS CAPACETE COM FITA JUGULAR LUVA DE VAQUETA COM PROTEÇÃO NAS PALMAS EPI’S - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL

50

51 EQUIPAMENTOS BÁSICOS TALABARTE DE POSICIONAMENTO CINTO TIPO PARAQUEDISTA

52 Em todas as atividades em andaimes, em altura superior a dois metros (inclusive durante sua montagem e desmontagem), deve ser mantido o cinto de segurança permanentemente fixados à estrutura ou ao cabo-guia, inclusive durante os deslocamentos pessoais, horizontal e/ou verticalmente.

53 Os pisos de trabalhos dos andaimes devem ter forração completa, antiderrapante, ser nivelado e fixado de modo seguro e resistente. Os pranchões dos pisos de trabalhos devem ter espessura adequada, em relação ao vão, serem amarrados com corda e/ou travados, não excederem em 20 cm (vinte centímetros) dos seus pontos de apoio. É proibido a utilização, em pisos de trabalhos, de madeirites, painéis utilizados como formas, madeiras rachadas e/ou com nós, bem como qualquer outro material inadequadamente adaptado e/ou improvisado.

54 Os andaimes devem dispor de sistema de guarda corpo e rodapé, em todo perímetro dos pisos de trabalho. Travessão superior com 1,20 m ( um metro e vinte centímetros ) de altura Travessão intermediário com 0,70 m ( setenta centímetros ) de altura Rodapé com 0,20 m ( vinte centímetros ) de altura NOTA: É proibido retirar qualquer dispositivo de segurança dos andaimes ou anular sua ação.

55 A estrutura deve estar adequadamente contraventada diagonalmente, de forma a evitar torções. Recomenda-se uma diagonal para cada dois metros de andaime de quadro montados quando a plataforma de trabalho possuir mais de 3 (três) metros.

56 O acesso aos andaimes deve ser feito de maneira segura, inclusive durante sua montagem e desmontagem. É proibido a escalada vertical pela estrutura do andaime. X

57 O acesso aos andaimes, quando realizados através de escadas tipo marinheiro, deverá atender aos seguintes requisitos: Os andaimes, cujos pisos de trabalho estejam situados a mais de 1,50 m ( um metro e cinqüenta centímetro ) de altura devem ser providos de escadas ou rampas. A escada deverá ser rigidamente fixada, obrigatoriamente, nos seus pontos mais alto e mais baixo, bem como a cada intervalo de 3 (três) metros;

58 Escada com mais de 4 (quatro) metros de altura devem ser providas de guarda protetora, a partir de 2 (dois) metros do piso; No caso de acesso por escadas, com mais de 4 (quatro) metros de altura, que não contenham guarda protetora, a segurança pessoal, contra quedas, durante o acesso vertical, deverá ser através da utilização de dispositivo trava-quedas.

59 A fixação da escada tipo marinheiro, ao andaime, deve obedecer a critérios que evitem a desestabilização de sua estrutura. A cada lance de 9 (nove) metros deverá existir, na escada, um patamar intermediário de descanso. A cada patamar, as escadas devem mudar de verticalidade;

60 É proibida, sobre os pisos de trabalho de andaimes, a utilização de escadas e outros meios para se atingir lugares mais altos. X

61 É proibido o deslocamento da estrutura de qualquer andaime simplesmente apoiado com trabalhador sobre o mesmo. X

62 As peças do andaime (durante sua montagem e desmontagem) bem como materiais, ferramentas ou equipamentos a serem utilizados nas atividades em andaimes, quando movimentados verticalmente, devem utilizar dispositivo próprio, no mínimo, através de pau-de- carga com sistema de carretilha, sendo puxadas por pessoal posicionado no solo. É proibido arremessar peças e acessórios de andaime, durante sua montagem e desmontagem.

63 As ferramentas utilizadas para a montagem e desmontagem de andaimes deverão estar amarradas, de forma a evitar quedas acidentais. Durante o acesso vertical, as ferramentas deverão ser transportadas em porta-ferramentas apropriadas.

64 Medidas especiais de segurança deverão ser tomadas, quando da montagem, desmontagem, movimentação e atividades em andaimes próximos à redes elétricas, barramentos de pontes e etc.

65 Toda área de risco de queda de materiais dos andaimes deverá ser isolada e sinalizada conforme Padrão específico da Companhia. Andaimes montados em vias de acesso de veículos, máquinas ou equipamentos, ou adjacentes a essas, deverão ser sinalizados e protegidos, fisicamente, contra impactos acidentais.

66 Quando andaime for montado em local com possibilidade de interferência com máquinas ou equipamentos móveis de unidades operacionais, estes deverão ser impedidos ou implementadas medidas de controles que evitem colisão com o andaime ou até mesmo que se aproximem perigosamente dos mesmos. Quando o andaime for montado por outra equipe ou outra empresa para ser usado por outrem, deve ser definido um sistema de comunicação que evite sua utilização antes do término completo de sua montagem.

67 A estrutura do andaime deve ser fixada à estrutura ou edificação por meio de amarração e/ou estroncamento, de modo a resistir aos esforços a que estará sujeita. Andaimes montados em locais que não seja possível sua fixação à estrutura ou edificação, deverão ser estaiados.

68 A montagem e desmontagem de andaimes específicos, com configuração especial, para trabalhos em locais de difícil acesso, tais como: coifas, dutos, caldeiras, lavadores de gás, tremonhas, silos, etc. deve ter Padrão Operacional e/ou Análise de Riscos específicas, considerando-se o ambiente de trabalho e possíveis interferências, além dos riscos inerentes à própria atividade.

69 As atividades, em andaimes, deverão ser paralisadas, quando da incidência de chuvas, ventos ou outras intempéries que coloquem em risco a segurança do trabalho, inclusive durante as etapas de montagem e desmontagem dos mesmos.

70

71

72 FIM S M O

73 SEGURANÇA NOS TRABALHOS EM ALTURA Algumas cenas fortes...

74

75

76

77

78


Carregar ppt "SEGURANÇA DO TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL ANDAIMES NR 18 - Item –"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google