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Edgar Luiz Fedrizzi Filho Presidente www.fundacaosemear.org.br.

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1 Edgar Luiz Fedrizzi Filho Presidente

2 o Proporcionar a participação da sociedade em ações de responsabilidade social.

3 O terceiro setor é composto por organizações que visam objetivos coletivos (embora não sejam integrantes do governo) e têm natureza privada (embora não objetivem auferir lucros). O que é? Fonte: André Falconer, IDIS Terceiro Setor

4 Estado Mercado 3º Setor OSCs, Fundações, Associações Governo Empresas Fonte: Andrés Falconer, IDIS. Terceiro Setor

5 O que caracteriza cada setor, em relação aos seus recursos financeiros: Primeiro Setor: recurso público para fins públicos. Segundo Setor: recurso privado para fins privados. Terceiro Setor: recurso privado para fins públicos. Terceiro Setor Sociedade em três setores

6 Trajetória do Terceiro Setor Atuação das ordens religiosas Até 1930 o Estado não atua oficialmente no social (Prática da caridade: primeiro-damismo) Voluntariosa e dependente da doação Essencialmente amadora Buscava minimizar sofrimentos Terceiro Setor Terceiro Setor

7 Crescimento de 157% de 1996 a 2002¹ 3 milhões de empregos diretos² 5% PIB² 1 – Dados IBGE/IPEA – GIFE, ABONG, – Dados preliminares PNUD - Brasil, Terceiro Setor Terceiro Setor no Brasil

8 Existem no país cerca de 276 mil entidades sem fins lucrativos³. 3- Publicação As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil 2002 (FASFIL). O estudo é resultado da parceria firmada pelo IBGE e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com a Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong) e o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (Gife). Terceiro Setor Terceiro Setor no Brasil

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10 o Entidade comunitária de origem empresarial, sem fins lucrativos o Atuação estadual o Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) o Responsabilidade social com enfoque em investimento social privado

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12 Mantenedores: Institucional Patrocinadores: Eventos e Editais Investidores: Programas e Projetos Sociais

13 Origem das Receitas

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15 Programa Centros de Vivência - atendimento socioeducativo a crianças e adolescentes entre 06 e 18 anos e em situação de vulnerabilidade social. Atendimento direto: CVR: 200 crianças e adolescentes atendidos CVCSB: 130 crianças e adolescentes atendidos Transformação Social

16 Projeto Inventando Moda Projeto Geração Empreendedora Projeto Vencer Comércio 7ª Edição Projeto Vencer Ideal Mecânica 5ª Edição

17 32 organizações participantes crianças e adolescentes beneficiados Tecnologia de fortalecimento da articulação e atuação em rede de organizações sociais do RS Assistência Social

18 Balcão de Projetos – projetos contemplados Programa O Troco do Carinho pessoas beneficiadas diretamente Assistência Social

19 Capacitação e consultoria Temas abordados Associações e Cooperativas Geração de Renda e Sustentabilidade Elaboração de Projetos Sociais Captação de Recursos Avaliação e Monitoramento de Projetos Sociais Comunicação e Marketing Relatório de Atividades e Balanço Social Realização de 10 cursos anuais

20 Promoção da Responsabilidade Social Principais eventos: Café da Manhã de prestação de contas Encontro Gaúcho do Terceiro Setor Jantar Tributo à Cidadania Empresarial

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22 RSE - é uma forma de conduzir os negócios que torna a empresa parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social. É definida como uma forma de gestão estratégica na qual os relacionamentos da empresa com indivíduos e grupos de contato são gerenciados com base na ética e tendo em vista a consolidação e o aprofundamento das relações. Fonte: ETHOS, 2003 Responsabilidade Social Empresarial

23 Relações da empresa Sócios / Acionistas Funcionários Terceirizados Fornecedores / Prestadores de Serviços Clientes / Consumidores Comunidade Governos Meio Ambiente RSE

24 É o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados, sejam eles de pessoas físicas ou jurídicas, em projetos de interesse público. Investimento Social Privado ISP Fonte:

25 Retorno institucional Enriquecimento do ambiente de trabalho Reconhecimento do consumidor Valorização da imagem institucional Visibilidade na mídia Acesso a capitais e mercados Atração e retenção de talentos Fomento ao consumo consciente RSE

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34 Parceiros:

35 Fundação Semear: Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social: Grupo de Institutos, Fundações e Empresas: Centro de Estudos do Terceiro Setor - FGV: Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social: Filantropia: Mapa do 3º Setor: Observatório Social: Rede de Informações para o Terceiro Setor: Terceiro Setor: Dicas de sites para pesquisa: WWW

36 Rua Joaquim Pedro Soares, 540 Centro – Novo Hamburgo - RS (51)


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