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PublicouLucas Gabriel Balsemão de Lacerda Alterado mais de 6 anos atrás
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Um Modelo Evolucionário Setorial Mario Possas, Arthur Koblitz, et alii (IE/UFRJ)
O artigo apresenta um modelo evolucionário setorial de simulação que combina microfundamentos neo-schumpeterianos, pós-keynesianos, kaleckianos e expõe alguns resultados preliminares de simulações.
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Pressupostos teóricos:
A Economia é vista como um sistema complexo evolucionário, com path dependence e processos não-ergódicos, gerando trajetórias em aberto. Quanto ao comportamento racional dos agentes: racionalidade limitada ou processual, com adoção de rotinas e convenções (incluindo expectativas adaptativas). Quanto ao ambiente: incerteza forte (“knightiana”), devida à introdução sistemática e endógena de inovações. Quanto ao modelo: ao não se pressupor estados de equilíbrio, soluções analíticas são substituídas por simulação das trajetórias em computador.
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Bloco 1: Decisões de produção e preço
I - Produção e preços (1) Produção programada: (2) Vendas previstas: (3) Estoques:
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(4) Encomendas efetivas:
Bloco 1: Decisões de produção e preço (4) Encomendas efetivas: (5) Competitividade: (6) Demanda total:
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Bloco 1: Decisões de produção e preço
(7) Replicator Dynamic Equation: ou: onde:
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(8) Atraso de entrega: (9) Preço: ou, em termos de mark up:
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(11) Produtividade de cada equipamento/tecnologia:
(10) Custo variável: (11) Produtividade de cada equipamento/tecnologia: onde h é o fator de aprendizado:
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II - Investimento (12) Variação desejada de capacidade:
Bloco 1: Decisões de produção e preço II - Investimento (12) Variação desejada de capacidade: (13) Valor do investimento: (14) Lucro bruto:
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Bloco 1: Decisões de produção e preço
(15) Lucro líquido: (16) Recursos internos da firma: (17) Recursos externos, mobilizáveis ou disponíveis para a firma: O lucro líquido é apurado somando-se ao lucro bruto as receitas não operacionais e deduzindo-se as despesas financeiras:
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(18) Aplicações financeiras:
Bloco 1: Decisões de produção e preço (18) Aplicações financeiras: (19) Recursos financeiros totais: (20) Regra de pay-back: O lucro líquido é apurado somando-se ao lucro bruto as receitas não operacionais e deduzindo-se as despesas financeiras:
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Bloco 1: Decisões de produção e preço
III -Busca tecnológica (inovação ou imitação) 10 estágio: Função de distribuição de probabilidade da variável aleatória exponencial G (gasto necessário para obter uma inovação): FG(gi)=0, se gi<0; FG(gi)=1-exp{-lgi}, c.c gi=rn,ipi,jxi,j Interessa não o valor do gasto necessário, mas se o gasto realizado foi ou não capaz de gerar uma inovação. Constrói-se então a seguinte variável aleatória de Bernoulli: onde an (=l) é um parâmetro de ajuste das condições iniciais quanto à probabilidade de inovação e imitação. O lucro líquido é apurado somando-se ao lucro bruto as receitas não operacionais e deduzindo-se as despesas financeiras:
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Bloco 1: Decisões de produção e preço
Busca tecnológica (cont.) 20 estágio: Imitação: a firma consegue reproduzir a melhor tecnologia instalada no mercado; Inovação: a produtividade do equipamento/tecnologia decorrente do sucesso inovativo da firma resulta de uma distribuição de probabilidade lognormal, com média crescendo no tempo a uma taxa exógena (1% por período nas simulações) e variância constante: Log(pNi,t) ~ N(m,s2) Nesse caso (inovação), a firma realiza dois tipos de escolha tecnológica: 1) Qual a tecnologia de maior produtividade (“fronteira interna”): O lucro líquido é apurado somando-se ao lucro bruto as receitas não operacionais e deduzindo-se as despesas financeiras: 2) Se e quanto vai ser usado da nova tecnologia, pela regra de pay-back.
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Gráfico 1: Market Shares
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Gráfico 2: Market shares com baixos ganhos de produtividade
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Gráfico 3: HHI Equivalente para diferentes ganhos de produtividade
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Gráfico 4: Market shares com learning by doing
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Gráfico 5: Market shares sem learning by doing
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Gráfico 6: Market shares com altíssimas taxas de juros
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Gráfico 7: Market shares com taxas de juros padrão
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Gráfico 8: Preços com estratégias de preços padrão ( = 0
Gráfico 8: Preços com estratégias de preços padrão ( = 0.7 p/ inovadores e 0.3 p/ imitadores)
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Gráfico 9: Grau de monopólio para diferentes estratégias de preço
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Gráfico 10: HHI Equivalente para diferentes estratégias de preço
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Gráfico 11: Grau de monopólio para diferentes estratégias de preço sem crescimento da demanda e sem learning by doing
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Gráfico 12: HHI Equivalente para diferentes estratégias de preço sem crescimento da demanda e sem learning by doing
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