A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo."— Transcrição da apresentação:

1 CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo e Sócio-interacionaismo Educação para as transformações

2 Tendencias de ensino “ESCOLA TRADICIONAL” CARACTERÍSTICAS a)Programas gerados à revelia da realidade extra-escolar. b)Reproduz os sistemas. Usa mecanismos de conduta que geram o medo; o pedagógico a serviço do burocrático. c)É elitista, etnocêntrica. d)Tende a ser repressiva e disciplinadora.

3 Tendencias de Ensino “ESCOLA TRADICIONAL” PROFESSOR: centro do processo ALUNO: passivo Ênfase na MEMORIZAÇÃO Fundamentos Ratio Studiorum Inácio de Loyola (1491-1556) Estímulo à competição

4 TENDENCIAS DE ENSINO “TECNICISMO E PEDAGOGIA ECONOMICA” CARACTERÍSTICAS a)Orientada para o processo, pois preocupa-se com o como da instrução. b)Vê a aprendizagem como um processo de pressupostos estáveis. c)provê a formação de indivíduos para o mercado de trabalho, de acordo com as exigências da sociedade industrial e tecnológica d)A eficiência da aprendizagem é garantida por poderosos métodos de controle.

5 Behaviorismo Radical Burrhus Skinner (1904-1990) Comportamentalismo John Watson (1878-1958) Estímulo-Resposta Ivan Pavlov (1849-1936) Teoria da Flexibilidade Cognitiva Rand Spiro ( - ) Tendencias de Ensino “TECNICISMO e PEDAGOGIA ECONOMICA” Fundamentos PROFESSOR: organizador técnico ALUNO: passivo Ênfase na formação de Mão-de-Obra

6 Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” CARACTERÍSTICAS a)É centrada no aluno, orientada para a autonomia e o desenvolvimento pessoais. b)Os objetivos educacionais são voltados para os interesses efetivos dos estudantes (Projetos), os quais sempre serão avaliados em relação a si mesmos, no tempo. c)É ágil em lidar com a heterogeneidade (de pessoas, de interesses, de objetivos, etc).

7 Tendencias de Ensino “ESCOLA NOVA” Fundamentos PROFESSOR: auxiliar do desenvolvimento ALUNO: ativo Ênfase na formação no desenvolvimento da pessoa Pragmatismo John Dewey (1859-1952) Abordagem Centrada na Pessoa Carl Rogers (1902-1987) A Visão do Todo Ovide Decroly (1871-1932) Darcy Ribeiro (1922-1997)

8 Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” CARACTERÍSTICAS a)Vê o educando como um elemento interativo e adaptativo. b)É orientada para o processo da aprendizagem em si, preocupando-se em saber como o ser humano aprende. c)Os conteúdos são flexíveis e adaptáveis ao processo de aprendizagem. d)A planificacao é bem-delineado; a avaliação da aprendizagem se dá com base no alcance de objetivos hierarquizados promove-se competências.

9 Fundamentos PROFESSOR: mediador do conhecimento ALUNO: ativo Ênfase na formação do conhecimento do aluno Tendencias de Ensino “CONSTRUTIVISMO e SÓCIO INTERACIONAISMO” Sócio -Interacionismo Lev Vygotsky (1896-1934) Construtivismo Emilia Ferreiro (1936-) Epistemologia Genética Jean Piaget (1896-1980) Gestalt Max Wertheimer (1880-1943)

10 Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES E INTEGRACAO DO SABER LOCAL CARACTERÍSTICAS a) Almeja as transformações sociais b) Os conteúdos enfocam o presente, em situações vivenciadas pelo aluno em sua comunidade, localizando o homem enquanto ser histórico. c) O que? e o como? da Educação, devem servir para responder ao por que? para que? a favor de que? contra o que? por que fazer?... na sociedade. d) A avaliação do aluno se dá com base na observação do desenvolvimento de seu poder de tomada de decisão.

11 Fundamentos PROFESSOR: problematizador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na transformação social Pedagogia Freinet Celestin (1896-1966) e Elise Freinet (1898- 1981) Pedagogia Libertadora Paulo Freire (1921-1997) Dialética da Educação Moacir Gadotti (1941-) Tendencias de Ensino “EDUCAÇÃO PARA AS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS” Escola Moderna Francisco Ferrer (1849-1909)

12 Fundamentos PROFESSOR: mediador ALUNO: activo / tomador de decisões Ênfase na Ética da Vida Pensamento Complexo Edgar Morin (1921-) Pensamento Sistêmico Fritjof Capra (1939-) Metáfora de Redes e Educação Nilson José Machado Teoria Geral de Sistemas Ludwig von Bertalanffy Tendencias de ensino “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO”

13 A DIDACTICA E A PERSPECTIVA SISTÊMICA DO ENSINO “TUDO ESTÁ LIGADO A TUDO” CARACTERÍSTICAS a)O Pensamento Sistêmico e a Metáfora de Redes Na planificação do processo ensino-aprendizagem. b)Na escola aprende-se a: escrever, ler, contar, observar, interpretar, projetar, criticar, pensar, concebendo o fim das “certezas”, admitindo sobre os erros e ilusões do conhecimento humano. c)As relações entre sociedade e natureza são tão importantes quanto as relações humanas, pois é preciso aprender sobre nossa identidade terrena, em busca de uma Ética da Vida.

14 3.O saber popular como ponto de partida “leitura do mundo” processo dialógico todos têm o que ensinar e aprender superando as ideologias que pregam a separação entre o pensar e o agir entre o conceber e o executar, entre o conhecer e o fazer

15

16

17


Carregar ppt "CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS/PASSOS DA DIDACTICA paradigmas educacionais/ Os desafios da Didáctica Escola Tradicional Escola Tecnicista Escola Nova Construtivismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google