A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL"— Transcrição da apresentação:

1 PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
FONTE: Alunos participantes:

2 Para o PISA, o letramento em leitura significa
Compreender, usar, refletir sobre e envolver-se com os textos escritos, a fim de alcançar um objetivo, desenvolver conhecimento e potencial e participar da sociedade.

3 Escala de proficiência em leitura:

4 Nível 6 – nível mais alto •Fazer múltiplas inferências e comparações.
•Demonstrar detalhadamente a compreensão de um ou mais textos, com possível integração das informações de mais de um texto. •Lidar com ideias desconhecidas, na presença de informações contrastantes, e que possam gerar categorias abstratas de interpretação. •Levantar hipóteses ou avaliar criticamente um texto complexo ou um tópico que não lhe seja familiar. •Analisar cuidadosamente detalhes imperceptíveis dos textos.

5 Nível 5 •Localizar e organizar várias partes de informações embutidas no texto, deduzindo quais informações são relevantes. •Avaliar criticamente, levantar hipóteses, com base em conhecimento especializado. •Compreender completa e detalhadamente um texto cujo conteúdo ou forma não seja familiar. •Lidar com conceitos contrários às expectativas.

6 Nível 4 •Localizar e organizar várias partes de informações embutidas no texto. •Interpretar o significado de nuances de linguagem em uma parte do texto, levando em consideração o texto como um todo. •Compreender e aplicar categorias em um contexto pouco familiar. •Utilizar conhecimento formal ou púbico para levantar hipóteses e avaliar criticamente um texto.

7 Nível 3 •Integrar as várias partes de um texto a fim de identificar uma ideia principal, entender uma relação ou interpretar o significado de uma palavra ou uma frase. •Comparar, contrastar ou estabelecer categorias. •Identificar informação não evidente, informações concorrentes, ideias contrárias à expectativa ou formuladas de forma negativa. •Estabelecer conexões, comparações e explicações. •Demonstrar compreensão apurada do texto com relação a conhecimentos que fazem parte da vida cotidiana.

8 Nível 2 •Localizar uma ou mais informações que podem demandar inferência e devem atender a diversas condições. •Reconhecer a ideia principal de um texto, entender as relações ou interpretar o significado dentro de uma parte delimitada do texto quando as informações não aparecem em destaque. •Estabelecer comparações ou contrastes com base em uma única característica no texto. •Estabelecer conexões entre o texto e conhecimentos externos, baseando-se em experiências e atitudes pessoais.

9 Nível 1a •Localizar uma ou mais informações independentes enunciadas de maneira explícita. •Reconhecer o assunto principal ou o objetivo do autor em um texto sobre um tema conhecido. •Estabelecer uma conexão simples entre a informação contida no texto e conhecimentos da vida cotidiana.

10 Nível 1b – Nível mais simples
•Localizar apenas uma informação explícita posicionada de forma facilmente observável em um texto curto, de sintaxe simples, em um contexto familiar, tais como uma narrativa ou uma simples lista. •Fazer conexões simples entre trechos de informação colocados lado-a- lado.

11 No Brasil, 51% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Leitura.

12 Pontos fracos do Brasil:
Lidar com textos da situação pública (textos e documentos oficiais, notas públicas e notícias); Itens com textos no formato combinado, caracterizados pela junção de parágrafos em prosa e listas, gráficos, tabelas ou diagramas; Itens que envolvem o aspecto integrar e interpretar.

13 Pontos fortes do Brasil:
Lidar com textos representativos de situação pessoal ( s, mensagens instantâneas, blogs, cartas pessoais, textos literários e textos informativos); Itens com textos contínuos, definidos por sua organização em orações e parágrafos, e típicos em textos argumentativos, contos e romance; Itens que envolvem o aspecto localizar e recuperar informação

14 RESULTADO POR REDE DE ENSINO
Desempenho médio dos estudantes brasileiros em leitura REDE MUNICIPAL : 325 PONTOS (N= ) REDE ESTADUAL: 402 PONTOS (N= ) REDE PARTICULAR: 493 PONTOS (N= ) REDE FEDERAL: 528 PONTOS (N=38.470)


Carregar ppt "PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google