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Estratégia Mercadológica
Unidade 5 Técnicas de Gestão do Público ou Mercado-alvo Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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OBJETIVO Estudar as técnicas e ferramentas estratégicas de operacionalização das estratégias mercadológicas. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Ferramentas Estratégicas de Marketing
Matriz SWOT (FOFA); Ciclo de Vida de Produtos; Matriz de Crescimento da Participação – BCG; Estratégias Genéricas; Matriz de Produto/Mercado; Plano de Marketing. Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Matriz SWOT (FOFA) Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças
Ambiente Interno Ambiente Externo Forças Oportunidades Fraquezas Ameaças Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Ciclo de Vida de Produtos
Maturidade Crescimento Declínio Introdução t Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Matriz de Crescimento da Participação – BCG
Oportunidade ou Interrogação Estrela Vaca leiteira Abacaxi ou Cachorro Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Estratégias Genéricas (Porter, 1986)
Vantagem Competitiva Unicidade observada pelo cliente Posição de baixo custo Escopo Competitivo Alvo Amplo Diferenciação Liderança no Custo Total Alvo Estreito Enfoque Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Matriz de Produto/Mercado (Expansão de ANSOF)
Produtos Atuais Novos Produtos Penetração no Mercado Desenvolvimento do Produto Clientes Atuais Desenvolvimento do Mercado Diversificação Novos Clientes Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Estratégia Mercadológica
Plano de Marketing Plano de marketing é “(...) o documento que formula um plano para comercializar produtos e serviços” Westwood (1991, p. 13). Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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Modelo Completo de Plano de Marketing
Missão da Empresa Análise Externa Histórico Ambientes Atendidos Análise das Oportunidades e Ameaças de Mercado Análise da Segmentação de Mercado Mercado-Alvo Análise Interna Visão da Empresa
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Modelo Completo de Plano de Marketing
Análise Interna Visão da Empresa Análise da Situação Análise do Comportamento do Cliente Objetivos de Marketing Estratégia de Marketing Táticas de Marketing
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Modelo Completo de Plano de Marketing
Canais de Distribuição Produto Preço Promoção Comunicação Integrada de Marketing (CIM) Programa de Marketing Resposta do mercado-alvo Métodos de Avaliação e Controle Fonte: adaptado de Ogden e Crescitelli (2007, p. 11)
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Estratégia Mercadológica
Unidade 5 Técnicas de Gestão do Público ou Mercado-alvo Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha Prof. Dr. Rudimar Antunes da Rocha
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