A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCORDÂNCIA NOMINAL. Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes:"— Transcrição da apresentação:

1 CONCORDÂNCIA NOMINAL

2 Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes: adjetivo pronome adjetivo numeral artigo particípio

3 I - REGRA GERAL: Os determinantes (particípio, adjetivo, pronome adjetivo, numeral e artigo) concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Exemplo: Os controles remotos das duas TVs de minha casa estão quebrados. plural - plural

4 MAIS DE UM VOCÁBULO DETERMINADO A concordância pode ser: A) CONCORDÂNCIA GRAMATICAL O adjetivo concorda com os dois substantivos. Exemplo: Ganhei uma TV e um DVD novos B) CONCORDÂNCIA ATRATIVA O adjetivo pode se referir aos dois substantivos ou ao mais próximo, mas concorda apenas com o mais próximo. Exemplo: Ganhei um TV e uma câmera nova. Ganhei um DVD e uma TV nova.

5 SUBSTANTIVO DETERMINADO POR MAIS DE UM ADJETIVO. Os adjetivos concordam com o substantivo. Exemplo As novelas eram longas e chatas.

6 ADJETIVO SE REFERE A SUBSTANTIVOS DE GÊNEROS DIFERENTES. a) O adjetivo fica no masculino. Exemplo: Os filmes e as novelas longos e cansativos b) Ou pode concordar com o mais próximo Exemplo: Os filmes e as novelas longas e cansativas

7 II – CASOS ESPECIAIS A)É BOM, É NECESSÁRIO, É PROIBIDO, É PRECISO Se o sujeito tiver sentido genérico, não varia Exemplo: É preciso paciência. Sobremesa é bom. É proibido entrada de animais. É necessário entrar. Se o sujeito for precedido de artigo ou outro determinante (pronome), há variação. Exemplo: A sobremesa é boa. É proibida a entrada de animais. É necessária sua entrada.

8 B) BASTANTE, MEIO, POUCO, MUITO, CARO, BARATO, LONGE, SÉRIO, ALTO, SÓ Quando adjetivo será variável. Quando advérbio será invariável. Exemplos: Há bastantes motivos para sua atitude. adj. subst. Eles choraram bastante. verbo adv. Estou meio cansada. adv. adj. É meio dia e meia. (hora) numeral Ela foi pouco educada adv. adj. Ela tinha poucos recursos adj. subst.

9 As brincadeiras custaram caro verbo adv. A fruta custa barato verbo adv. As brincadeiras ficaram caras. subst. adj. A fruta é barata. subst. adj. Vieram de longe. verbo adv. Andaram por longes lugares. adj. subst.

10 Os apresentadores falavam alto. verbo adv. Os apresentadores eram altos. subst. adj. Elas não estão falando sério. verbo adv. Ela é uma apresentadora muito séria. subst. adj. A apresentadora só queria terminar a adv. verbo entrevista. (somente) A apresentadora ficou só. (sozinha) subst. adj.

11 C) ANEXO, INCLUSO, OBRIGADO, MESMO, PRÓPRIO São adjetivos e concordam com o substantivo a que se referem. Exemplos: As imagens vão anexas ao texto. O relatório vai anexo à solicitação. SE FOR PRECEDIDO DA PREPOSIÇÃO “EM” FICA INVARIÁVEL. As notas vão em anexo. Mando, inclusas, as notas. Mando, incluso, o documento.

12 O entrevistado falou: muito obrigado. A apresentadora disse: muito obrigada. Ele mesmo terminará o programa. Ela mesma terminará o programa. SE A PALAVRA “MESMO” FOR ADVÉRBIO (= DE FATO, REALMENTE), É INVARIÁVEL A entrevistadora vai mesmo fazer aquela pergunta a ele. Ele próprio falará ao público. Ela própria falará ao público.

13 D) MENOS, ALERTA, PSEUDO São invariáveis Havia menos pessoas assistindo ao programa. Havia menos telespectadores assistindo ao programa. O roqueiro ficou alerta. Os telespectadores ficaram alerta. Trata-se de um pseudo-artista. Trata-se de uma pseudo-artista.

14 A palavra POSSÍVEL só irá para o plural se houver determinantes no plural, como artigos (os,as). Caso contrário, ficará invariável. Exemplos: Entrevistas o mais possível objetivas. Entrevistas o mais objetivas possível. Entrevistas quanto possível objetivas. MAS Entrevistas as mais objetivas possíveis. Programas os menos polêmicos possíveis.


Carregar ppt "CONCORDÂNCIA NOMINAL. Concordância nominal é a concordância em gênero (masculino/feminino) e número(singular/plural) entre o substantivo e seus determinantes:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google