A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE"— Transcrição da apresentação:

1 LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE
CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

2 A concordância nominal integra a parte da sintaxe que envolve a combinação de palavras associadas a substantivos (nomes).

3 Podemos, portanto, definir, que a concordância nominal é o princípio sintático de acordo com o qual toda palavra variável associada ao substantivo deve ser flexionada para a ele se adaptar. O adjetivo concordou apenas com "mecânico". Mas deve-se entender que o mais ADEQUADO seria concordar com AMBOS, para expressar maior CLAREZA ao enunciado.

4 Subdivisão de nossos estudos
REGRA GERAL CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS Casos específicos

5 REGRA GERAL

6 No segundo jogo sofremos outra derrota vergonhosa.
numeral pronome adjetivo SUBSTANTIVO SUBSTANTIVO A palavra básica dos mecanismos de concordância nominal é o substantivo, e a ele se associam as palavras de outras classes gramaticais. Toda palavra que se associa a um substantivo concorda com ele em gênero (masculino e feminino) e número (singular e plural).

7 As duas sondas estão a distâncias inimagináveis de nosso planeta.
numeral adjetivo pronome artigo SUBSTANTIVO SUBSTANTIVO SUBSTANTIVO

8 COM VÁRIOS SUBSTANTIVOS
CONCORDÂNCIA DE ADJETIVO COM VÁRIOS SUBSTANTIVOS

9 Sequências morfossintáticas
adjetivo + substantivo + substantivo Substantivo + substantivo adjetivo O adjetivo, ao se associar a MAIS de um substantivo, poderá ser ANTE ou POSPOSTO à série de substantivos.

10 Sequências sintáticas
adjetivo + substantivo + substantivo Substantivo + substantivo adjetivo Função sintática do adjetivo: adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto) A posição do adjetivo: antes ou depois dos substantivos da série. O adjetivo, ao se associar a MAIS de um substantivo, poderá ser ANTE ou POSPOSTO à série de substantivos. Nessas sequências, a concordância do adjetivo com os substantivos da série dar-se-á de acordo com a POSIÇÃO e/ou a FUNÇÃO SINTÁTICA do DETERMINANTE.

11 Adjetivo na função de adjunto adnominal

12 1. Adjetivos ANTES de substantivos
Longínquos planetas e civilizações talvez recebam as mensagens da Terra. Longínquas civilizações e planetas talvez recebam as mensagens da Terra. O adjetivo concordará apenas com o PRIMEIRO substantivo da série. CONTUDO, a característica será atribuída a TODOS OS SUBSTANTIVOS com os quais o determinante se associa.

13 1. Adjetivos ANTES de substantivos
Na adolescência, ele viveu ingênuas paixões e romances. Ler, na biblioteca, sempre os velhos jornais e revistas foi um de seus passatempos preferidos. O adjetivo posiciona-se antes dos substantivos, por isso, a concordância tão-somente com o primeiro (“paixões” e “jornais”). Entretanto, semanticamente, deve-se compreender que tanto “as paixões quanto os romances eram ingênuos”, assim como “os jornais e as revistas eram velhos”.

14 2. Adjetivos DEPOIS de substantivos
Gritos e música estranhos vinham do casarão. Gritos e música estranha vinham do casarão. O adjetivo poderá, nesses casos, concordar com AMBOS os substantivos, bem como APENAS com o mais próximo.

15 2. Adjetivos DEPOIS de substantivos
Os dois amigos conseguiram guincho e mecânico gratuitos. Os dois amigos conseguiram guincho e mecânico gratuito. Semanticamente, o princípio é o mesmo do item anterior (“adjetivo antes dos substantivos”): a característica expressa pelo DETERMINANTE é atribuída a TODOS OS SUBSTANTIVOS DA SÉRIE. Nesse sentido, no slide anterior tanto “os gritos quanto as músicas eram estranhos”, assim como neste “o guincho e o mecânico são gratuitos”.

16 2. Adjetivos DEPOIS de substantivos
Ele comprou meias, terno e bermuda brancos. Ela adora salada e carne suína. Quando o adjetivo concorda, OPCIONALMENTE, com TODOS OS SUBSTANTIVOS, ele vai sempre para o PLURAL; quanto ao gênero, vai para o MASCULINO se qualquer um dos SUBSTANTIVOS for MASCULINO. Nesse caso, por uma questão de coerência, o adjetivo deve ficar apenas no singular, assim como sua aplicação se dá apenas ao substantivo “carne”.

17 Adjetivo na função de predicativo

18 “Ultimamente as pessoas andam cansadas.”
Relembrando... PREDICATIVO DO SUJEITO: expressão que, no predicado, indica uma característica do sujeito. “Ultimamente as pessoas andam cansadas.” Predicativo do sujeito Para haver predicativo do sujeito, é preciso haver verbo de ligação (ser, andar, parecer, ficar, continuar, estar, permanecer, tornar-se, passar, virar, persistir, acabar).

19 1. Adjetivo ANTES dos substantivos
Ainda estavam nítidos em sua memória o sorriso e as palavras da irmã. Ainda estava nítido em sua memória o sorriso e as palavras da irmã. Indiferentemente, o PREDICATIVO (adjetivo) poderá concordar com APENAS o primeiro NÚCLEO DO SUJEITO (substantivo) ou com ambos (desde que no plural).

20 1. Adjetivo ANTES dos substantivos
Verbo de ligação no singular Predicativo no singular Verbo de ligação no plural Predicativo no plural A lógica é a mesma aplicada a quando há uma série de adjetivos funcionando como adjuntos adnominais (concordância com o elemento mais próximo ou com todos no plural).

21 1. Adjetivo ANTES dos substantivos
A juventude mantém acesas as esperanças e os sonhos. A juventude mantém acesos as esperanças e os sonhos. O adjetivo antes da série de substantivos poderá concordar APENAS com o PRIMEIRO ou com AMBOS no plural. Caso um deles seja MASCULINO, a concordância no PLURAL deverá seguir no MASCULINO. A e B. Adjetivos nas funções de predicativo do objeto.

22 2. Adjetivo DEPOIS dos substantivos
O sorriso e as palavras estavam ainda nítidos em sua memória. A chuva fria deixou a praça e o parque vazios. Nesse caso, o adjetivo tem de, necessariamente, concordar com todos os substantivos no PLURAL. Adjetivo na função de predicativo do sujeito. Adjetivo na função de predicativo do objeto.

23 DE CONCORDÂNCIA NOMINAL
OUTROS CASOS DE CONCORDÂNCIA NOMINAL

24 Outros casos de concordância nominal
Concordância ideológica (silepse); Palavras “obrigado”, “incluso” e “anexo”; Palavras “meio”, “mesmo”, “caro”, “barato” e “só”; Expressões como “é bom”, “é proibido”, “é necessário”.

25 A. SILEPSE SILEPSE DE GÊNERO (uma das palavras no feminino e outra no masculino). Sua Excelência, o prefeito, não estaria interessado nesse projeto? Com a chuva, a gente sempre acaba ficando preso no trânsito. silepse de gênero silepse de gênero Silepse ou concordância ideológica: consiste em estabelecer a concordância entre palavras levando em conta uma DETEMINADA IDEIA SUBENTENDIDA em uma delas e NÃO as formas gramaticais dessas palavras. Na expressão “sua excelência”, está contida uma ideia de masculino, por isso, a concordância do predicativo (adjetivo) se dá nesse gênero. Na. Na expressão “a gente”, está contida uma ideia de feminino, por isso, a concordância do predicativo (adjetivo) se dá nesse gênero.

26 B. “Obrigado”, “incluso” e “anexo”
A garotinha disse: “obrigada.” / A1. Muito obrigado, disse ele. B. A multa está inclusa aqui? / B1. As multas estão inclusas aqui? C. A cópia veio anexa ao contrato. / C1. As cópias vieram anexas ao contrato. Essas 3 palavras, por serem adjetivos, são variáveis. Logo, deverão concordar com a palavra a que se associam. “Garotinha-obrigada”, “multa-inclusa” e “cópia-anexa”.

27 B. Observação: “em anexo”
A. A prova está em anexo ao . B. As provas estão em anexo ao . Locução adverbial Locução adverbial A expressão “em anexo” é uma locução adverbial; logo, é invariável.

28 C. “Meia”, “mesmo” e “bastante”
VARIÁVEL INVARIÁVEL Sem meias palavras, ele discursou. No início da manhã, as pessoas ficam meio irritadas. Os jogadores mesmos assumiram a culpa pela derrota. As alunas conseguiriam mesmo organizar uma festa? Ontem, bastantes alunos participaram do debate. Ela tem motivos bastantes para reclamar. Ao final da corrida, as atletas estavam bastante cansadas. Adjetivo/numeral Advérbio Advérbio Adjetivo/pronome Pron. Indefinido (= muitos) Advérbio Adjetivo (= suficientes) VARIÁVEL: vocábulos associados a substantivos. INVARIÁVEL: advérbios.

29 C. “Caro”, “barato” e “só”
VARIÁVEL INVARIÁVEL Elas se recusam a usar roupas baratas. Essas roupas custaram barato. Os namorados queriam ficar sós no restaurante. Eles trarão só os documentos. Aqueles livros são muito caros. Os pais pagam muito caro pelos livros dos filhos. Advérbio Adjetivo Adjetivo (=sozinhos) Advérbio (=apenas) Adjetivo Advérbio VARIÁVEL: vocábulos associados a substantivos. INVARIÁVEL: advérbios.

30 D. Expressões com “verbo ser” + “adjetivo”
É proibida a entrada A1. É proibido entrada de estranhos. Essa água é boa para a saúde B1. Água é bom para saúde. Substantivo COM determinante Substantivo SEM determinante Expressões “é proibido”/ “é bom”. Com determinante: o adjetivo CONCORDA em GÊNERO e NÚMERO com o substantivo a que se associa. Sem determinante: o adjetivo fica INVARIÁVEL (“tipo” um advérbio).

31 Obrigado, pessoal. Não esqueçam de acessar o site da escola para fazer o download deste arquivo!


Carregar ppt "LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google