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Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Aula 4.

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Apresentação em tema: "Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Aula 4."— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Aula 4

2 Ética e responsabilidade social De acordo com o conceito de responsabilidade social, as empresas deveriam existir para servir à comunidade, sendo que o benefício não poderia ser exclusivamente econômico, promovendo também a satisfação das necessidades sociais da comunidade. 2

3 Código de ética Criação de códigos de ética pelas empresas: definição de um sistema de valores que direcionem as decisões e as ações no interior da empresa, devendo, para tanto, conter itens que contemplem todos os seus públicos envolvidos, ou seja, os seus stakeholders. 3

4 Código de ética Para que o código de ética seja efetivo, é necessário ser conhecido e aceito por todos. 4 © Michal Bednarek | Dreamstime.com

5 Código de ética A implantação de código de ética: sensibilização, conscientização, motivação, capacitação, princípios e valores perenes. 5

6 Norma moral e norma jurídica A ação moral pressupõe a ação consciente do sujeito, enquanto que a norma jurídica impõe-se pela coação explícita. 6

7 Norma moral e norma jurídica Maior amplitude da esfera moral diante do plano jurídico, posto que nem tudo o que é reprovável moralmente está inscrito no plano da lei. 7 © Erengoksel | Dreamstime.com

8 Norma moral e norma jurídica O fato de uma empresa não ferir os princípios legais da sociedade não significa que sejam éticas todas as suas ações. 8

9 Código de ética O código de ética deve expressar a participação coletiva, o que não apenas produz normas mais significativas, como também assegura o comprometimento dos indivíduos que pertencem à organização. 9

10 Vídeo Normas da empresa https://www.youtube.com/watch?v=bhcIfHAo4i8 10

11 Código de ética A elaboração de um código de ética deve considerar as relações com acionistas, com funcionários, com clientes, com fornecedores, com concorrentes, com a esfera pública, com o ambiente e com a comunidade. 11

12 Marketing social O marketing social corresponde a variados procedimentos que têm por meta a difusão de valores considerados benéficos para o conjunto da sociedade, a promoção de mudanças comportamentais e a divulgação das ações sociais empresariais. 12

13 Referências ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: os debates e as implicações. São Paulo Pioneiros Thomson Learning, 2006. 13

14 Ética e Responsabilidade Social Amir Abdala Atividade 4

15 15 Atividade Em que medida o marketing social constitui aspecto importante da responsabilidade social?


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