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1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.

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1 1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de 2004

2 2 0 QUE É ? Uma associação de empresas que buscam o sucesso econômico sustentável a longo prazo procurando adotar um comportamento socialmente responsável. Empresas com mais rentabilidade, perenidade e segurança Sociedade mais justa e solidária Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais próspera e justa MISSÃO

3 3 Associados: 850 empresas Funcionários envolvidos: Faturamento conjunto: R$ 350 bi/ano Relação Faturamento/PIB: 32% Fornecimento de informações Ferramentas de gestão Articulação, formação e capacitação de redes Promoção de parcerias para mobilização Articulação internacional Atividades Desenvolvidas

4 4 Sistema Econômico Local => Economia Local: Forma política, social e econômica em que se organiza a sociedade para produzir, distribuir e consumir seus bens e serviços buscando a satisfação de determinadas necessidades ou para manter certos níveis de bem-estar. –Recursos ou fatores de produção => escassos –Necessidades humanas => ilimitadas e sempre se renovando

5 5 Recursos Escassos O que e quanto produzir Como produzir Para quem produzir Necessidades Ilimitadas ?

6 6

7 7 l Funcionários mais exigentes q Capacitação, engajamento, significado q Exclusão digital e Criação de empregos l Acesso a capitais o ISR o Cláusulas Sociais o Relatórios de impacto l Tecnologias de Comunicação e Informação p Internet p Práticas de trabalho p Transparência através da Mídia l Tecnologias em Produção e Fabricação p Tecnologias limpas p Responsabilidade pela cadeia produtiva p Transporte l Tecnologias Médica e Genética l Preocupações Ambientais o Tecnologias Limpas o Desenvolvimento Sustentável

8 8 l Consumidores mais exigentes o Movimento de defesa do consumidor o Consumo consciente e critérios adicionais o Critérios sociais e ambientais l Novas necessidades para a empresa o Hiato da pobreza e Concentração de renda p Analfabetismo funcional l O Ativismo p Crescimento das ONGs p Mudança nas relações

9 9 l Descrédito nas lideranças tradicionais l Crescentes expectativas dos stakeholders l Reposicionamento dos governos e agentes reguladores l Retomada de valores mais profundos => longevidade l A ética como balizador l Globalização, Liberalização e Privatização p Grandes empresas e suas influências p A supremacia da marca p Público x privado p Acesso à saúde e educação

10 10 l Crescentes expectativas dos stakeholders l Retomada de valores mais profundos => longevidade l A ética como balizador l Simetria de informações l Transparência e confiança

11 11 Atingir sucesso nos negócios: Adotando elevados padrões éticos de conduta; Beneficiando a sociedade e o meio ambiente com suas operações; e Contemporizar interesses legítimos das diversas partes interessadas. Responsabilidade social como investimento em estratégias de negócios, instrumentos de gestão e sistemas de operação e não apenas como postura legal ou filantrópica

12 12 Que mudanças percebo no perfil de meus Clientes/Consumidores? Qual o tamanho do meu mercado? Há potencial de crescimento? Minhas estratégias vão definir minha atuação Como estão meus custos operacionais? Preciso mudar: como engajar meus funcionários para aquilo que eu quero? E a Legislação que impacta meus negócios A empresa auto- centrada, com poucas contribuições externas. Ela define com base em suas próprias necessidades e demandas

13 13 Empresa FuncionáriosFornecedores Sociedade Civil Investidores Meio Ambiente A empresa faz parte, é um dos nós, de uma grande rede, de uma comunidade, tanto em nível global quanto local. A pressão em um dos nós é passada para os outros.

14 14 P0P1 Modelo Tradicional Modelo Empresa voltada para o stakeholder Incremento discreto Salto quântico Patamares de Excelência Empresarial

15 15 Vetor de mudança (Vm) é apenas da empresa, e não há apoio nos stakeholders que alivie o esforço empreendido Vetor de mudança (Vm) é a soma dos vetores da própria empresa e dos demais stakeholders. Além disso, a transparência e a participação ativa dos stakeholders dá sustentabilidade (efeito alavanca), exige um esforço menor e garante legitimidade às mudanças Vm = Vempresa Vm = Vempresa + Vstakeholders Incremento discreto Salto quântico

16 16 Pensamento Orbital (funcionários, consumidores, fornecedores, comunidades etc.) giram ao meu redor Pensamento em Rede (faço parte de uma rede e as necessidades/demandas dos outros atores impactam meu negócio e ajudam a definir como devo atuar) PARA Sozinho, vi muitas coisas maravilhosas, mas nenhuma delas era verdadeira (provérbio africano)

17 17 Empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir – e de incorporar no planejamento de suas atividades – os interesses das diferentes partes (stakeholders). Valores e Compromissos Éticos Comunidade Governo e Sociedade Consumidores Fornecedores Meio Ambiente Público Interno Acionistas e Investidores Transparência, governança Código de Ética Política RH Atendimento, propaganda Combate à corrupção Critérios de seleção Investimento social Política ambiental Forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

18 18 Valorização da imagem institucional e da marca Maior lealdade do consumidor Maior capacidade de recrutar e manter talentos Longevidade Acesso a mercados e capitais Diminuição de conflitos Redução de custos e aumento de produtividade Aumento de receita Redução de riscos de operação Desenvolvimento de capital humano


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