A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa de Formação por Competências Equideocultura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa de Formação por Competências Equideocultura"— Transcrição da apresentação:

1 Programa de Formação por Competências Equideocultura
ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PROJETO ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE

2 Medidas de Higiene e Desinfecção

3 Medidas de Higiene e Desinfecção
Aumento da produtividade; Diminuição na incidência de doenças infecciosas e parasitárias; Diminuição do número de animais debilitados; Diminuição de gastos com medicamentos; Diminuição de gastos com mão-de-obra.

4 Planejamento Equipamentos de proteção individual ;
Como são os processos de limpeza e desinfecção; Superfícies e volumes a limpar e a desinfetar; Intervalos e frequências de limpeza e desinfecção; Tipo de desinfetante que será utilizado, sua concentração ou diluição e tempo de atuação sobre a superfície; Programar o rodízio de desinfetantes, para garantir a eficiência da desinfecção, e evitar o aparecimento de microrganismos resistentes a determinados desinfetantes.

5 Desinfecção • Manter o nível de organismos maléficos a um nível que não provoque doença; • O tipo da superfície que será desinfetada; • Cocheiras, farmácias, centro de manejo;

6 Tipos de desinfecção: Física:
Radiação solar: os raios ultravioletas matam os germes; É superficial, sua ação é lenta, e não penetra a fundo nos materiais; A ação do sol no pasto controla a ocorrência de enfermidades nos animais, pois a sobrevivência dos microrganismos é bem maior quando abrigados da luz solar direta; O calor é utilizado de diferentes maneiras, como nos processos de incineração e vassoura de fogo.

7 Denominações: Germicida:
É o termo aplicado à substância química ou processo físico capaz de destruir todos os microrganismos, incluindo também suas formas de resistência, denominadas de esporos, como aqueles produzidos por bactérias; Bactericida: Substâncias químicas ou processos físicos capazes de destruir bactérias na sua forma vegetativa, não necessariamente os esporos bacterianos; Fungicida e Viricida: São os processos físicos, ou substâncias químicas que destroem fungos, ou vírus respectivamente.

8 Antisséptico: Substância química que pode não ter efeito germicida que impede ou Bloqueia o desenvolvimento ou a ação dos microrganismos; Inibição de sua atividade, por sua destruição; Desinfetante: Germicida de baixo custo e de aplicação econômica (relação custo x benefício). Não tóxico para o homem e animais, não devendo irritar a pele e mucosas. Estável frente a matéria orgânica, pH, luz e solúvel em água. Não conferir odor ou sabor aos alimentos e objetos, ter poder residual, ser de fácil aplicação. Apresentar poder de penetração e rapidez de ação, não ser corrosivo e ser biodegradável.

9 Alvos dos Desinfetantes
Influenza vírus; Herpes vírus; Rotavírus; Bactérias; Esporos de bactérias.

10 Desinfetantes: CREOLINA® possui em sua fórmula uma mistura de Cresóis e Fenóis associados a hidrocarbonetos aromáticos na forma miscível, produzindo um tipo de emulsão essencialmente fina em diluição na água. • Como desinfetante de instalações pecuárias, tais como: pocilgas, galpões e estábulos. • No preparo do campo operatório em pequenas e grandes intervenções cirúrgicas. • No tratamento de miíases (bicheiras). Dosagem: • A CREOLINA® é um produto de uso externo. • Em uso tópico, nos casos de miíases pequenas, utilizar duas gotas. • Nas miíases maiores, aumentar proporcionalmente o número de gotas, de acordo com o tamanho da bicheira. • Como germicida, utilizar soluções de 2,0% a 4,0 % em água. (vide tabela) SUGESTÕES DE DILUIÇÃO (soluções de 2% - 4%): VOLUME DE CREOLINA VOLUME DE ÁGUA-2% VOLUME DE ÁGUA-4% 50mL ,5 litros ,25 litros 100mL litros ,5 litros ATENÇÃO: PRODUTO TÓXICO. Evite ingestão, inalação e contato com a pele, olhos e mucosas. Em caso de acidente, lavar o local atingido com água em abundância e procurar socorro médico.

11 Desinfetantes: Biocid® é um desinfetante, bactericida, viricida, fungicida e esporicida a base de iodophor. Possui ação detergente e removedor de gorduras, é indicado para desinfecção em geral inclusive da água de bebida dos animais e apresenta ação bactericida após 30 segundos e fungicida após 15 segundos; Deve ser diluído em água para pulverização ou lavagem: Diluição 1 litro para 250 litros de água: Lavagem e desinfecção de mãos e úberes, uso em pedilúvios, devendo-se trocar a solução a cada 24 horas. Diluição 1 litro para 320 litros de água: Desinfecção contra o vírus da Febre Aftosa, pulverização de galpões, estábulos, vagões, veículos de transporte de gado, lavagem de equipamentos, utensílios e instalações. Diluição 1 litro para 500 litros de água: Lavagem e desinfecção de aviários, gaiolas, incubadoras, pocilgas, maternidades, estábulos, cocheiras, coelheiras, canis, jaulas, além de lavagem e desinfecção de equipamentos em geral como baldes, bandejas, bebedouros, comedouros, etc. Lavagem e desinfecção de instalações de haras, jockey-clubs, hípica e jardins zoológicos. Lavagem e desinfecção de instrumentos cirúrgicos. Diluição 1 litro para litros de água: Em matadouros: lavagem e desinfecção de instalações e equipamentos, Em laticínios, lavagem e desinfecção de ordenhadeiras, latões e tanques. Lavagem e desinfecção de hospitais veterinários. Diluição 1 litro para litros de água: Desinfecção da água de bebida dos animais.

12 Desinfetantes: Furanil é indicados na profilaxia e tratamento das infecções bacterianas e fúngicas da pele e mucosas, órgãos genitais, piodermites, foliculites, pododermatites e micoses. Também está indicado para a antissepsia de feridas, cortes, escoriações, abscessos, fístulas e ulcerações de decúbito. Níveis de garantia para cada 100 mL/g Digluconato de Clorexidina ,7 g Excipientes q.s.p mL/g Modo usar: Fazer a assepsia das regiões afetadas com a utilização do Furanil, deixar agir durante 10 minutos e enxaguar. Repetir a aplicação do produto, deixando uma camada recobrindo o local. As regiões afetadas podem ser recobertas com gaze ou outros curativos. Repetir o tratamento diariamente até a cura. A frequência de aplicação e as dosagens poderão ser alteradas de acordo com a orientação do Méd. Vet. Precauções: Evitar o contato do produto com os olhos do animal. Não usar o produto no interior do conduto auditivo (somente usar no pavilhão auricular). O produto possui incompatibilidade com cloro, sabões e materiais aniônicos, não devendo ser usado concomitantemente.

13 Desinfetantes: Uso Externo
Líquido de Dakin Uso Externo Composição: Cada1000 mL contém: Cloro ativo ,0 g Ácido Bórico g Veículo q.s.p mL Indicações: Está indicado como antisséptico para curativo de feridas e úlceras. Modo de usar: Umedeça uma gaze com o produto e limpe a ferida ou o local afetado. Apresentação: Frasco com 100 ml (Resistente a Rotavírus, não muito recomendado)

14 Desinfetantes: Cal A cal viva , combinada com água tem elevado valor desinfetante; É de baixo custo; Pode ser aplicada como pó ou sob a forma de mistura espessa com água, conhecida como leite de cal; Fácil disponibilidade; É comumente utilizado para desinfecção de estábulos e instalações dos animais; A cal hidratada ou cal extinta: quando misturada a quatro volumes de água, forma-se uma suspensão alcalina; O leite de cal é obtido utilizando-se 2,5 litros de água para 9,0Kg de cal; Esta solução deve ser preparada no momento de sua utilização, para não perder o seu poder de ação.

15 Desinfetantes: Álcool 70%; Formol; Álcool iodado(3 , 5 e 10%);

16 Pré-desinfecção: Limpeza prévia do local ou material a ser desinfetado; Elimina mecanicamente grande quantidade de microrganismos presentes no local; A limpeza permite uma ação direta e mais eficiente do desinfetante sobre os microrganismos presentes na superfície a ser desinfetada.

17 Desinfecções: Pedilúvio; Rodolúvio; Imersão; Pulverização;

18 PROCESSO DE LIMPEZA 1. FORRO/TETO PRÉ LIMPEZA: vassoura, vassoura de fogo LIMPEZA: pintura 2. CAMA FORMA DE LIMPEZA: retirada da cama 3. PAREDES PRÉ LIMPEZA: de cima para baixo; água, vassoura de fogo, LIMPEZA: cal, desinfetante, germicida 4. COCHOS PRÉ LIMPEZA: drenar/limpar, escova, vassoura, água LIMPEZA: sabão, desinfetante, cal, vassoura de fogo OBS: deve ter dreno, lâmina de água máxima de 30cm.

19 5. PISO PRÉ LIMPEZA: varrer, enchada, água se houver condição LIMPEZA: desinfetante, cal, vassoura de fogo OBS: avaliar a condição do dreno

20 Obrigado, até amanhã!


Carregar ppt "Programa de Formação por Competências Equideocultura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google