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Tutorial do jogo na trilha dos sentidos https://www. dropbox

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Apresentação em tema: "Tutorial do jogo na trilha dos sentidos https://www. dropbox"— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial do jogo na trilha dos sentidos https://www. dropbox

2 Na trilha dos sentidos ENCARE O DESAFIO DE DESVENDAR OS CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS.

3 instruções do jogo I - O QUIZ PODE SER JOGADO INDIVIDUALMENTE OU EM EQUIPE. PARA INICIÁ-LO, CLIQUE NA ESTRELA SOBREPOSTA À PALAVRA “INICIAR”. II - NA PRIMEIRA FASE DO JOGO, HÁ QUATRO CARTAS. POSICIONE O MOUSE SOBRE O ÍCONE ESFÉRICO AMARELO LOCALIZADO NA PARTE INFERIOR DE CADA UMA DELAS, E DÊ UM CLIQUE PARA TER ACESSO ÀS PROPOSTAS DO QUIZ. III - A TIRA E O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO SÃO OS GÊNEROS-BASE DAS PROPOSTAS. LEIA O TEXTO E CLIQUE EM UM DOS TRÊS ÍCONES ESFÉRICOS BRANCOS QUE ACOMPANHAM AS ALTERNATIVAS. CASO QUEIRA VOLTAR AO ENUNCIADO, ACIONE O ÍCONE ESFÉRICO AMARELO QUE FICA NA PARTE INFERIOR DAS PROPOSTAS.

4 Instruções do jogo IV – CADA QUESTÃO DA PRIMEIRA FASE VALE UMA CENTENA MULTIPLICADA PELO NÚMERO IDENTIFICADO NA CARTA: 1 – 100; 2 – 200; 3 – 300; COM EXCEÇÃO DA ÚLTIMA, QUE TAMBÉM VALE 300 PONTOS POR TRATAR DO MESMO ASPECTO DA TERCEIRA, ANÁLISE DISCURSIVA. V – A CADA ACERTO, REGISTRE SUA PONTUAÇÃO NA FOLHA-GABARITO, POIS OS PONTOS DEVERÃO SER CONTABILIZADOS AO FINAL DO JOGO. VI - A FIGURA DE UM ESTUDANTE APARECERÁ A CADA ACERTO PARA PARABENIZÁ-LO. EM SITUAÇÃO DE ERRO, ESSA FIGURA O MOTIVARÁ A TENTAR NOVAMENTE.

5 instruções do jogo VII - A SEGUNDA FASE, TAMBÉM COMPOSTA POR QUATRO QUESTÕES, PROPÕE RESOLUÇÃO DE ATIVIDADES DIRECIONADAS À CONSTRUÇÃO DE SENTIDO A PARTIR DOS RECURSOS IMAGÉTICOS SALIÊNCIA E ENQUADRE. TODAS AS PROPOSTAS DESSA FASE VALEM 400 PONTOS, QUE SERÃO SOMADOS À PONTUAÇÃO DA PRIMEIRA FASE, EM SITUAÇÃO DE ACERTO. VIII - VOCÊ DEVERÁ RESPONDER TODAS AS PROPOSTAS PARA CHEGAR AO PORTAL DO CONHECIMENTO. SE ACERTAR TODAS AS PERGUNTAS, CONQUISTARÁ PONTOS E CHEGARÁ AO PORTAL EM PRIMEIRO LUGAR.

6 instruções do jogo A SEGUNDA QUESTÃO DA PRIMEIRA FASE APRESENTA O CAMPO CONSULTA QUE TRAZ INFORMAÇÕES SOBRE O PERSONAGEM GARFIELD E SOBRE PRONOME. EM SITUAÇÃO DE ACERTO, CADA ESTRELINHA CONQUISTADA EMITIRÁ UM SOM MOTIVACIONAL. PARA QUE ISSO OCORRA, BASTA CLICAR SOBE ELA. SITUAÇÃO SEMELHANTE OCORRERÁ, TAMBÉM, NO PORTAL DO CONHECIMENTO. A QUARTA QUESTÃO DA PRIMEIRA FASE E A PRIMEIRA DA SEGUNDA FASE APRESENTAM O MESMO TEXTO. BOM JOGO!

7 INICIAR

8 SIGA A SEQUÊNCIA I IV III II

9 1 IMAGEM REPRODUZIDA DO ENEM DISPONÍVEL EM: <

10 Sobre a tira é correto afirmar que:
1. Mafalda, mediante associação imediata, conseguiu compreender o significado da expressão “indicador de desemprego” adequadamente. 2. Mafalda atribuiu sentido inadequado à palavra “indicador”, por associá-la a um gesto reconhecido socialmente como típico de patrões autoritários, o de direcionar o dedo indicador sobre o funcionário como demonstração de superioridade. 3. O indicador de desemprego serve para avaliarmos a conduta dos patrões; ou seja, se eles são autoritários ou não com os funcionários. VOLTAR

11 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
Prossiga e clique na segunda carta. 100

12 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

13 2 CONSULTA IMAGEM REPRODUZIDA DO ENEM DO Disponível em: <

14 Você conhece o garfield?
Garfield é um gato muito popular nas histórias em quadrinhos, nas tiras e nos desenhos. É uma criação de Jim Davis, que deu esse nome a ele para homenagear seu avô, James Garfield Davis. Bem, você já foi apresentado ao Garfield; agora para responder a próxima pergunta, precisará lembrar que o pronome faz referência a um nome explícito ou não no texto. Volte à atividade e encare o desafio de respondê-la. Boa sorte!

15 Na expressão “amarre-as”, garfield faz referência:
1. Às cintas. 2. Às estratégias para perder peso. 3. Às banhas. VOLTAR

16 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
100 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela! Prossiga e clique na terceira carta. 200

17 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

18 3 IMAGEM REPRODUZIDA DO EXAME SELETIVO INSPER Disponível em: < Acesso em 11/06/2016.>

19 A condição do personagem em se reconhecer invisível se dá pelo fato:
1. De não ser percebido socialmente como um cidadão. 2. De possuir superpoderes como os super-heróis. 3. De ele querer demonstrar uma condição social superior a do colega. VOLTAR

20 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
100 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela! Prossiga e clique na quarta carta. 200 300

21 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

22 4 IMAGEM REPRODUZIDA DO ENEM DISPONÍVEL EM: < >

23 1. Indignada, expressa pelos discursos diretos.
A tira denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento demonstra uma atitude: 1. Indignada, expressa pelos discursos diretos. 2. Alienada, expressa pela aceitação da realidade. 3. Crítica, expressa pelas ironias verbais e imagéticas. QUESTÃO, ADAPTADA, DO ENEM DISPONÍVEL EM: < > VOLTAR

24 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
100 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela! 200 300 300

25 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

26 Parceiro(a), você conseguiu concluir a primeira fase, parabéns!
Responda todas as propostas da segunda fase para chegar ao Portal do Conhecimento. Boa sorte!

27 SIGA A SEQUÊNCIA I IV III II

28 1 IMAGEM REPRODUZIDA DO ENEM DISPONÍVEL EM: < >

29 A tira está transmitindo através da combinação verbo-visual uma mensagem:
1. Ambígua, tendo em vista que possibilita dupla interpretação. 2. Irônica, uma vez que a afirmação expressa pelos retângulos é contrária ao comportamento das personagens. 3. Incoerente, pois não há sentido lógico na informação. VOLTAR

30 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

31 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
Prossiga e clique na segunda carta. 400

32 2 QUESTÃO 109 DO ENEM, 2013 (Adaptada e disponível em: < Acesso em: 11/06/2016>

33 Na tira é possível perceber que o produtor destacou algumas imagens sobre as demais. Com o uso desse recurso, podemos inferir que: 1. Os traços gráficos presentes na cabeça do barco vikings expressam desânimo. 2. A saliência reforça a mensagem de perigo iminente, representada pela quantidade de tubarões e pela presença da rocha. 3. Os tripulantes notaram a presença da rocha pelo comportamento dos tubarões. VOLTAR

34 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

35 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
Prossiga e clique na terceira carta. 400 400

36 DICIONÁRIO AURÉLIO 3 IMAGEM REPRODUZIDA DA PROVA DA UNICAMP DISPONÍVEL EM:educacao.globo.com/portugues/assunto/recursos.../ambiguidade-e-polissemia.html

37 1. Ironia. 2. Duplo sentido. 3. Crítica. VOLTAR
O produtor do anúncio publicitário, pela integração dos elementos verbais e visuais, gerou: 1. Ironia. 2. Duplo sentido. 3. Crítica. VOLTAR

38 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

39 Parabéns, parceiro(a), você ganhou uma estrela!
Prossiga e clique na quarta carta. 400 400 400

40 4 IMAGEM REPRODUZIDA DO EXAME SELETIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, UFV. DISPONÍVEL EM: < >

41 Sobre o anúncio de uma empresa de produtos alimentícios de linha light, o enquadramento da modelo, com as pernas a mostra, na parte superior do anúncio; e a saliência presente no código escrito, letras maiúsculas em destaque, é possível inferir que: 1. O anúncio sugere ao público feminino o consumo dos produtos light da empresa como recomendação para emagrecer e, consequentemente, possibilidade de usar saia sem restrições. 2. O anúncio sugere que as mulheres acima do peso decidam o que usar, calça, saia ou vestido. 3. O anúncio faz uma crítica às mulheres magras que costumam usar mais calça do que saia. VOLTAR

42 O caminho não é esse, parceiro(a), tente novamente!

43 Parabéns, parceiro(a)! Você conseguiu chegar ao Portal dos sentidos!
400 Parabéns, parceiro(a)! Você conseguiu chegar ao Portal dos sentidos!

44 PORTAL DO CONHECIMENTO
CLIQUE NA ESTRELINHA

45 OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO !
PARABÉNS! OBRIGADA PELA PARTICIPAÇÃO ! CLIQUE NA ESTRELINHA

46 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO
CRÉDITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS PRODUÇÃO: Adriana da Silva Araújo Inácio ORIENTAÇÃO: Profª Drª: Isabel Cristina Michelan de Azevedo


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