A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino"— Transcrição da apresentação:

1 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino
Profª Juliana Schivani

2 Por que ensinar com HM? 1) a matemática é uma criação humana; 2) as razões pelas quais as pessoas fazem matemática; 3) as conexões existentes entre a matemática e filosofia, matemática e religião, matemática e o mundo físico e matemática e Lógica; 4) que necessidades práticas, sociais, econômicas e físicas frequentemente servem de estímulo ao desenvolvimento de ideias matemáticas; [...] (MIGUEL, 1993, p.76)

3 Por que ensinar com HM? A história pode ser nossa grande aliada quanto a explicação de porquês (dos alunos), desde que possamos incorporar às atividades de ensino-aprendizagem aspectos históricos necessários a solução de problemas e abordagem de conceitos. (MIGUEL et al, 2009, p.109)

4 Antídoto contra o esquecimento. (FOSSA, 2011)
Por que ensinar com HM? Antídoto contra o esquecimento. (FOSSA, 2011)

5 Por que ensinar com HM? Para se ter algum interesse por um processo é necessário conhecer um pouco da história e do benefício que se pode obter desse conhecimento (Miguel, 1993; apud GUTIERRE, Liliane, 2004).

6 Limitações Grande quantidade de dados históricos incorretos;
Tempo insuficiente; Ausência de literatura adequada; Ineficácia dos livros didáticos (restringe-se a datas e nomes como recreação); Incapacitação docente; Inexistência de uma forma de avaliação da aprendizagem; Falta de informações históricas (os historiadores apenas contam a história, não se preocupam com aspectos pedagógicos). Fossa, Mendes e Valdés (2006) e Fauvel e Maanem (2002).

7 Superação O que se perde em tempo e energia, ganha-se em significado, sentido e criatividade (MIGUEL; MIORIM, 2008, p.64).

8 Superação Calculadoras modernas permitem que os estudantes de hoje refaçam os cálculos de antigamente, muitas vezes, para maior precisão e muito mais para o cálculo. Capturando em poucos segundos um cálculo que pode ter levado séculos, os alunos não vão indiscutivelmente recapturar a experiência antiga, mas gerar uma nova. Em alguns casos, os estudantes de hoje podem ser capazes de encontrar coisas nas imagens que os seus antecessores não puderam. (FAUVEL; MAANEN, 2002, p.354)

9 Superação

10 Superação

11 Superação

12 Superação

13 Superação

14 Superação A ausência de literatura adequada deveria ser visto como um estímulo à continuidade das investigações históricas e um apelo à necessidade de constituição de mais núcleos de pesquisa nessa área. (MIGUEL; MIORIM, 2008)

15 Superação

16 Superação

17 Superação

18 Superação

19 Superação

20 Superação

21 Tipos de HM História-motivação; História-recreação; História-objetivo;
História-método; História-desmistificação; História-formalização; História-dialética; História-axiologia; História-significação; História-cultura.

22 Tipos de HM História-motivação; História-recreação; História-objetivo;
História-método; História-desmistificação; História-formalização; História-dialética; História-axiologia; História-significação; História-cultura. Inserir

23 História recreativa Inserir

24 Tipos de HM A história-reflexiva ou história-significado é uma história cuja finalidade é dar significado ao tópico matemático estudado pelos alunos, levando-os a refletir amplamente sobre tais informações históricas de modo a estabelecer conexões entre os aspectos cotidiano, escolar e científico da matemática presente nessa história. (FOSSA; MENDES; VALDÉS, 2006, p.97)

25 Como usar a HM? Inserir a HM de modo a compreender a construção do conhecimento matemático como um processo histórico, em estreita relação com as condições sociais, políticas e econômicas de uma determinada época, de modo a permitir a aquisição de uma visão crítica da ciência em constante construção, sem dogmatismos ou certezas definitivas. (BRASIL, 2002, p.117)

26 Como usar a HM? Trata-se, sim, de negar a apresentação do simbolismo, sem a explicação das ideias, visto como mágica pelo aluno. (MEDEIROS, Cleide, Pág. 19,20)

27 Como usar a HM? O professor não deve pedir que os alunos refaçam os principais passos do descobrimento de um conceito matemático de acordo com a formulação da época em que o referido conceito foi construído, pois esse é um modo estático de trazer a história para a sala de aula, podendo, até, gerar maiores problemas em vez de resolver os que já existem. O professor deve, portanto, utilizar a história de um modo mais aliado às condições reais em que os estudantes se encontram. (MIGUEL; et al, 2009, p.112)

28 Atividade histórica São atividades que utilizam a história para o ensino da Matemática (MIGUEL et al, 2009, p.107). ETAPAS...

29 REFERÊNCIAS BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais do ensino médio: matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEMTEC, FAUVEL, J.; MAANE, J. V. History in Mathematics Education. New York: Klumer Academic Publishers FOSSA, J. A. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar, 2.4 (2011): 7-16, FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, MIGUEL, A.; et al. História da Matemática em Atividades Matemáticas. São Paulo: Livraria da Física, MIGUEL, A. Três estudos sobre História e Educação Matemática f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de Campinas, Campinas, MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História da Educação Matemática: propostas e desafios. Belo Horizonte: Autêntica, MEDEIROS, C. Por uma Educação Matemática como intersubjetividade. In: BICUDO, M. A. Educação Matemática. São Paulo: Centauro, 2005.

30 HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino
Profª Juliana Schivani


Carregar ppt "HISTÓRIA DA MATEMÁTICA como metodologia de ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google