A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EnfªMS Célia Alves de Souza

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EnfªMS Célia Alves de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 EnfªMS Célia Alves de Souza
Limpeza e Desinfecção de Unidade, arrumação do leito, banho e transporte. Semiologia e Semiotécnica 2017 EnfªMS Célia Alves de Souza

2 Plano de aula Objetivos Conhecer os princípios fundamentais da
técnica de transporte e remoção do paciente, arrumação de leito e colocação de comadre, papagaios e uripen. Especifico Descrever os componentes da unidade do paciente; Descrever os princípios da limpeza de unidade e suas finalidades; Descrever tipos de camas; Descrever os dados de avaliação do enfermeiro para transporte do paciente, Visualizar a técnica de banho de leito;

3 Plano de aula Estratégia de ensino: exposição dialogada , com uso de multimídia e demonstração prática Recursos materiais: data show, vídeo, Avaliação: observação da participação e interesse durante a exposição do conteúdo proposto, avaliação com questões nordeadoras do tema.

4 Ambiente do Paciente Conjunto composto por:
Cama hospitalar com colchão Mesa de cabeceira Suporte de Soro Escadinha Cadeira ou Poltrona (Volpatto,2014) Cap.10

5 LIMPEZA DA UNIDADE É a técnica de limpeza e desinfecção do mobiliário e do material que compõe a unidade do paciente, diminuindo o risco de infecções pela diminuição dos microrganismos e das sujidades existentes no ambiente hospitalar. (Volpato,2014) Cap.10

6 TIPOS DE LIMPEZA (Volpato,2014) Cap.10

7 Proteger das infecções cruzadas; Segurança do paciente,
Objetivos proporcionar ambiente limpo e agradável; Proteger das infecções cruzadas; Segurança do paciente,

8 LIMPEZA CONCORRENTE É o processo de limpeza diária de todas as unidades de saúde. Limpeza úmida de todas as superfícies, utilizando dois baldes ( um contendo solução detergente e outro com água limpa). Iniciar sempre da área mais limpa para a mais suja. Utilizar movimento único, em um só sentido, para a limpeza de todas as superfícies. Do mais distante para o mais próximo.

9 Limpeza terminal É realizada periodicamente de acordo com a criticidade das áreas, com data, dia da semana e horário pré-estabelecidos em cronograma mensal. Inclui todos as superfícies e mobiliários. É realizada em todas as superfícies horizontais e verticais, das áreas críticas(Uti,leito preucaução), semi-críticas(leito comum).

10 LIMPEZA TERMINAL É o procedimento de limpeza e/ou desinfecção, de todas as áreas da Unidade do paciente, objetivando a redução da sujidade e, conseqüentemente, da população microbiana, reduzindo a possibilidade de contaminação ambiental.

11 Técnica da Limpeza de Unidade
Imagens reproduzidas (Volpato,2014) Cap.10

12 Limpeza terminal Objetivos - reduzir a sujidade
- reduzir população microbiana - reduzir possibilidade de contaminação Periodicidade - periodicamente conforme protocolo institucional - conforme necessário nas grandes contaminações

13 Competências Enfermagem:
artigos e utensílios (bombas de infusão, monitores, ventiladores mecânicos, oxímetros de pulso, comadres...) e mobiliário* Serviço de limpeza: limpeza terminal, teto, paredes, pisos e mobiliário* * Conforme protocolo(Anvisa)

14 Limpeza de superfície SEM matéria orgânica
Limpar a superfície com água e detergente neutro Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água limpa Secar cuidadosamente

15 Limpeza de superfície com matéria orgânica
Com luvas descartáveis, remover a matéria orgânica, utilizando-se de papel absorvente. Desprezar tudo, inclusive as luvas Limpar a superfície com água e detergente neutro Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água limpa Secar cuidadosamente Mobiliários Pisos e Parede Aplicar álcool a 70% Nada

16 DESINFECÇÃO Processo aplicado às superfícies inertes, que elimina microorganismos na forma vegetativa, não garantindo a eliminação total dos esporos bacterianos. Pode ser realizada por meio de processos químicos ou físicos.

17 PROCEDIMENTO Proceder à limpeza da superfície com água e sabão;
Enxaguar a superfície, utilizando pano embebido em água potável; Secar a superfície; Aplicar álcool a 70%, unidirecional por três vezes consecutivas, deixando secar naturalmente.

18 Protocolos de controle de infecção SHL - HB
Material Método de limpeza/desinfecção Frequência Leito hospitalar Água e sabão+Álcool a 70% Após a alta A cada7dias Quando necessário Áreas criticas a enfermagem realiza a limpeza..nas demais o SHL faz.

19 ROTINA: Limpeza e desinfecção de unidade
Normas: A unidade deverá ser submetida á limpeza terminal toda vez que for desocupada, quando o cliente for operado e quinzenalmente em internações prolongadas Deverá ser submetida a limpeza concorrente diariamente e sempre que apresentar qualquer sujidade.

20 ROTINA: Limpeza e desinfecção de unidade
A limpeza deverá ser iniciada pela rede de gases, seguida pelos aparelhos, parte superior dos móveis, laterais e pés. A aplicação de álcool a 70% deverá ser feita após a limpeza e secagem do mobiliário, deverá ser feita 3 vezes aguardando a secagem entre uma e outra aplicação.

21 TIPOS DE ARRUMAÇÃO DE CAMAS
CONCEITO Consiste em preparar a cama de forma sistematizada e adequada ao paciente. 1 – cama fechada 2 –cama aberta com paciente 3 –cama para operado. (Potter,Volpato)

22 PREPARO DA CAMA HOSPITALAR
ENFERMAGEM - TIPOS DE LEITO

23 Tipos de Banho O banho faz parte dos procedimentos do dia – a –dia.
Indicação: Higiene e conforto. Tipos de banho: 1– Aspersão – banho de chuveiro utilizado para uma higiene mais completa. 2 – Imersão – banho na banheira em água morna alivia a tensão muscular, temperatura de 43º. 3 – Leito – indicado para pacientes totalmente restrito ao leito. ()9(9Volpato,Potter)

24 Higiene do Cliente Após a leitura do cap. 39 (Higiene da Potter*), o aluno deverá descrever: - Como você compreende a pessoa que esta dependente da necessidade de que lhe dê banho. - Como o aluno Percebe a intimidade do paciente e seu desnudamento do corpo durante o banho. - Como você compreende a Fundamentação teórica da higiene corporal como sendo necessidade de proteção ao individuo.  ​

25 Refletir... A finalidade do banho no leito, segundo Atkinson e Murray (1989), é limpar a pele, reduzindo os riscos de infecção, Melhorar circulação periférica e propiciando o relaxamento do paciente. Esta concepção de higiene corporal surgiu no ocidente no século 14, tornando a prática do banho rotineira.

26 Refletir... O banho no leito implica no desnudamento do corpo do ser cuidado e na exposição de seus genitais. Ao receber o toque do cuidador no seu corpo, o ser paciente sente-se muitas vezes exposto, invadido no seu espaço pessoal, Percebido pelo aluno que também se sente constrangido.

27 Higiene do Cliente Banho de leito – Higiene intima Masculino
Banho de leito

28 Higiene do Cliente

29 Uso Comadres e Papagaios
Destinados á eliminação urinaria e intestinal para clientes que não podem sair da cama. Material necessário:

30 Após higienização colocar novo uripen.

31 BIBLIOGRAFIA Volpato ACB,Passos VCS,organizadores:Técinas básicas de enfermagem,4.ed.São Paulo: Martiniari,2014. Timby BK.Conceitos e habilidades fundamentais no atendimento de enfermagem.8.ed.Porto Alegre:Artmed;2007. POTTER, P ; PERRY, A.G. Fundamentos de Enfermagem. 8.ed.ELSEVIER Cap.39


Carregar ppt "EnfªMS Célia Alves de Souza"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google