A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA"— Transcrição da apresentação:

1 A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Orçamento Empresarial Profª. Gladis Terezinha Borges de Oliveira MS c. Graduado em Administração – UFSC Mestrado em Engenharia de Produção –UFSC

2 Administração financeira
Grandes Áreas Funcionais da Administração A administração financeira Administração de pessoal Administração de compras ou materiais Administração de vendas ou marketing Administração da produção À administração financeira compete a gestão racional dos recursos financeiros da empresa.

3 Função financeira de uma empresa
Estágio inicial do ciclo de vida de uma empresa - Contrata funcionários; - Relaciona-se com fornecedores de materiais e serviços; - Relaciona-se com instituições financeiras; - Concede crédito a seus clientes; - A estrutura patrimonial da empresa se modifica; - No ativo, aumentam os investimentos em ativos não circulantes, circulantes e realizáveis na longo prazo; - O patrimônio líquido é afetado por novas integralizações de capital, bem como pela retenção de lucros; - O exigível a longo prazo contempla financiamentos e em- préstimos; - A estrutura do passivo circulante contempla as obrigações que sustentam o ciclo operacional da empresa.

4 Funções Financeiras - Captação de recursos, das diferentes fontes de financiamento: capital próprio ou de terceiros; - Aplicação de recursos: investimentos em ativos circulantes, de longo prazo e ativo não correntes; - Planejamento e controle financeiro; Planejamento: processo que consiste em prever as necessidades futuras de recursos e disponibilizá-los em volume suficiente quando necessários. Controle: resulta na verificação do desempenho realizado com aquele planejado para uso dos recursos.

5 A Administração Financeira
Funções do Administrador Financeiro Análise, Planejamento e Controle Financeiro: coordenar, monitorar, avaliar e determinar o volume de capital necessário. Tomadas de Decisões de Investimentos: são as aplicações em ativos correntes (ou circulantes) (AC) e não correntes (ou não circulantes) Tomadas de Decisões de Financiamentos: são os financiamentos de ativos circulantes e não circulantes a curto e a longo prazo.

6 ANTES DA ALTERAÇÃO DA LEI 6404/76
Principais Alterações na Estrutura das Demonstrações Contábeis a Lei nº /07 que trouxe algumas mudanças que alteraram a Lei 6.404/76, com o foco nas estruturas das demonstrações contábeis. Quadro Comparativo do Balanço Patrimonial – BP ANTES DA ALTERAÇÃO DA LEI 6404/76 APÓS ALTERAÇÃO DA LEI 6404/76 ATIVO Ativo circulante Ativo realizável a longo prazo Ativo permanente Investimento Imobilizado Diferido Ativo não circulante Realizável a longo prazo Intangível PASSIVO Passivo circulante Passivo exigível a longo prazo Resultado de exercício futuro Patrimônio liquido Capital social Reservas de capitais Reservas de Reavaliação Reservas de Lucros Lucro ou prejuízo acumulados Passivo não circulante Reservas de Capital Ajuste de Avaliação Patrimonial Reservas de Lucro Ações em Tesouraria Prejuízos acumulados

7 Atividades Empresariais
Operações, Investimentos e Financiamentos - Atividades de operações: são as atividades operacionais que geram lucro ou prejuízo, como a compra de matéria-prima, vendas, salários, aluguel, etc. - Atividades de investimentos: são as aplicações em caráter temporário ou não circulante, como compras de máquinas, aplicações financeiras de curto e longo prazo. - Atividades financeiras: são as atividades que irão financiar as decisões de operações e de investimentos, como empréstimos bancários, emissão de debêntures, etc.

8 Administração Financeira

9 Administração Financeira
Finanças: É a arte e a ciência da gestão de ativos financeiros, seja, em campo de estudo de instituições financeiras, dos mercados financeiros e do funcionamento dos sistemas financeiros, quer dentro de uma nação quer no mercado internacional. Objetivo: Maximização do valor da empresa Liquidez: É um conceito financeiro que se refere a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca da economia, ou seja, é a facilidade com que ele pode ser convertido em dinheiro. O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa que seu valor mede a sua liquidez. Rentabilidade: É o grau de êxito econômico de uma empresa em relação ao capital nela investido.

10 Diferença entre as Perspectivas Contábil e Financeira Exemplo:
A Nassau Corporation, uma pequena revendedora de iates, vendeu um iate por $ no ano passado. O iate foi comprado durante o ano ao custo total de $ Embora a empresa tenha pago integralmente o custo do iate durante o ano, no final do ano ela ainda não tinha recebido os $ de seu cliente. Visão contábil  Demonstração de Resultado Visão financeira  Fluxo de Caixa.

11 Demonstração do Resultado do ano Demonstração do Fluxo de Caixa do
Diferença entre as Perspectivas Contábil e Financeira Visão Contábil Nassau Corporation Demonstração do Resultado do ano encerrado em 31/12 Receita de Vendas $ (-) custos $ Lucro Líquido $ Visão Financeira Demonstração do Fluxo de Caixa do ano encerrado em 31/12 Entrada de Caixa $ (-) Saída de Caixa $ Fluxo Líquido de Caixa - $ Regime de Competência Regime de Caixa

12 Contas Patrimoniais com Forte Impacto no Caixa
Gestão Financeira Uma boa gestão financeira garante a saúde da empresa, a partir da manutenção da liquidez, os compromissos assumidos com terceiros são honrados em dia, além de ampliar os lucros sobre investimentos. Contas Patrimoniais com Forte Impacto no Caixa Contas a Receber / Clientes Estoques Contas a Pagar / Fornecedores

13 Gestão Financeira Controle de Contas a Receber
Tem como finalidade controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo, e deve ser organizado para: Estimar os valores a receber que entrarão no caixa da empresa, por períodos de vencimento, por exemplo: 15, 30, 45 e 60 dias; Conhecer o montante das contas já vencidas e os respectivos períodos e valores em atraso, bem como tomar providências para a cobrança; Fornecer informações sobre os clientes que pagam em dia; Fornecer informações para a elaboração do fluxo de caixa.

14 Gestão Financeira Controle de Contas a Pagar
Organiza os totais a pagar, obedecendo seus períodos de vencimento, mantendo o controle das contas a pagar em dia: Estimar os valores a pagar, por períodos de vencimento, por exemplo: 15, 30, 45 e 60 dias; Estabelece prioridades de pagamento, em caso de dificuldades financeiras; Controla o montante dos compromissos já vencidos e não pagos; Fornece informações para elaboração de fluxo de caixa.

15 Administração de Estoques CLASSIFICAÇÃO DOS ESTOQUES
Quanto a natureza e a finalidade dos bens que o integram Tipos de Estoques Estoque de matéria-prima; Estoque de materiais de embalagem; Estoque de materiais de consumo; Estoque de produtos em elaboração; Estoque de produtos acabados.

16 Administração de Estoques
Impacto dos Estoques na Administração Financeira Os estoques provocam custos financeiros e despesas operacionais; Nível de estoque elevado  Prejuízos à rentabilidade; Administrador Financeiro: controlar rigidamente os níveis de estoques Problemas: atrasos dos fornecedores, quebra de equipamentos, greves, etc. “A pronta entrega é um importante argumento de vendas”

17 Relacionamentos da Administração de Estoques
COMPRAS PRODUÇÃO ADMINISTRAÇÃO DOS ESTOQUES FINANCEIRO VENDAS

18 Gestão Financeira

19 Gestão Financeira

20 CAPITAL CIRCULANTE – CAPITAL DE GIRO
É a parte dos bens de uma empresa representados pelos estoques de produtos e pelo dinheiro disponível (imediatamente e a curto prazo), também chamado de capital circulante. (Paulo Sandroni) ATIVO CIRCULANTE ACf + ACo

21 Alternativas de solução dos problemas de capital de giro
As dificuldades de capital de giro numa empresa são devidas, à ocorrência dos seguintes fatores: Redução das vendas; Sazonalidades; Crescimento da inadimplência; Aumento das despesas financeiras; Aumento dos custos; Falta de planejamento do gestor, etc. Alternativas de solução dos problemas de capital de giro Formação de reserva financeira; Encurtamento do ciclo econômico; Controle da inadimplência; Não se endividar a qualquer custo; Alongar o perfil do endividamento; Reduzir custos; Substituição de passivos; Definir formas de controle e planejamento financeiro

22 Capital de Giro O capital de giro está relacionado com todas as contas financeiras que giram ou movimentam o dia-a-dia da empresa. Podemos concluir que: A interpretação das situações acima nos leva a determinar em quais contas a empresa precisa aplicar recursos e de que contas a empresa obtém recursos para financiar o capital de giro.

23 BIBLIOGRAFIA: ASSAF NETO, A. Administração do capital de giro.2.ed.São Paulo: Atlas, 1997. BERTI, Anélio. Diagnóstico Empresarial. Teoria e prática. 1.ed. São Paulo: Atlas, 2007. BRAGA, R. Fundamentos e Técnicas de Administração Financeira. São Paulo: Atlas, 2008. GITMAN, L. J. Princípios de Administração Financeira. 7.ed. São Paulo: Harbra, 1997. HOJI, M. Administração Financeira: Uma abordagem prática. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2007. OLINQUEVITCH LEÔNIDAS, J. Análise de Balanços para Controle Gerencial: demonstrativos contábeis exclusivos do fluxo de tesouraria. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.


Carregar ppt "A FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google