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CAPTAÇÃO DE RECURSOS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE.

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1 CAPTAÇÃO DE RECURSOS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE

2 DESAFIOS INSTITUCIONAIS DAS ONG´S (Inst. Fonte e Itaú Social)

3 Cerca de 25% dos presidentes pesquisados indicam sustentabilidade entre os 3 temas prioritários em sua agenda, enquanto quase 50% a indicam como prioridade (McKinsey) 69% empresas brasileiras com um ou mais empregados declara realizar, em caráter voluntário, algum tipo de ação social para a comunidade. Destas, dois terços afirmam que a prática social é habitual. (IPEA) RESPONSABILIDADE SOCIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NO BRASIL

4 World Giving Index O nível de doar de um país indica a força da sociedade civil. Brasil 76º lugar de 153 nações, atrás de países como Haiti, Sudão e Libéria. Ranking é liderado por Austrália, Canadá e EUA. Fonte: Charities Aid Foundation (2010 ) No Brasil, os 5-10 principais filantropos doam aproximadamente 0,5% de sua riqueza, por ano, a suas próprias fundações, enquanto nos Estados Unidos a média dos 5 principais filantropos é de 3% (McKinsey) País mal consegue canalizar R$ 7,9 bilhões (0,3% do PIB) para a filantropia, atrás da média mundial de 0,8% do PIB e da latino- americana, de 0,4%. (Mckinsey)

5 RESPONSABILIDADE SOCIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NO BRASIL Para 87% consumidores aumentaria a chance de compra dos produtos de alguma marca se a empresa tivesse programas de melhoria em saúde e educação. Fonte: Instituto Ethos e Akatu (2010) 55% acham que devem incentivar a compra de produtos de empresas que tratam bem de sua comunidade e da sociedade. Fonte: Instituto Ethos e Akatu (2010) Apenas 13% dos consumidores acham que as empresas deveriam fazer apenas o que está na Lei Fonte: Instituto Ethos e Akatu (2010)

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9 Desafio x Oportunidade

10 CAPTAÇÃO DE RECURSOS Hospital Pequeno Príncipe

11 Empresas socialmente responsáveis Divulgação correta dos investimentos sociais Valorização Institucional perante a sociedade Credibilidade da empresa Consumidor Consciente Geração de Valor Compartilhado Investimento Social Privado Consumidor Consciente Sociedade Sustentável

12 Evolução da captação de recursos na composição da receita do HPP – 2000 a 2011

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15 Captação HPP PJ – Incentivos Fiscais – Investimentos Continuados – Parcerias / Projetos Especiais PF Incentivos Fiscais Investimentos Continuados

16 Incentivos Fiscais Das empresas que usam leis de incentivo fiscal: – 44% não usam a Lei Rouanet – 62% não usam o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) – 96% não usam a Lei do Esporte Fonte: Censo Gife ( ) POTENCIAL BRASIL/ANO (FIA) – Aprox. R$600 milhões – mas são aplicados aprox. 30% deste total. Atualmente, legislação brasileira permite a renúncia de até 7% do IR devido: – 4% - Lei Rouanet – Cultura – 1% - FIA – Fundo da Infância e Adolescência – 1% - Lei do Esporte – 1% - Lei do Idoso

17 Inv. Continuado

18 Parcerias / Projs. Especiais

19 Representatividade da Captação de Recursos no HPP Representatividade Nacional 59,3% do valor captado por renúncia fiscal é proveniente de empresas de fora do Paraná.

20 Incentivos Fiscais - PF POTENCIAL BRASIL/ANO (FIA) – Aprox. R$1,8 bilhões – mas são aplicados aprox. 2,5% deste total. Atualmente, legislação brasileira permite a renúncia de até 6% do IR devido

21 Inv. Continuado - PF

22 EMPRESAS Grandes – Lucro Real – R$ 48 milhões Renúncia Fiscal PJ Micro, Pequenas e Médias Seleção Parcerias Médias e Grandes TMO Parcerias PESSOAS FÍSICAS Colaboradores de parceiros Rede do Bem Consumidores de parceiros Real do Bem PF – Maior Potencial Renúncia Fiscal PF PF – Menor Potencial Adote um Leito

23 O que é um bom projeto de captação de recursos ??

24 Energia gasta x Potencial de Retorno

25 Viabilidade / Relação com a realidade

26 Dificuldade de Execução x Potencial de Retorno

27 Risco Institucional

28 Apresentação

29 Outros pontos importantes...

30 Relação Ganha x Ganha O que custa pouco para mim e vale muito para o outro?

31 Doação x Investimento Social

32 Pensar como qualquer negócio. Se colocar no lugar do cliente.

33 Por quê as pessoas doam? Motivações são diferentes de pessoa para pessoa

34 Prestar contas – Compartilhar resultados

35 Brilho nos olhos!

36 Obrigado! Felipe Engelhardt de Carvalho


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