Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Profa.: Consuelo Holanda
Linguagens , Códigos e suas Tecnologias– História da Arte Profa.: Consuelo Holanda
4
No século IV o Império Romano dava sinais claros da queda de seu poder no ocidente, principalmente em função da invasão dos bárbaros (povos germânicos) através de suas fronteiras. Diante disso, o Imperador Constantino transferiu a capital do Império Romano para a cidade oriental de Bizâncio, que passou a ser chamada de Constantinopla. Esta mudança, ao mesmo tempo em que significava a queda do poder no ocidente, tinha o seu lado positivo, pois a localização de Constantinopla, entre o mar Negro e o mar Mármara, facilitava muito o comércio na região, fato que favoreceu enormemente a restauração da cidade, transformando-a em uma Nova Roma
5
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda Arte Bizantina: A arte Bizantina teve seu centro de difusão a partir da cidade de Constantinopla, capital do Império Romano do Oriente, e desenvolveu-se a princípio incorporando características provenientes de regiões orientais, como a Ásia Menor e a Síria.
6
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda A aceitação do cristianismo a partir do reinado de Constantino e sua oficialização por Teodósio procuraram fazer com que a religião tivesse um importante papel como difusor didático da fé ao mesmo tempo que serviria para demonstrar a grandeza do Imperador que mantinha seu caráter sagrado e governava em nome de Deus.
7
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda
8
O poder e o luxo bizantino
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Ícones Bizantinos O poder e o luxo bizantino Representação da figura humana com deformações que indicam santidade: *olhos grandes para indicar intensa vida espiritual *dedos alongados e separados para representar o gesto da benção *cabeça aureolada para mostrar santidade e hierarquia *compleição magra, nariz aquilino e abandona das regras anatômicas de representação
9
Mosaicos bizantinos: Técnica que consiste em representar a imagem com tesselas (pedaços) coloridos para formar uma imagem Bidimensionalidade Uso da perspectiva hierárquica Representação do sagrado, do poder e da riqueza
11
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda
12
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda
13
Está relacionada à religião, obedecendo a um clero fortalecido.
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Arte Bizantina: Está relacionada à religião, obedecendo a um clero fortalecido. Sendo um regime teocrático, o imperador possui também poderes espirituais mostrados em aureólas sobre suas cabeças: cesaropapismo Na verdade, o artista não teve qualquer liberdade para criar e produziu obras sacras que atendessem os critérios religiosos Entretanto, sendo uma arte que buscava interpretações de poder e de espiritualidade, não se preocupou com a simetria e a profundidade espacial
14
Arquitetura Bizantina
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte Profa.: Consuelo Holanda Arquitetura Bizantina
15
Linguagens , Códigos e Suas Tecnologias– Arte
Profa.: Consuelo Holanda
16
Arquitetura bizantina
O edifício da Catedral de Santa Sofia é resultado da união dos vários estilos das grandes construções romanas. A estrutura se assemelha a uma basílica romana, com uma forma retangular. Além da dimensão, o seu grandioso domo central, que é aqui pela primeira vez utilizado, torna-se um dos mais impressionantes atrativos e fica como símbolo maior da arquitetura bizantina. Quatro arcos formam um quadrado que sustenta pendentes de abóbadas esféricas, que, por sua vez, apoiam o imenso domo. A base deste domo é vazada por quarenta janelas em arco que permitem a entrada da luz, dando leveza à estrutura e oferecendo a ilusão de um halo celestial.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.