A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como o Império Romano chegou ao fim? Capítulo 19 Conteúdos para avaliação bimestral: capítulos 17, 18, 19 e 20.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como o Império Romano chegou ao fim? Capítulo 19 Conteúdos para avaliação bimestral: capítulos 17, 18, 19 e 20."— Transcrição da apresentação:

1 Como o Império Romano chegou ao fim? Capítulo 19 Conteúdos para avaliação bimestral: capítulos 17, 18, 19 e 20.

2 Uma nova fé : o cristianismo “ Todos os homens são irmãos e que aos bons está reservada a ressureição e a vida eterna”. Os sacerdotes judeus de Jerusalém consideraram a ideologia de Jesus uma ameaça à sua autoridade. Jesus foi preso enviado a Pôncio Pilatos – governador romano na Judeia. Foi condenado à morte.

3 Cristo – O Consagrado Jesus passou a ter apóstolos. Igrejas – comunidades dos primeiros cristãos. Pedro e Paulo divulgaram a nova religião. O Imperador Nero perseguiu os cristãos e mandou matar Pedro e Paulo. Roma tolerava as outas religiões, porém exigia respeito ao culto oficial e ao Imperador, atitudes que os cristãos negavam.

4 As crises do século III Roma viveu um período de paz armada. Porém no século III tiveram inicio as guerras de defesa dos povos bárbaros. Falta de mão de obra. Diminuição de escravos. Terremotos, alterações climáticas, epidemias, queda de produção – fatores que aumentaram a crise. Colonato – arrendamento de um pequeno pedaço de terra, em troca trabalhavam alguns dias para o proprietário da terra. Êxodo urbano – cidade cada vez mais violenta. Custo de vida cada dia mais alto.

5 Exército Legionários descontentes. Salários atrasados. Generais ofereciam dinheiro para matar imperadores – Ambição. Anarquia Militar – favoreceu a entrada dos germânicos. Decadência do Império.

6 O fim do Império romano  Imperador Diocleciano Tentou combater os bárbaros. Criou mais impostos para poder pagar o salário do Exército. Perseguiu cristãos.  Imperador Constantino – Edito de Milão: liberdade religiosa aos cristãos. – Reconheceu a religião cristã. – Mudança da capital por Constantino – parte oriental – Constantinopla.  Imperador Teodósio  Oficializou a religião cristã e proibiu os outros cultos.  Dividiu o Império entre seus filhos: Oriente e Ocidente. O Ocidente foi invadido em 476.

7 Tarefa P.239 – DOC 2 e DOC 3 e Atividades 1 e 2. P. 241 – DOC 1 e DOC 3 e Atividades 1, 2 e 3. P. 243 – DOC 1 e 2. Leitura do capítulo 20.


Carregar ppt "Como o Império Romano chegou ao fim? Capítulo 19 Conteúdos para avaliação bimestral: capítulos 17, 18, 19 e 20."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google