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Ética e Responsabilidade Social
Aula 4 Amir Abdala
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Ética e responsabilidade social
De acordo com o conceito de responsabilidade social, as empresas deveriam existir para servir à comunidade, sendo que o benefício não poderia ser exclusivamente econômico, promovendo também a satisfação das necessidades sociais da comunidade.
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Código de ética Criação de códigos de ética pelas empresas: definição de um sistema de valores que direcionem as decisões e as ações no interior da empresa, devendo, para tanto, conter itens que contemplem todos os seus públicos envolvidos, ou seja, os seus stakeholders.
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Código de ética Para que o código de ética seja efetivo, é necessário ser conhecido e aceito por todos. © Michal Bednarek | Dreamstime.com
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Código de ética A implantação de código de ética: sensibilização, conscientização, motivação, capacitação, princípios e valores perenes.
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Norma moral e norma jurídica
A ação moral pressupõe a ação consciente do sujeito, enquanto que a norma jurídica impõe-se pela coação explícita.
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Norma moral e norma jurídica
Maior amplitude da esfera moral diante do plano jurídico, posto que nem tudo o que é reprovável moralmente está inscrito no plano da lei. © Erengoksel | Dreamstime.com
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Norma moral e norma jurídica
O fato de uma empresa não ferir os princípios legais da sociedade não significa que sejam éticas todas as suas ações.
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Código de ética O código de ética deve expressar a participação coletiva, o que não apenas produz normas mais significativas, como também assegura o comprometimento dos indivíduos que pertencem à organização.
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Vídeo Normas da empresa
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Código de ética A elaboração de um código de ética deve considerar as relações com acionistas, com funcionários, com clientes, com fornecedores, com concorrentes, com a esfera pública, com o ambiente e com a comunidade.
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Marketing social O marketing social corresponde a variados procedimentos que têm por meta a difusão de valores considerados benéficos para o conjunto da sociedade, a promoção de mudanças comportamentais e a divulgação das ações sociais empresariais.
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Referências ARRUDA, M. C. C.; WHITAKER, M. C.; RAMOS, J. M. R. Fundamentos de ética empresarial e econômica. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2007. MACHADO FILHO, Cláudio Pinheiro. Responsabilidade social e governança: os debates e as implicações. São Paulo Pioneiros Thomson Learning, 2006.
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Ética e Responsabilidade Social
Atividade 4 Amir Abdala
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Atividade Em que medida o marketing social constitui aspecto importante da responsabilidade social?
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