A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REUNIÃO DE TRABALHO PROFESSOR INTERLOCUTOR GRÊMIO ESTUDANTIL 2017

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REUNIÃO DE TRABALHO PROFESSOR INTERLOCUTOR GRÊMIO ESTUDANTIL 2017"— Transcrição da apresentação:

1 REUNIÃO DE TRABALHO PROFESSOR INTERLOCUTOR GRÊMIO ESTUDANTIL 2017

2 Pós eleição - o que fazer agora. quem faz parte da Diretoria do Grêmio
Pós eleição - o que fazer agora quem faz parte da Diretoria do Grêmio? ...teremos uma Sala de reunião na UE? ...recursos financeiros? ...recursos/bens materiais? ...como planejar e executar Planos de Ação? Como fazer/guardar os registros?

3 CALENDÁRIO DE REUNIÃO Deverá ser alinhada com a Equipe Gestora e com o Grêmio; Periodicidade fica a critério da Equipe Escolar; (semanal, quinzenal, mensal...) Ser registrada em documento próprio; (Ata, Pauta...)

4 Plano de Ação do Grêmio na U
Plano de Ação do Grêmio na U.E -Formação dos alunos que atuam no Grêmio; (responsável interlocutor) -Elaboração do documento por parte dos alunos; (Protagonismo Juvenil) -Validação do Documento pelo Interlocutor ; (apoio da equipe gestora- corresponsabilidade) -Alinhamento com o Plano de Ação do Interlocutor. (apoio das equipes gestora e docente)

5 Articulação Interlocutor do Grêmio com os Programas e Projetos da Pasta na U. E. -Conhecer os Programas e Projeto existentes na U.E; (Procurar a equipe gestora) -Socializar as informações com os alunos gremistas; (Procurar apoio com os interlocutores) -Orientar o grêmio quanto a possíveis parcerias com os interlocutores dos Programas; (Procurar apoio com os PCNPs responsáveis pelos Programas e Projetos da Pasta).

6 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola Protagonismo Juvenil LIDERANÇAS - REPRESENTAÇÕES •importância do "Pesquisar" os interesses dos alunos • aprender e desenvolver reuniões, assembleias, conferências

7 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: •colaborar e apoiar GESTÃO DEMOCRÁTICA - Conhecer e participar PPP( é o documento que traz a identidade da unidade escolar. Ele apresenta, além das propostas educativas (condução curricular, projetos da Pasta e da unidade), a noção de cidadão que deseja formar; •auxiliar nos bons resultados da aprendizagem na escola. - Participar como articulador colaborador nos projetos escolares

8 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola DEMOCRACIA PARTICIPATIVA: Buscar e exercer uma boa Rede de relações interpessoais - saber NEGOCIAR com a Gestão Escolar e funcionários da escola - buscar ENVOLVIMENTO dos Professores nos seus projeto - Investir na COMUNICAÇÃO de suas ações

9 A relação do Grêmio Estudantil com/na Escola Cidadania - Colaborar com ações que desenvolvam experiências políticas teóricas e práticas do/no exercício da cidadania contribuindo com a cultura local, regional ou global. -Estabelecer uma rede de capital social - Estabelecer Parcerias

10 Momento de Interação

11 PLANEJAMENTO

12 O que cada um entende por Planejamento e sua importância?
O planejamento será um roteiro da gestão do Grêmio. Antes, é necessário o entendimento do que são projetos e ações.

13 Os projetos são divididos e dois blocos:
Projetos Permanentes: são aqueles de longo prazo, que serão executados ao longo de toda gestão, por exemplo cuidar da biblioteca da escola. Projetos Temporários: são planejados para serem executados no curto prazo, exemplo, organizar a biblioteca, um campeonato de futsal ou um festival de música.

14 AÇÃO Uma ação ocupa um momento e normalmente parte de uma coisa maior, como um projeto, ou articulação dos objetivos gerais da gestão. Um exemplo de AÇÃO é a mobilização do Grêmio com a direção da escola para reivindicar alguma demanda dos estudantes que pode ser a realização de um debate sobre a educação, drogas etc... Neste caso não é um projeto temporário e sim uma ação específica que visa atingir alguma coisa pontualmente, em um determinado momento. Para planejar qualquer coisa é preciso ter claro os objetivos do Grêmio e da gestão de cada ação ou projeto.

15 - Definidos os objetivos do Grêmio e desta gestão, o próximo passo é levar em consideração o tempo de gestão e o tempo das ações. - Todas as ações e projetos devem ser pensados juntos para que se avalie se eles são possíveis de serem realizados no tempo de uma gestão. - Para isso, deve-se ter claro qual o plano de execução de cada ação e projeto, e quais atores envolvidos.

16 Importante: O planejamento deve ser, ao longo da gestão, monitorado e pode ser readaptado sempre que se perceber que aquelas ações e projetos não estão dando conta dos resultados esperados.

17 - É preciso esclarecer que o Grêmio é uma instituição e que como tal é maior que a gestão. - A gestão é temporária e eleita. Já o Grêmio deve existir e ter força independentemente de sua gestão.

18 O Planejamento . Para iniciar levantem as expectativas de todos;
. Anotem todas as propostas da equipe. Depois, discutem quais são as expectativas de cada um, o que acreditam sinceramente ser o objetivo da instituição Grêmio e da gestão da qual fazem parte. . Relacionando as promessas, expectativas e objetivos, vejam se fazem sentido e questione quais propostas devem permanecer e quais devem ser excluídas permanentemente ou temporariamente.

19 Passo seguinte: É elencar os projetos e ações que, a princípio, permanecerão no planejamento.

20

21 PROPOSTAS CARTAZES NAS ESCOLAS
Às vezes, um comunicado ou evento escolar precisa de um reforço especial. Um deles é o Cartaz, uma peça gráfica que pode ser confeccionada em vários tamanhos. Deve conter informações curtas, porém, importantes. Nele podem ser utilizados vários tons de cores, desenhos, gravuras ou qualquer outro tipo de imagem.

22 JORNAL ESCOLAR Um Jornal Escolar precisa de boas ideias e muita organização. Nele devem constar textos sobre vários assuntos que envolvam sua escola: desde as atividades em sala de aula até as extraclasses, como comemorações, passeios, feira de ciências, atividades culturais e de lazer.

23 BLOGS Os blogs foram criados com intuito de funcionar apenas como diários pessoais eletrônicos. Com o passar do tempo, começaram a ser utilizados como fontes de informações, disponibilizando conteúdos mais abrangentes, como notícias e curiosidades. Atualmente, a maioria dos blogs é disponibilizado gratuitamente, sem nenhum custo. Os servidores oferecem, inclusive, diversas opções de layout, onde você mesmo pode escolher, entre as opções disponíveis, um modelo para sua página.

24 Rádio Escola Se a sua escola tem um sistema de som interno, ele pode ser aproveitado e ser transformado em um rádio, que pode funcionar nos intervalos.

25 MURAIS Os murais são espaços reservados para a publicação de avisos breves ou mais explicativos. Nele podem ser divulgados os programas de rádio, apresentações em sala e fora dela, eventos, avisos de reuniões e muito mais. Para deixar mais divertido, que tal fotos e colagens? O mural vai chamar atenção muito mais atenção e vai ser impossível não ler o que está lá.

26 SITES A maioria das escolas conta com sala de informática ( acessa )
SITES A maioria das escolas conta com sala de informática ( acessa ). A rede mundial de computadores oferece hospedagem de sites, muitas as vezes gratuitamente. Através deles, as ações de sua escola podem ser disponibilizadas para o mundo inteiro.

27 Diretoria de Ensino – Santo André
PLANO DE AÇÃO AÇÕES ( O que faremos? ) JUSTIFICATIVA ( Porque? ) GRUPO DE TRABALHO CRONOGRAMA ( Quando? ) LOCAL ( Onde? ) PÚBLICO ALVO ( Para quem? ) RECURSOS Especificar a ação a ser realizada. Coloque o motivo pelo qual a ação é importante Informe o responsável pela ação. Informe a data e o prazo que a ação será realizada. Informe o local que será realizado. Informe quem será beneficiado. Recursos que serão utilizados.

28 INSTRUMENTOS PARA PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO
Plano de Ação do Grêmio Estudanti Escola: ____________________________________ Grêmio Estudantil ___________________________ ATIVIDADE DURAÇÃO INÍCIO RESPONSÁVEL (EIS ) RESULTADOS ESPERADOS: _________________________________________________________________ Data___/____/2017 Assinaturas: Diretor Escola Professor Responsável

29 RELATÓRIO SÍNTESE DO GRÊMIO
ESCOLA _____________________________________ GRÊMIO ESTUDANTIL ______________________________________ AÇÕES REALIZADAS RESULTADOS ALCANÇADOS OBSERVAÇÕES RESULTADOS ESPERADOS: _________________________________________________________________ Data ____/____/2017 Assinaturas: Diretor da Escola Professor Responsável

30

31 Instituto Sou da Paz Guia Grêmio em Forma Grêmio em Forma
REFERÊNCIA Instituto Sou da Paz Guia Grêmio em Forma Grêmio em Forma

32 Realização: Diretoria de Ensino da Região de Santo André Núcleo Pedagógico
Ana Maria/Maria Aparecida/ Solange Bailão Equipe Responsável pelo Grêmio Estudantil


Carregar ppt "REUNIÃO DE TRABALHO PROFESSOR INTERLOCUTOR GRÊMIO ESTUDANTIL 2017"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google