A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Transformar a Pedagogia na Universidade:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Transformar a Pedagogia na Universidade:"— Transcrição da apresentação:

1 Transformar a Pedagogia na Universidade:
QUE LINHAS DE ACÇÃO? Flávia Vieira Universidade do Minho IE, DEILDS, Projectos TPU (coord. Flávia Vieira) Linha de Investigação Ensino Superior: Imagens e Práticas CIEd – Centro de Investigação em Educação (IE/UM)

2

3 Princípios Pedagógicos Factores Situacionais
CONSTRUIR (E VALIDAR) REFERENCIAIS Princípios Pedagógicos Factores Situacionais Teorização da prática com base na experimentação Expansão do conhecimento pedagógico CONHECER O CONTEXTO INSTITUCIONAL Sondagem-Concepções Análise do QAEM (UM) Sondagem-Exp de Inov (UM) EXPLORAR A PEDAGOGIA: (INTER)AGIR Experiências Pedagógicas* Colaboração & Observação Interpares Seminários de Reflexão Pedagógica VISIBILIZAR A PEDAGOGIA Disseminação Narrativização da Experiência INTERROGAR A INDAGAÇÃO DA PEDAGOGIA Teorização/ Análise retrospectiva e prospectiva dos projectos: justificação, natureza, direcções, impacto, constrangimentos, possibilidades * Experiências avaliadas e publicadas

4 Trabalho Académico: Seguir Caminhos ou Descobrir Caminhos?
CONFORMA-SE ÀS CONVENÇÕES DISCIPLINARES? Sim Não REALIZA AVANÇOS ACADÉMICOS? Seguidores de caminhos com sucesso Descobridores de caminhos com sucesso Seguidores de caminhos sem sucesso Descobridores de caminhos sem sucesso [Shulman, 2004]

5 Transição para a “descoberta de caminhos” Avanços
COLABORAÇÃO INTERPARES… do isolamento à construção social de saberes INOVAÇÃO PEDAGÓGICA… da rotina à experimentação AVALIAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS… do impressionismo à consciência crítica da acção DIVULGAÇÃO… do silêncio à voz da pedagogia EXPANSÃO DOS PROJECTOS… do elitismo à democratização da investigação (pedagógica)

6 Transição para a “descoberta de caminhos” Contratempos
POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO Departamentalização Disciplinarização Relevância local vs. Internacionalização ESTATUTO DA PEDAGOGIA E DA INVESTIGAÇÃO PEDAGÓGICA Desvalorização na carreira Marginalidade Falta de fóruns especializados (no país) CONTEXTOS DE ACÇÃO Lideranças sem visão pedagógica Falta de incentivos Sobrecarga e condições de trabalho Conflito de agendas/ prioridades Tempo “empresarial” vs. “público” (Giroux, 2007) Falta de conhecimento educa. & competências de investigação educ.

7 Desafios Resistir às adversidades Manter a investigação ao serviço da pedagogia Preservar a diversidade na unidade Renovar (e transgredir) metodologias e linguagens Expandir/ multiplicar redes Vulgarizar e credibilizar a investigação pedagógica

8 Nadar contra a corrente significa correr riscos e assumir riscos
Nadar contra a corrente significa correr riscos e assumir riscos. Significa, também, esperar constantemente por uma punição. Sempre digo que os que nadam contra a corrente são os primeiros a ser punidos pela corrente e não podem esperar ganhar de presente fins de semana em praias tropicais! [Freire & Shor, 1986, s/p]


Carregar ppt "Transformar a Pedagogia na Universidade:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google