A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911."— Transcrição da apresentação:

1

2 Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911.
A economia mexicana baseava-se na agro-exportação que era dominada por uma pequena elite agrária que voltava suas atenções ao mercado internacional. Essa elite, preocupada com a lucratividade, oprimia a população camponesa e expropriou os indígenas de suas terras. Esse procedimento ocasionou a pobreza extrema de milhões de camponeses e indígenas. A população pobre e o grupo político liberal estavam insatisfeitos com a política ditatorial, militar.

3 Plano San Luís de Potosí - 1910
Francisco Madero tentou se opor ao processo de reeleição de Porfírio Díaz em 1910 se candidatando, mas acabou preso. Ainda em 1910 foi libertado e propôs as seguintes ações, que ficaram conhecidas como Plano San Luís de Potosí: As eleições estavam anuladas, e portanto, o cargo de presidente vago; Convocava o povo a se levantar contra a ditadura de Porfírio Díaz; As reeleições estavam proibidas para o cargo de presidente; Novas eleições, mas livres; Devolução dos EJIDOS (terras indígenas).

4 Zapata propõe a criação do Plano de Ayala:
Com o apoio de Zapata e Pancho Villa, Madero é eleito e começa a colocar em prática o Plano de Potosí, mas não inclui a devolução dos ejidos. Zapata propõe a criação do Plano de Ayala: Esse fato fez Zapata romper com Madero e passar a oposição. Devolução dos Ejidos Diversas revoltas se espalharam pelo território mexicano. Madero, então, nomeia Victoriano Huerta general e o envia para abafar as revoltas. General Huerta dá um golpe militar, assume o poder e mata Madero.

5 Obregón Pancho Villa Carranza Zapata Os 4 líderes iniciam uma luta interna após a deposição de Huerta. Carranza assume o posto principal e promove Obregón ao posto de General. Zapata e Villa continuam à margem do poder. Lutam nas áreas mais pobres.

6 Em 1914, conseguem tirá-lo do poder.
Venustiano Carranza, Álvaro Obregón, Zapata e Pancho Villa iniciam a luta contra o General Huerta. Em 1914, conseguem tirá-lo do poder.

7 Autoriza a reforma agrária;
Em 1916, Carranza se consolida como chefe de Estado e aprova uma nova constituição: Autoriza a reforma agrária; Terras e água eram da nação e só podiam passar à particulares pelo governo; Desapropriações só poderiam ser efetivadas para utilidades públicas e após pagamento indenizatório; Garantia de trabalho e de direitos trabalhistas; Limites políticos ao poder da Igreja. Nacionalização do subsolo;

8 Carranza é deposto e Obregón Assume!
Entretanto Carranza governava como um ditador e não tirou do papel a Constituição de 1917. Carranza é deposto e Obregón Assume! Obregón coloca em prática algumas dos itens da Constituição; Contudo, é apenas Lázaro Cárdenas que irá colocar em prática os preceitos e ideias da Revolução Mexicana, de 1910, em 1934.

9 Zapata foi assassinado em 1919

10 Pancho Villa foi assassinado em 1923


Carregar ppt "Porfírio Díaz, após golpe militar em 1876 permaneceu no poder até 1911."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google