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Desenvolvimento de Estratégia Logística

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento de Estratégia Logística"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de Estratégia Logística

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9  REDES LOGÍSTICAS Rede Logística é a representação física dos pontos de origem de destino da mercadoria de forma a possibilitar a utilização do sistema logístico ao seu todo. O desenho da rede logística pode ser definido como um conjunto de nós (pontos de origem ou destinos)que devem ser atendidos através de ligações ( modos de transporte existentes) nas quantidades preestabelecidas, etc...  A localização de instalações na rede logística é a maior questão estratégica, pois os custos de operações logísticas variam de 8 a 30 por cento dos custos de vendas para as empresas em todo o mundo, e a decisão de localização afeta diretamente este número.

10 O problema de localização de rede logística envolve várias decisões, dentre elas: 
A política de estoques;  O nível de serviço ao cliente;  Pontos de armazenagem definidos (quantidade e tamanho);  Seleção de modais de transporte, etc.

11 RBV CAPACIDADES DINAMICAS

12 CAPACIDADE DINÂMICA É a capacidade adaptativa da firma frente ao dinamismo do ambiente, ou seja, como as organizações podem alcançar e sustentar vantagens competitivas em um ambiente em mutação

13 Wang e Ahmed (2007) colocam ainda que existem três elementos componentes das capacidades dinâmicas:

14 Capacidade adaptativa: é a habilidade da empresa em identificar e capitalizar as oportunidades emergentes de mercado. A capacidade adaptativa reforça a habilidade da organização em se adaptar no tempo certo por meio de flexibilidade dos recursos e alinhamento de seus recursos e suas capacidades com mudanças ambientais.

15 Capacidade absortiva: é a habilidade da empresa em reconhecer o valor de novas informações externas, assimilá-las e aplicar isso para fins comerciais, sendo que a habilidade de avaliar e utilizar conhecimento externo ocorre largamente em função do nível anterior de conhecimento. Isso significa que a capacidade absortiva de uma organização é função de sua trajetória ao longo do tempo. A capacidade absortiva realça a importância de obter conhecimento externo, combiná-lo com conhecimento interno e absorve-lo para uso interno da organização.

16 Capacidade de inovação: é a habilidade da empresa em desenvolver novos produtos e mercados por meio da orientação do alinhamento estratégico para comportamentos e processos de inovação.

17 Wang e Ahmed (2007) colocam que existem quatro níveis de formação de capacidades dinâmicas (Figura 1):

18 Nível 0 - Recursos e capacidades: os recursos e suas capacidades constituem os fundamentos da firma e são os elementos de nível zero na hierarquia. Embora recursos valiosos, raros, inimitáveis e não substituíveis possam constituir elementos de vantagem competitiva, segundo esses autores, em mercados dinâmicos, essa vantagem não persiste ao longo do tempo. Por isso esses recursos não podem constituir uma fonte de vantagem competitiva sustentável; Nível 1 - Capacidades comuns: são as capacidades que fazem com que a organização seja capaz de produzir seus produtos ou executar seus serviços através da combinação de recursos capacidades;

19 Nível 2 - Capacidades-chave: são conjuntos de recursos e capacidades organizacionais fazem com que a organização apresente vantagem competitiva num dado momento. Nível 3 - Capacidades dinâmicas: sempre existe a possibilidade de que as capacidades chave de uma empresa se tornem obsoletas. Mas se a empresa tem a capacidade de perseguir a renovação, reconfigurar e recriar (se reinventar) seus recursos, suas capacidades comuns e suas capacidades chave, então essa capacidade, que é de terceira ordem, é uma capacidade dinâmica.

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21 Os recursos de uma firma podem ser classificados em:
Capital físico: tecnologia, equipamentos, localização geográfica ou acesso a matéria-prima. Capital humano: a capacidade intelectual e de relacionamento que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes ou os trabalhadores de maneira geral. Capital organizacional: diz respeito a estrutura formal da empresa, a forma como ela se organiza, suas ferramentas de controle, seus sistemas de coordenação e as relações informais entre os grupos. A utilização destes recursos de forma diferenciada por uma determinada empresa pode fazer com que ela obtenha vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

22 Um dos autores principais desta escola é Jay Barney, que enumera quatro características que os recursos devem ter para que se tornem fonte de vantagem competitiva sustentável. Valor. Raridade. Dificuldade de imitar. Dificuldade para substituir.

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27 Você, por favor, poderia me dizer para onde devo ir a partir daqui?
Isso depende principalmente de até onde você pretende chegar.

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30 Base do Modelo Canvas.

31 Gerar valor? Está diretamente ligado ao senso de utilidade, benefício e satisfação de desejos (nem sempre explícitos) que a compra de um produto ou serviço trará. A percepção de valor pelo cliente é difícil de ser mensurada, pois trata de aspectos pessoais, emocionais como crenças, paradigmas internos, ambições, expectativas e experiências vividas.

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36 Alexander Osterwalder

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