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A) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente.

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1 a) “A responsabilidade social de uma empresa consiste na sua decisão de participar mais diretament. e das ações comunitárias na região em que está presente e minorar possíveis danos ambientais decorrentes do tipo de atividade que exerce” (D’Ambrósio e Mello) 1. CONCEITO: UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social

2 b) “A noção de responsabilidade social empresarial decorre da compreensão de que a ação empresarial deve necessariamente, buscar trazer benefícios para a sociedade, propiciar a realização profissional dos empregados, promover benefícios para os parceiros e para o meio ambiente e trazer retorno para os investidores. A adoção de uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos e compromissos éticos da empresa fortalece a legitimidade social de suas atividades, refletindo- se positivamente no conjunto de suas relações” (Instituto Ethos de Responsabilidade Social, 2000) UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social

3 O Pacto Global (Global Compact) é um programa da Organização das Nações Unidas que busca mobilizar a comunidade empresarial internacional na promoção de nove princípios fundamentais abordando direitos humanos, relações de trabalho e meio ambiente, os quais, por serem aceitos pela maioria dos governos, são considerados universais: 2. Correlação entre os Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial e os Princípios do Pacto Global3

4 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº. 1: As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; Princípio nº. 2: As empresas devem assegurar sua não-participação em violações desses direitos. Relações de Trabalho (base: Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho) Princípio nº. 3: As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;

5 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº. 4: As empresas devem apoiar a eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório; Princípio nº. 5: As empresas devem apoiar a erradicação efetiva do trabalho infantil; Princípio nº. 6: As empresas devem apoiar a igualdade de remuneração e a eliminação da discriminação no emprego. Meio Ambiente (base: Princípios da Rio 92 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento)

6 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social Princípio nº 7: As empresas devem adotar uma abordagem preventiva para os desafios ambientais; Princípio nº 8: As empresas devem desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; Princípio nº 9: As empresas devem incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.

7 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social 3. INDICADORES ETHOS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 3.1. Valores, Transparência e Governança 3.2. Público Interno 3.3. Meio Ambiente 3.4. Fornecedores 3.5. Consumidores e Clientes 3.6. Comunidade 3.7. Governo e Sociedade

8 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Auto-Regulação da Conduta Compromissos Éticos Enraizamento na Cultura Organizacional Governança Corporativa b) Relações Transparentes com a Sociedade Diálogo com as Partes Interessadas (Stakeholders) Relações com a Concorrência Balanço Social c) Diálogo e Participação Relações com Sindicatos Gestão Participativa 3.1. Valores, Transparência e Governança

9 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Respeito ao Indivíduo - Compromisso com o Futuro das Crianças - Valorização da Diversidade b) Trabalho Decente - Política de Remuneração, Benefícios e Carreira - Cuidados com Saúde, Segurança e Condições de Trabalho - Compromisso com o Desenvolvimento Profissional e a Empregabilidade - Comportamento Frente a Demissões - Preparação para Aposentadoria 3.2. Público Interno

10 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Responsabilidade frente às gerações futuras - Comprometimento da empresa com a melhoria da qualidade ambiental - Educação e conscientização ambiental b) Gerenciamento do impacto ambiental - Gerenciamento do impacto no meio ambiente e do ciclo de vida de produtos e serviços - Minimização de entradas e saídas de materiais 3.3. Meio Ambiente

11 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Seleção, avaliação e parceria com fornecedores: - Critérios de seleção e avaliação dos fornecedores - Trabalho infantil na cadeia produtiva - Trabalho forçado (ou análogo ao escravo) na cadeia produtiva - Relações com trabalhadores terceirizados - Apoio ao desenvolvimento de fornecedores 3.4. Fornecedores

12 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Dimensão social do consumo - Política de comunicação comercial - Exceçência do atendimento - Conhecimento do gerenciamento dos danos potenciais dos produtos e serviços 3.5. Consumidores e Clientes

13 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Relações com a comunidade local - Gerenciamento do impacto da empresa na comunidade de entorno - Relações com organizações locais b) Ação social - Financiamento da ação social - Envolvimento da empresa com a ação social 3.6. Comunidade

14 UNIBRASIL - Cidadania e Responsabilidade Social a) Transparência política: - Contribuições para campanhas políticas - Práticas anticorrupção e propina b) Liderança social: - Liderança e influência social - Participação em projetos sociais governamentais 3.7. Governo e Sociedade

15 Certificação Sócio-ambiental Selo Empresa Amiga da Criança. Selo criado pela Fundação Abrinq para empresas que não utilizem mão-de-obra infantil e contribuam para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes.

16 ● ISO 14000. ISO 14000. ● O ISO 14000 é apenas mais uma das certificações criadas pela International Organization for Standardization (ISO). O ISO 14000, parente do ISO 9000, dá destaque às ações ambientais da empresa merecedora da certificação.

17 ● AA1000. AA1000. ● O AA1000 foi criada em 1996 pelo Institute of Social and Ethical Accountability. Esta certificação de cunho social enfoca principalmente a relação da empresa com seus diversos parceiros, ou “stakeholders”. Uma de suas principais características é o cárater evolutivo já que é uma avaliação regular (anual).

18 ● SA8000. SA8000. ● A “Social Accountability 8000” é uma das normas internacionais mais conhecidas. Criada em 1997 pelo Council on Economic Priorities Accreditation Agency (CEPAA), o SA8000 enfoca, primordialmente, relações trabalhistas e visa assegurar que não existam ações anti-sociais ao longo da cadeia produtiva, como trabalho infantil, trabalho escravo ou discriminação.

19 REFERÊNCIAS e INDICAÇÕES ● Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social. Na Internet: www.ethos.org.brwww.ethos.org.br MELO NETO, F. & FROES, C. Responsabilidade social e cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1999. ● TENÓRIO, Fernando G.(Org.) Responsabilidade social empresarial. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004. ● ALESSIO, Rosemeri. Responsabilidade Social das Empresas no Brasil: reprodução de postura ou novos rumos? Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.


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