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Associativismo e Membership Programs: financiamento de organizações através de contribuições de indivíduos.

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1 Associativismo e Membership Programs: financiamento de organizações através de contribuições de indivíduos.

2 A SOCIAT Organizações Culturais Organizações de Saúde
Consultoria Assessoria Palestras e Oficinas Captação de Recursos A SOCIAT Organizações Culturais Organizações de Saúde Organizações Sociais de Múltipla Atuação Consultoria para Mobilização de Recursos Planejada Consultoria para Investimento Social Corporativo Desenvolvimento Institucional de Organizações Sociais Elaboração de Projetos Assessoria para Captação de Recursos via Leis Lei Rouanet Pronon e Pronas-PCD Leis Estaduais de Cultura

3 World Giving Index 2014 – Charities Aid Foundation
O Cenário da Doação no Mundo World Giving Index 2014 – Charities Aid Foundation Países Pesquisados

4 O Cenário da Doação no Mundo
Fonte: World Giving Index 2014 – Charities Aid Foundation

5 O Cenário da Doação no Brasil
90° Posição no ranking mundial Apenas 22% das pessoas afirmam doar para alguma ONG Só 16% fazem voluntariado Fonte: World Giving Index 2014 – Charities Aid Foundation

6 O Cenário da Doação no Brasil

7 O Cenário da Doação no Brasil
Brasileiros não se sentem estimulados para doação e voluntariado. Brasileiros doam mais para pedintes de rua e igrejas do que para organizações da sociedade civil. 84% da população desconhece que pode fazer doações utilizando parte do Imposto de Renda. Fonte: Pesquisa IDIS/IPSOS Public Affairs: Retrato da Doação no Brasil/2014

8 O Cenário da Doação no Brasil
Você doou para alguma ONG nos últimos 12 meses? Fonte: Pesquisa IDIS/IPSOS Public Affairs: Retrato da Doação no Brasil/2014

9 Alguma ONG pediu doação a você nos últimos 12 meses?
O Cenário da Doação no Brasil Alguma ONG pediu doação a você nos últimos 12 meses? Fonte: Pesquisa IDIS/IPSOS Public Affairs: Retrato da Doação no Brasil/2014

10 O Cenário da Doação no Brasil
Qual o principal motivo por você não ter feito doações nos últimos 12 meses? Fonte: Pesquisa IDIS/IPSOS Public Affairs: Retrato da Doação no Brasil/2014

11 As Leis de Incentivo

12 Leis de Incentivo Federais – IRPJ e IRPF Estaduais – ICMS
Municipais – ISS ou IPTU Pessoas Físicas: IRPF – Apenas Leis Federais Pode investir qualquer pessoa que faça a Declaração do Imposto de Renda no modelo completo.

13 Visão Geral dos Incentivos Fiscais Federais
Limites para Pessoas Físicas Leis de Incentivo Fiscais Federais Dedução do valor investido no Imposto de Renda Limite de Aplicação do Incentivo Cumulatividade com outros Incentivos Fiscais FIA (ou FUNCAD) 100% 6% Não Compete Lei Rouanet Acumula com Audiovisual Lei do Audiovisual 3% Acumula com Lei Rouanet Lei do Esporte 1% Fundo do Idoso PRONON PRONAS-PCD Total do Investimento Com Incentivos Fiscais Federais para Pessoas Físicas 8%

14 Lei Rouanet: Como Investir
Procedimento para Pessoa Física: Escolher o projeto a ser patrocinado Estimar o imposto de renda devido (valor máximo de 6%) Fazer o depósito identificado ou transferência eletrônica até o dia 30/12, na conta do projeto no Banco do Brasil Solicitar ao Proponente o RECIBO DE MECENATO comos dados que serão citados na declaração Contabilizar o valor investido em campo específico da Declaração Anual de IR. Anexar o Recibo de Mecenato ao comprovante de depósito. O investimento e a renúncia devem obedecer ao exercício fiscal. O MinC informa a Receita Federal com base nas informações das contas do BB. O procedimento é similar em todas as leis*, mudando os limites do IR e órgão responsável. *Exceto FIA

15 Lei Rouanet: Como Investir
Descrição Com Doação Sem Doação Imposto Devido R$10.000,00 Imposto Retido na Fonte R$8.000,00 Resultado antes da Doação R$2.000,00 A Pagar Doação de até 6% do IR Devido R$600,00 Resultado Após Doação R$1.400,00 A Pagar A doação diminui o Imposto de Renda a Pagar

16 Lei Rouanet: Como Investir
Descrição Com Doação Sem Doação Imposto Devido R$10.000,00 Imposto Retido na Fonte R$8.000,00 Resultado antes da Doação R$2.000,00 A Ser Restituído Doação de até 6% do IR Devido R$600,00 Resultado Após Doação R$2.600,00 A Ser Restituído A doação aumenta o Imposto de Renda a Ser Restituído

17 Projetos Apresentados
Lei Rouanet - Cenário Projetos Apresentados Projetos Aprovados Projetos Apoiados 2013 6.863 R$ 6.463 R$ 3.470 R$ 2014 6.623 R$ 6.057 R$ 3.288 R$ Projetos Captados Valor Captado 2013 54% 23% 2014

18 Lei Rouanet e Pessoas Físicas
Apoio de Pessoas Físicas Apoio de Pessoas Jurídicas 2013 R$ ,69 1,77% R$ ,86 98,32% 2014 R$ ,52 1,85% R$ ,15 98,17%

19 Lei Rouanet e Pessoas Físicas
N° de Doadores Pessoas Físicas 0,14% Declarações no Modelo Completo foram Entregues em 2012.

20 Como analisar esse cenário?
Dificuldade Oportunidade

21 Oportunidade por quê? O universo é muito maior que de empresas: são mais de 11 milhões de pessoas que podem doar o IR. As pessoas estão perto de você: não têm sede só em metrópoles, não é preciso agendar horário com o diretor. O cidadão tem outros interesses: doa porque tem paixão, porque vê valor, porque é amigo, porque enxerga os benefícios, por quer retribuir a sociedade. Aproximação pode ser mais barata: chega-se as pessoas por mala direta, redes sociais, direct , telemarketing, face2face, etc. O cidadão exige menos: ele não pede visibilidade de marca, nem conteúdo exclusivo. As vantagens e retribuições são mais simples.

22 Conceitos de Captação com Indivíduos:
A Captação de Recursos é uma Arte e uma Ciência. Pessoas doam para Pessoas. Doar é tanto pessoal quanto emocional. É preciso construir confiança: leva tempo e esforço. O captador é um catalisador, mas não o principal motivo para a doação. O dinheiro é do Doador.

23 Características Essenciais para o Sucesso:
Liderança de doadores influentes. Case de Sucesso: credibilidade Argumentação Contundente: necessidade x resultados Suporte Interno: voluntários, diretores, conselheiros, membros. Um bom plano: é preciso atingir a meta $ Ter equipe dedicada a captação, comunicação e desenvolvimento institucional. Abraçar a cultura de filantropia Fonte: Bob Carter Companies

24 Conhecendo Estratégias

25 Na Cultura – Membership Programs
Programas de Fundraising com Indivíduos; Com & Sem incentivo fiscal; Categorias de Doação; Benefícios; Relacionamento; Proximidade; Grandes Doadores.

26 Museus – Membership Programs

27 Orquestras e Teatros – Amigos e Assinantes

28 Meio Ambiente - Associativismo
Senso de Responsabilidade Ativismo Ambiental Identificação com determinadas causas Desastres naturais As estratégias variam na forma, mas seguem um caminho básico: Captar o doador com UMA causa Transformar doação única em doação regular Aumentar o valor doado ano a ano Conseguir doações extras para causas urgentes Fidelizar Tornar o doador um multiplicador

29 Meio Ambiente – Senso de Responsabilidade

30 Mas em quê as pessoas querem investir suas doações?

31 Principais Causas Se você tivesse cem mil reais em mãos, e a obrigação de doá-los, para qual causa você doaria? (%)

32 Principais Causas

33 Planejando a SUA Estratégia

34 A Organização precisa estar preparada
TODO MUNDO entende e é corresponsável pela captação TODA A EQUIPE é consciente de seu papel no processo de desenvolvimento TODOS se comportam como Embaixadores da Instituição e constroem relacionamento TODOS sabem contar a história TODOS os departamentos respondem as necessidades da captação de recursos O Dirigente Máximo é pessoalmente envolvido na captação de recursos O Conselho é exemplo e TODOS são doadores A organização conhece e se adere a altos padrões éticos na captação e gestão dos recursos Diretoria e equipe entendem que é preciso INVESTIR DINHEIRO PARA FAZER DINHEIRO

35 Conheça As Estratégias
Mala Direta Publicidade Online Face-to-Face Telemarketing Crowdfunding Marketing Relacionado a Causa Grandes Doadores Member Get Member Quantas Campanhas por Ano? Que tipo de Campanha? Qual a duração delas? Qual o Mix de Estratégias?

36 Comunicação Planejamento é essencial Defina objetivos e metas
O quê Para quê Defina os recursos necessários (ou disponíveis) Quais as estratégias possíveis? Planos de Ação Monitoramento, Avaliação e Controle Comunicação

37 Foco no DOADOR! Planejamento é essencial
Estabeleça categorias de doações Defina Contrapartidas ou benefícios Desenvolva a linguagem e visual certos para o seu público alvo Acerte nos meios de comunicação escolhidos Crie uma Régua de Relacionamento Cumpra as promessas Mostre que cumpriu as promessas Estabeleça estratégias de ampliação do vínculo

38 Obrigada! Suellen Moreira (31) 9487-6690 (31) 2555-6690


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