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ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

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Apresentação em tema: "ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
XL EnANPAD – 2016 ASSSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Crescimento das Firmas e Disclosure: Uma Análise Empírica Autores: Lineker Costa Passos – Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria/Universidade Federal do Ceará - PPAC/UFC Kassyo Modesto da Silva - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria/Universidade Federal do Ceará - PPAC/UFC Rafael Sales Almendra – - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria/Universidade Federal do Ceará - PPAC/UFC

2 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
CONTEXTUALIZAÇÃO Disclosure  abragente disponibilidade de informações relevantes Função do disclosure: Reduzir a assimetria informacional Reduzir os custos de agência Pesquisas têm evidenciado influência da política de disclosure no crescimento das firmas; quanto maior o disclosure, ou maior qualidade do disclosure, maior o crescimento das firmas Assimetria informacional e custos de agência impactam o crescimento das firmas  impacto na eficiência dos investimentos das firmas (STEIN, 2003) Tais distorções limitam o acesso das firmas a financiamento externo a baixo custo, bem como a capacidade dessas em buscar projetos potencialmente lucrativos (DEMIRGUC- KUNT; MAKSIMOVIC, 1998) Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

3 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
PROBLEMA DE PESQUISA Qual a relação entre o crescimento das firmas brasileiras e a qualidade de seu disclosure? HIPÓTESE DE PESQUISA Há relação positiva entre o crescimento das firmas e a qualidade de seu disclosure, ceteris paribus. Objetivo: investigar se a qualidade do diclosure afeta marginalmente o crescimento das firmas através do canal de financiamento externo. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

4 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
JUSTIFICATIVA A pesquisa amplia as discussões acerca da temática disclosure no cenário brasileiro Contribui-se para a crescente literatura em finanças corporativas e crescimento Predominância de estudos voltados para relação entre tal temática e atributos da estrutura de capital Incipiência da literatura nacional que aborda a relação entre o crescimento das firmas e sua política de disclosure Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

5 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
METODOLOGIA Tipologia da pesquisa: descritiva e documental Amostra: firmas listadas na BM&FBovespa  participantes das carteiras teóricas dos índices de governança (IGCX, IGCT, IGC-NM e ITAG) e dos níveis diferenciados de governança corporativa (N1, N2 e NM) (99 firmas – 489 observações-ano) Período de análise: Fontes de dados: Base de dados ECONOMÁTICA® Demonstrações Financeiras Padronizadas disponíveis nos portais institucionais da BM&FBovespa e da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) Histórico de empresas premiadas com o Troféu Transparência da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC, disponível no sítio da FIPECAFI Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

6 METODOLOGIA Modelo conceitual Técnicas econométricas utilizada:
𝐶𝐹𝐸 𝑖𝑡 = 𝛽 0 + 𝛽 1 𝐷𝑆𝐶 𝑖𝑡 + 𝛽 𝑗 𝑉𝐶 𝑖𝑡 + 𝜀 𝑖𝑡 (1) Técnicas econométricas utilizada: Análise de regressão logística (LOGIT) Definição das variáveis dos modelos: CFE: medida que capta a presença de firmas com crescimento possibilitado pelo financiamento externo  Estimada a partir da abordagem da percentagem de vendas para o planejamento financeiro, de acordo com Demirguc-Kunt e Maksimovic (1998), (2002)  Mensurada por três variáveis dicotômicas (E.CFI.D, E.CFC.D e E.CFS.D) que captam a presença de firmas que excedem cada um dos índices de crescimento calculados pela abordagem anteriormente referida Variável de teste da hipótese  DSC; variável representativa da qualidade do disclosure, estimada por variável dicotômica que considera a presença ou ausência de firmas na lista de empresas premiadas pela ANEFAC em cada ano Variáveis de controle  Controle para disponibilidade de fundos internos/externos (variáveis DIV/AT, ∆LL/VL, ∆VL/AT, LOG_AT e ELP/AT), bem como para oportunidades de crescimento (variável Qtobin); também se controlou possíveis influências intertemporais Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

7 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
RESULTADOS Descrição da amostra: Poucas firmas da amostra com qualidade de disclosure, correspondendo a 9,2% da amostra 76,5% das firmas da amostra apresentam crescimento que excede o índice de crescimento financiado internamente 62,6% das firmas da amostra apresentam crescimento que excede o índice de crescimento financiado por curto prazo Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

8 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
RESULTADOS Medidas de crescimento da firma e disclosure Variável dependentes Expectativa E.CFI.D E.CFC.D E.CFS.D Disclosure + 0,449 0,625 0,855* Pseudo R² 0,563 0,579 0,498 χ² (11 gl) 304,292*** 376,362*** 448,124* Nota: (***) e (*) indicam significância ao nível de 1% e 10%, respectivamente. Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

9 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI
CONCLUSÕES A hipótese não pôde ser rejeitada: - Qualidade do disclosure afeta a propensão das firmas apresentarem crescimento que excede o índice de crescimento financiado por curto e longo prazo Confirma-se o argumento de que o disclosure afeta o crescimento das firmas através do seu canal de financiamento externo Para futuras pesquisas sugere-se: Adoção de outras proxies para a mensuração do disclosure da firma Investigação de qual forma de crescimento possibilitado pelo financiamento externo é o mais recorrente nas firmas brasileiras, ampliando-se a amostra , bem como o período desta pesquisa Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI

10 OBRIGADO! Lineker Costa Passos – linekerpassos@gmail.com
Kassyo Modesto da Silva – Rafael Sales Almendra - Agradecemos o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí/FAPEPI na divulgação deste trabalho


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