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FACULDADE SANTA MARIA-FSM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE

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Apresentação em tema: "FACULDADE SANTA MARIA-FSM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE SANTA MARIA-FSM GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE
ADMINISTRAÇÃO GESTÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Profa. Dra. Pavlova Christinne Cavalcanti Lima

2 RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA E EXTERNA … PARA UM “MUNDO MELHOR”

3 Estratégias Empresariais X Pressões dos Stakeholders
Papel das Empresas na Sociedade Globalizada Estratégias Empresariais X Pressões dos Stakeholders As estratégias empresariais necessitam incluir em seu escopo preocupações que devem estar diretamente orientadas para o atendimento das necessidades manifestas por cada grupo de ‘stakeholders’ (CARROLL,1991)

4 (grupos diferentes de interessados na empresa)
STAKEHOLDERS (grupos diferentes de interessados na empresa) Acionistas e Investidores Estado ou Governo (3 níveis) Empresas ou pessoas contratadas Parceiros privados ou estatais Fornecedores e Compradores Comunidade local Empregados Concorrentes Sociedade em Geral

5 Empresa X Stakeholders
Preocupação com atitudes éticas que afetem os stakeholders; Promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os direitos humanos e de cidadania; Respeito ao meio ambiente e sua sutentabilidade; Envolvimento com comunidade, contribuindo para o seu desenvolvimento.

6 Empresa X Stakeholders
Um dos principais desafios da gestão organizacional contemporânea está em conduzir suas atividades de maneira que sirva aos interesses dos diversos públicos com os quais se relaciona embasada em uma relação ética, transparente, solidária e de desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo com eficácia econômica e financeira. (SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administração, Pioneira, 2001).

7 Responsabilidade social empresarial é ...
a “obrigação” que uma organização tem de agir servindo tanto aos próprios interesses, como aos interesses de longo prazo da sociedade, indo além das obrigações legais e econômicas.

8 RESPONSABILIDADE SOCIAL
Engloba 4 fatores e expectativas da sociedade em relação às atividades das organizações (Archie Carrol, 1979): Econômicos (ser rentável) – têm a responsabilidade econômica de produzir bens e serviços, de vender e de lucrar. Legais (obedecer a lei) - como regra do jogo, espera-se que os negócios obedeçam à lei, cumprindo sua missão econômica. Éticos (ser ético) - responsabilidade ética e compreende o comportamento e as normas que devem seguir, atentando às expectativas sociais além do estabelecido em Lei. Discricionários ou filantrópicos (cidadania) – escolha arbitrária dos dirigentes da empresa em criar programas que tragam melhorias sociais.

9 Filantropia X Responsabilidade Social
não é FILANTROPIA. Filantropia X Responsabilidade Social Ação individual e voluntária Fomento da caridade Base assistencialista Filantrópicos e abnegados Prescinde de gerenciamento Decisão individual Ação coletiva Cidadania Base estratégica Extensiva a todos Demanda gerenciamento Decisão consensual .

10 DIMENSÕES DA RSE Responsabilidade Social INTERNA
Para uma organização conseguir atuar proativamente e atingir o exercício pleno da Responsabilidade Social, como empresa-cidadã que contribui para o desenvolvimento da sociedade através de ações direcionadas, necessita atuar em duas dimensões distintas, que derivam do público a que se quer alcançar (MELO NETO; FROES, 1999): Responsabilidade Social INTERNA Responsabilidade Social EXTERNA

11 INTERNA Focaliza o público-interno (empregados e seus dependentes). Objetiva: - motivá-los para o desempenho - gerar ambiente agradável de trabalho - contribuir para o bem-estar e qualificação. EXTERNA Focaliza a comunidade próxima da empresa ou local onde está situada. Visa maior retorno social e mercadológico.

12 INTERNA EXTERNA Foco Público interno Comunidade Atuação Educação, Remuneração, Benefícios e Assistência Meio Ambiente Educação, Saúde, Assistência médico-social, Meio Ambiente Instru-mentos Programas RH; Planos de de Saúde e Previdência Doações, Parcerias, Voluntariado, Projetos sociais Retorno Produtividade, lucro, dividendos Benefício social, imagem, Marketing

13 O que você sabe a respeito...
RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA Objetivos: - Apresentar alguns aspectos de atuação das empresas quanto a responsabilidade social interna. - Entender a importância das empresas atuarem em prol de melhorias das relações de trabalho. O que você sabe a respeito... PUBLICO INTERNO (Adaptado de Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: < Acesso em: 12 fev )

14 RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA
Questões referentes às condutas que requerem clareza e informação por parte da empresa, ou que devam ser combatidas, tais como: Eliminação de preconceitos Maior diversidade da força de trabalho Casos de assédio moral e/ou sexual.

15 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
DIVERSIDADE “Princípio básico de cidadania que visa assegurar a cada um condições de pleno desenvolvimento de seus talentos e potencialidades, considerando a busca por oportunidades iguais e respeito à dignidade de todas as pessoas. A prática da diversidade representa a efetivação do direito à diferença, criando condições e ambientes em que as pessoas possam agir em conformidade com seus valores individuais." (Instituto Ethos)

16 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
DIVERSIDADE As empresas que prosperarão no futuro serão aquelas que reconhecem o papel cada vez mais poderoso que as mulheres e as minorias desempenham nas decisões econômicas. A organização deve refletir em seus quadros, a composição da sociedade em que está inserida.

17 CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS IGUALDADE DE OPORTUNIDADES
DIVERSIDADE Mulheres Idosos Pessoas Portadoras de Deficiências Pardos Índios Gays Portadores de Doenças Crônicas CONHECIMENTOS E EXPERIÊNCIAS DIFERENTES = IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

18 Responsabilidade Socioambiental Estratégica
Uma força de trabalho diversa: permite melhor compreender e prever as necessidades da sociedade; possibilita gerenciar mudanças e delas obter benefícios; maximiza talentos (maior variedade); é um sinal de comportamento ético; evita ações e questionamentos sobre discriminação; constrói a lealdade e compromisso funcional.

19 ASSÉDIO MORAL Conduta abusiva manifestada por comportamentos, palavras, atos, gestos, que podem causar danos à personalidade, à dignidade ou à integridade física ou psíquica de uma pessoa, colocando em risco o emprego desta ou degradando o clima de trabalho. Consequências Organizacionais: Queda da produtividade, absenteísmo, piora do clima interno, demissões, desmotivação.

20 ASSÉDIO SEXUAL Comportamento indesejado de natureza sexual e uma percepção pela vítima de que isso tenha se tornado um condição de trabalho ou crie um ambiente de trabalho hostil, intimidante e humilhante. 1-contato físico; 2-expressões de insinuação sexual; 3-comentários e piadas com cunho sexual; 4-exibição de pronografia ou comentários desnecessários e indesejados sobre a aparência de uma pessoa.

21 ASSÉDIO SEXUAL As empresas estão cada vez mais desenvolvendo diretrizes específicas sobre os assédios MORAL e SEXUAL e desenvolvendo programas de treinamento para combater os problemas.

22 O que você sabe a respeito...
RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA Objetivos: - Apresentar alguns aspectos de atuação das empresas quanto a responsabilidade social externa. Entender a importância das empresas atuarem para melhoria da sociedade. O que você sabe a respeito... Valores, Transparência e Governança Adaptado de Instituto Ethos de Responsabilidade Social. Disponível em: Acesso em: 12 fev. 2013).

23 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
A organização deve analisar e desenvolver ações que gerem impactos positivos em todos aqueles públicos com os quais ela se relaciona e que se encontram no âmbito externo, ou seja para além de seus muros ou perímetro interno: clientes, fornecedores, o governo e a comunidade do entorno, entre outros stakeholders.

24 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
Várias iniciativas podem ser desenvolvidas para melhoria da sociedade e preservação ambiental. Podem ser iniciativas individuais ou em parceria com outras empresas, ONGs, órgãos de governo e/ou com a sociedade civil organizada, que são dirigidas para qualquer grupo ou problema que não está diretamente relacionado à atuação econômica ou sob vínculo contratual com a empresa (DIAS, 2010).

25 RESPONSABILIDADE SOCIAL EXTERNA
Um dos fatores mais importantes para a realização e sucesso de ações de responsabilidade social externa está na participação, envolvimento e respaldo dos seus funcionários e colaboradores internos.

26 Atuação das empresas quanto à responsabilidade social externa
(MELO NETO; FRÓES, 2001) A empresa pode atuar estimulando relações éticas e transparentes para com: a sociedade acionistas empregados clientes fornecedores distribuidores órgãos governamentais

27 Atividade Complementar
Com base nas figuras abaixo elabore um texto (duas laudas) sobre como as empresas podem agir com responsabilidade social interna e/ou externa contribuindo para a melhoria da educação da população brasileira.


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