A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Instituto de Letras - Teoria e Prática de Leitura – 2017 “O que tu tá comendo? Não sei!” - O consumismo e o valor nutricional de alimentos industrializados. Felipe A. Chevarria Ferreira, Giselle Bayan, Marjorie Moraes e Giovana N.Maraschin

2 Público Alvo Alunos do 1º ano do Ensino Médio - entre 14/15/16 anos

3 Objetivos e Justificativas
O objetivo da oficina é trazer à luz a leitura de rótulos e tabelas nutricionais, ato negligenciado por grande parte de uma sociedade baseada no consumo irresponsável de produtos alimentícios e não alimentícios. Acreditamos que conscientizar alunos em formação tanto biológica, de estrutura corporal e emocional, como em formação moral é fundamental para a construção de uma sociedade que consome mais sustentavelmente.

4 Objetivos e Justificativas
Número de alunos: 30 alunos Número de horas/aula: 4 aulas com 1h40min de duração Recursos necessários: Datashow, rótulos de alimentos diversos e reportagens sobre alimentação

5 Resultados Esperados Esperamos que os participantes construam, em conjunto, pensamento crítico sobre os benefícios e malefícios ao consumir produtos industrializados, fazendo uma reflexão a respeito da quantidade de aditivos que existem nesses alimentos.

6 Forma de Avaliação Ao longo das aulas, será avaliada a participação dos alunos nas discussões com os colegas e com a turma e o envolvimento com a criação de cartazes no trabalho final para exposição na escola.

7 “Alimentação Saudável”
Temática da aula “Alimentação Saudável”

8 Planejamento Provocação Inicial: Levar um BIS para cada participante e dizer para que comam o BIS. Após, perguntar se estava gostoso? E perguntar se eles sabem o que tem em uma unidade de BIS? Qual o valor nutricional do BIS?

9 Planejamento Pré tarefa: Separar a turma em grupos e fazer perguntas provocadoras. Após a discussão em pequenos grupos, haverá o feedback para o grande grupo.

10 Planejamento Perguntas sugeridas:
Como é o seu prato na hora do almoço? Com qual frequência que você come comidas industrializadas (qualquer tipo)? Por quê? Com qual frequência que você come frutas e saladas? Por quê?

11 Planejamento d. O que você considera uma alimentação saudável?
e. Você costuma ler a descrição dos alimentos nas embalagens? Em quais momentos? f. Você acredita que as propagandas influenciam o consumo de alimentos? Por quê?

12 Planejamento 2) Leitura de textos:
Dinâmica - separar a turma em três grupos para fazer a leitura dos textos. Cada grupo lerá o texto destinado e discutirá com base nas perguntas provocadoras. Uma pessoa do grupo ficará responsável para fazer os apontamentos relevantes da discussão. Após a leitura, cada grupo apresentará para o restante da turma aquilo que foi discutido.

13 Planejamento Textos de apoio: Texto 1: Propaganda e Alimentação

14 Perguntas de reflexão sobre o texto 1
O que são os pequenos prazeres abordados no texto? Por que as pessoas optam por comidas industrializadas? Na sua opinião, as propagandas de consumo de fast-food, guloseimas, sorvetes, refrigerantes e sucos artificiais, salgadinhos artificiais, biscoitos doces ou bolos industrializados aumentaram ou diminuíram em relação à data apresentada?

15 Perguntas de reflexão sobre o texto 1
d. De acordo com o texto, qual é o maior público para esse tipo de propagandas? Você concorda? Por quê? e. Com a regulamentação da publicidade de alimentos, o que você acha que vai mudar na vida das pessoas?

16 Planejamento Textos de apoio:
Texto 2: Alimentação Saudável e publicidade – onde está o problema?

17 Perguntas de reflexão sobre o texto 2
Por que essas propagandas são tão chamativas? Elas causam efeito no espectador? Qual? Você concorda com as atitudes das empresas sobre o modo de apresentar seu produto ao consumidor? Por quê? Qual é a estratégia das empresas na hora de fazer propaganda?

18 Perguntas de reflexão sobre o texto 2
d. Você conhece outras propagandas que têm o mesmo modelo de marketing? Quais? e. Quais são suas sugestões para conscientizar as pessoas sobre a omissão de modo de processamento das empresas?

19 Planejamento Textos de apoio:
Texto 3: Incentivo de Marketing à Alimentação e Vida Saudáveis < >

20 Perguntas de reflexão sobre o texto 3
Você concorda que as pessoas estão tendo hábitos alimentares mais saudáveis? Por quê? Você conhece a pirâmide alimentar falada no texto? Como você acha que ela é? Você já viu alguma propaganda que fale de alimentos saudáveis? Qual(is)?

21 Perguntas de reflexão sobre o texto 3
d. Você concorda que as propagandas tratam apenas do sabor dos alimentos? e. Você conhece alguma propaganda que fale das recomendações de alimentação saudável? Qual(is)?

22 Planejamento A professora levará rótulos de alimentos diversos para os alunos. Separados em grupos, eles analisarão o material entregue e identificarão os ingredientes e a tabela nutricional daquelas embalagens.

23 Planejamento Perguntas para discussão sobre embalagens:
Quais ingredientes vocês identificaram? Quais ingredientes vocês acham que são saudáveis dessas embalagens? Por quê? Em alimentos naturais, nós encontramos esses ingredientes? Por quê? O que é a tabela nutricional? Para que serve? Você sabe identificar cada parte dessa tabela?

24 Você se acha uma pessoa saudável? Por quê?
Planejamento Pergunta para o final das apresentações e para reflexão da turma: Você se acha uma pessoa saudável? Por quê?

25 Pirâmide Alimentar Como você pode adaptá-la para sua alimentação?

26 Produto Final Após reflexão da turma, os alunos serão separados em grupos para a criação de cartazes de conscientização alimentar para exposição na escola. Os alunos colocarão nos cartazes imagens de jornais e revistas que eles consideram ser tanto de alimentos saudáveis quanto não saudáveis. Em cada cartaz criado, os alunos escreverão mensagens de conscientização para os colegas da escola sobre as propagandas enganosas que têm nas mídias e como eles podem mudar essa perspectiva, baseados nas respostas feitas a partir das discussões de cada texto.


Carregar ppt "Universidade Federal do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google