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PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local

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Apresentação em tema: "PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local"— Transcrição da apresentação:

1 PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local
Instrumentos Gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva nas micro e pequenas empresas associadas à AJET e Acivale Jovem Universidade do Sul de Santa Catarina

2 PRODEL Sumário 7. Justificativa 8. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC
Universidade do Sul De Santa Catarina 8. Objetivo Geral 1. Art. 170/CE/SC 9. Objetivos Específicos 2. Leis complementares 10. Metodologia 3. Legislação: Atividade de Extensão 11. AJET e ACIVALE Jovem 4. Atividade de Extensão na Unisul 12. Resultados Esperados 5. Etapas 13. Cronograma 6. Justificativa 14. Bibliografia

3 PRODEL Art. 170/CE/SC Legislação
DA EDUCAÇAO, CULTURA E DESPORTO - ENSINO SUPERIOR DA CONSTITUIÇÃO DO ESTADO, Art. 170 [TEXTO INTEGRAL] Art. 170 — O Estado prestará, anualmente, assistência financeira as fundações educacionais de ensino superior instituídas por lei municipal. Parágrafo único - Os recursos relativos a assistência financeira: I — não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino; II — serão repartidos entre as fundações de acordo com os critérios fixados na lei de diretrizes orçamentárias. EC/15 Art. 1º O art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina passa a vigorar com a seguinte redação: “Art O Estado prestará anualmente, na forma da lei complementar, assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de educação superior legalmente habilitadas a funcionar no Estado de Santa Catarina. Parágrafo único. Os recursos relativos à assistência financeira não serão inferiores a cinco por cento do mínimo constitucional que o Estado tem o dever de aplicar na manutenção e no desenvolvimento do ensino.” Ver: LC 281/05 Legislação Universidade do Sul De Santa Catarina

4 PRODEL Leis complementares
O Art. 170/CE/SC é um recurso financeiro, oferecido em forma de bolsas de estudo pelo Governo do Estado de Santa Catarina, de acordo com as Leis Complementares nº 281/2005, 296/2005 e 420/2008, concedido aos alunos economicamente carentes. O governo repassa os recursos para as Universidades não públicas, ficando sob responsabilidade destas a organização, divulgação e critérios do processo seletivo das Bolsas do Art. 170/CE/SC. Legislação Universidade do Sul De Santa Catarina

5 PRODEL Legislação: Atividade de Extensão
A Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005 do Estado de Santa Catarina regulamenta o art. 170, os arts. 46 a 49 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, da Constituição Estadual e estabelece algumas providências chaves para o entendimento do PRODEL: O artigo 2, inciso V estabelece: - a obtenção ou a renovação do benefício pelo aluno ficará vinculado à participação em programas e projetos sociais, com visão educativa, propostos pelas universidades em seus projetos de extensão aprovados pelo conselho de desenvolvimento regional, comprovando 20 (vinte) horas semestrais. Universidade do Sul De Santa Catarina

6 PRODEL Atividade de Extensão na Unisul
No Campus Sul da Unisul, todos os bolsistas,tanto calouros como formandos, devem cumprir as 20 horas de atividades extensionistas no PRODEL, como exige a Lei. Programa de Desenvolvimento Local Universidade do Sul De Santa Catarina

7 Etapas Módulo I Módulo II PRODEL Etapa 1 - Inscrição
Universidade do Sul De Santa Catarina Etapas Módulo I Módulo II Etapa 1 - Inscrição 1 6 Etapa 6 - Autoavaliação Organização Etapa 2- 1º Encontro 2 7 Etapa 7 - Intervenção 3 Etapa 3 - Leitura Etapa 8 - Relatório 8 Etapa 4 - Equipe 4 9 Etapa 9 ~ Comprovante 5 Etapa 5 ~ 2º Encontro

8 PRODEL Justificativa Os empreendimentos historicamente buscam por excelência e por diferenciais nesse competitivo mercado globalizado. Contudo muitas empresas (especialmente as pequenas), tem dificuldade de acompanhar o ritmo acelerado do mercado, pecando muitas vezes na área de gestão e tecnologia. Justificativa Universidade do Sul De Santa Catarina

9 PRODEL Justificativa Buscar instrumentos que atendam ao processo de gestão organizacional torna-se essencial para a permanência das empresas no mercado. Instrumentos que demonstram a situação da empresa e apresentam indicadores que possibilitam a tomada de decisões sobre o rumo da empresa e de ações corretivas contra eventuais problemas e ineficiências do processo organizacional (RAUPP; MARTINS; BEUREN, 2006, p. 121). Justificativa Universidade do Sul De Santa Catarina

10 PRODEL Objetivo Geral Aplicar instrumentos gerenciais para a consolidação da estratégia competitiva em empresas de micro e pequeno porte associadas à AJET e ACIVALE Jovem. . Objetivo Geral Universidade do Sul De Santa Catarina

11 PRODEL Objetivos Específicos
a) Sensibilizar as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem quanto à importância da utilização dos principais instrumentos gerenciais. b) Realizar oficina sobre os principais instrumentos gerenciais utilizados nas empresas de micro e pequeno porte. c) Realizar oficina sobre estratégias competitivas voltadas para micro e pequenas empresas. d) Identificar os principais instrumentos gerenciais utilizadas pelas empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem. e) Propor instrumentos gerenciais para a realidade das empresas estudadas, na forma de seminário. g) Socializar os resultados para todas as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem h) Disponibilizar para a AJET e ACIVALE Jovem os instrumentos gerenciais propostos. Objetivos Específicos Universidade do Sul De Santa Catarina

12 PRODEL Metodologia A seguir as etapas do projeto:
1- Apresentar o projeto para os alunos do Prodel e para o extensionista. 2- Capacitar os alunos do Prodel e o extensionista. 3 - Apresentar o projeto para a AJET e ACIVALE Jovem 4 - Sensibilizar as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem quanto à importância da utilização dos principais instrumentos gerenciais. 5 - Realizar oficina sobre os principais instrumentos gerenciais utilizados nas empresas de micro e pequeno porte. 6 - Realizar oficina sobre estratégias competitivas voltadas para micro e pequenas empresas do comércio local. 7 - Identificar os principais instrumentos gerenciais utilizadas pelas empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem. 8 - Propor instrumentos gerenciais para a realidade das empresas estudadas, na forma de seminário. 9 - Socializar os resultados para todas as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem 10 - Disponibilizar para a AJET os instrumentos gerenciais propostos. Metodologia Universidade do Sul De Santa Catarina

13 Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão AJET
PRODEL Associação de Jovens Empreendedores de Tubarão AJET A AJET é a primeira entidade de Santa Catarina do segmento jovem empreendedor e uma das mais antigas do Brasil. Fundada em 1988 foi criada para propiciar ao empreendedor jovem um canal de interlocução com a comunidade civil de forma ativa. Os objetivos iniciais foram alcançados e várias personalidades se formaram nos quadros da AJET. Atualmente os pleitos da associação estão voltados à formação de lideranças preparadas aos desafios sociais e profissionais impostos pela sociedade global (AJET, 2015). AJET Universidade do Sul De Santa Catarina

14 PRODEL ACIVALE JOVEM A ACIVALE funciona desde o dia 8 de outubro de 1993, é reconhecida e respeitada pelo seu desempenho, sendo considerada uma das associações mais atuantes de Santa Catarina, sendo indispensável para o desenvolvimento organizado. A entidade surgiu para defender os interesses da classe comercial, industrial e de prestadores de serviços da região do Vale de Braço do Norte, iniciando suas atividades com 15 associados. A ACIVALE Jovem é um núcleo de jovens empreendedores dentro da ACIVALE, foi criado em 2014 e tem como objetivo estimular o empreendedorismo entre jovens no Vale do Braço do Norte. Atualmente conta com 30 associados (ACIVALE 2016). AJET Universidade do Sul De Santa Catarina

15 PRODEL Resultados Esperados Espera-se com esse projeto:
a) contribuir para a inovação no processo de gestão das micro e pequenas empresas, gerando informações que auxiliem os gestores na gerência dos negócios. b) contribuir para o aumento do índice de sobrevivência dos pequenos negócios e consequentemente para o desenvolvimento regional. c) contribuir para a competitividade dos pequenos negócios. d) permitir uma formação integral aos alunos envolvidos, pois além da técnica trabalhada em sala de aula eles poderão exercer a sua cidadania. e) contribuir para fortalecer as competências empreendedoras e o desenvolvimento local. . Resultados Universidade do Sul De Santa Catarina

16 Professores, estagiário e alunos do Prodel
Etapas Responsáveis Meses abr mai jun jul ago set out nov dez jan fev Apresentar o projeto para os alunos do Prodel e para o extensionista. Professores X Capacitar os alunos do Prodel e o extensionista. Apresentar o projeto para a AJET e ACIVALE Jovem Professores, estagiário e alunos do Prodel Sensibilizar as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem quanto à importância da utilização dos principais instrumentos gerenciais. Realizar oficina sobre os principais instrumentos gerenciais utilizados nas empresas de micro e pequeno porte. Realizar oficina sobre estratégias competitivas voltadas para micro e pequenas empresas do comércio local. Identificar os principais instrumentos gerenciais utilizadas pelas empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem Propor instrumentos gerenciais para a realidade das empresas estudadas, na forma de seminário. Socializar os resultados para todas as empresas associadas à AJET e ACIVALE Jovem Disponibilizar para a AJET e ACIVALE Jovem os instrumentos gerenciais propostos. Item

17 PRODEL Bibliografias Bibliografias
ATKINSON, Antony et al.. Contabilidade gerencial. São Paulo: Atlas, 2000. FERRAZ, J. C.; KUPLER, D.; HAGUENAUER, L. Made in Brazil: desafios competitivos para a indústria. Rio de Janeiro: Campus, 1997. GOMES, Josir S.; SALAS, Joan M.. Controles de gestão: uma abordagem contextual e organizacional. São Paulo: Atlas, 1999. PORTER, M. Competição on competition: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999 DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando idéias em negócios. 4ª. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2012. ACHIZAWA, Takeshy; FARIA, Marília de Sant'Anna. Criação de novos negócios: gestão de micro e pequenas empresas. 2. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2004. SEBRAE Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. As 40 perguntas mais frequentes dos empresários. São Paulo: Fevereiro/2008. Disponível em: Acesso em: RAUPP, Fabiano Maury.MARTINS, Samuel João. BEUREN. Ilse Maria. Utilização de controles de gestão nas maiores indústrias catarinenses. Revista de Contabilidade e Finanças – USP, São Paulo, n. 40, p. 120 – 132, Jan./Abr . Bibliografias Universidade do Sul De Santa Catarina

18 PRODEL 2017 Programa de Desenvolvimento Local
Gerência de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação, Extensão e Inovação Universidade do Sul de Santa Catarina


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