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PublicouCarlos João Lucas Ferreira Amorim Alterado mais de 6 anos atrás
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Influências CUlTURAIS SOBRE o COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
Consumidores como membros de um amplo sistema cultural
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cultura Representa a personalidade de uma sociedade;
Inclui ideias abstratas, como valores e ética, quanto objetos materiais e serviços, tais como automóveis, vestuário, alimentos, arte e esportes, produzidos ou valorizados por uma sociedade. É a acumulação de significados, rituais, normas e tradições compartilhados entre os membros de uma organização ou sociedade. 2
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Cultura A cultura do consumidor determina as prioridades gerais que ele confere a diferentes atividades e produtos e também define o sucesso ou fracasso de produtos ou serviços específicos. 3
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COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O campo do comportamento do consumidor abrange uma ampla área: é o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram, usam ou descartam produtos, serviços, ideias, ou experiências para satisfazer necessidades e desejos. 4
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Relação entre cultura e comportamento do consumidor
Produtos e serviços que se sintonizam com as prioridades de uma cultura em um dado momento têm muito mais chances de serem aceitos pelos consumidores. O estudo de novos produtos e inovações no design de produtos que uma cultura produz com sucesso em algum momento no tempo proporciona um panorama dos ideais* culturais dominantes naquele período. Ideais: princípios e valores que atuam como meta. 5
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Sistema cultural Ecologia: o modo como um sistema se adapta ao seu habitat. Estrutura Social: o modo como a vida social organizada é mantida. Ideologia: as características mentais de um povo e o modo como ele se relaciona com seu ambiente e com grupos sociais. 6
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Dimensões culturais DISTÂNCIA DO PODER: a maneira como os membros percebem diferenças de poder quando formam relacionamentos interpessoais. REJEIÇÃO DA INCERTEZA: até onde as pessoas se sentem ameaçadas por situações ambíguas e contam com crenças e instituições que as ajudam a evitar a incerteza. MASCULINIDADE/FEMINILIDADE: até onde os papeis sexuais são claramente delineados. INDIVIDUALISMO: até onde a cultura valoriza o bem estar do indivíduo versus o do grupo. 7
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Valores e normas Valores são ideias muito gerais sobre metas boas e más. Destas fluem normas, ou regras que ditam o que é certo ou errado, aceitável ou inaceitável. Algumas normas, chamadas de normas legalizadas são explicitamente decididas. Muitas normas, no entanto, são mais sutis. As normas crescentes estão incrustadas na cultura e só são descobertas quando em interação com outros membros da cultura. As normas crescentes incluem as seguintes: COSTUME: norma originada no passado que controla comportamentos básicos. MORE* (“mor-ay”): costume com forte tom moral. CONVENÇÕES: normas relativas à conduta da vida cotidiana. 8
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Mitos Uma história que contém elementos simbólicos que representam as emoções e ideias compartilhadas em uma cultura. Toda sociedade possui um conjunto de mitos que definem sua cultura. 9
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FUNÇÕES MITOLÓGICAS Metafísicas: ajudam a explicar as origens da existência. Cosmológicas: enfatizam que todos os componentes do universo são parte de um único cenário. Sociológicas: mantêm a ordem social, autorizando um código social a ser seguido pelos membros de uma cultura. Psicológicas: fornecem modelos para conduta pessoal. 10
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Rituais É um conjunto de comportamentos múltiplos, simbólicos, que ocorrem numa sequência fixa e tendem a ser repetidos periodicamente. 11
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Rituais Os rituais nem sempre permanecem os mesmos eles podem ser modificados para adaptar-se ao tempo. Muitas empresas devem sua sobrevivência a capacidade de fornecer artefatos ritualísticos aos consumidores. 12
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Tipos de experiências ritualísticas (13)
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outros Ritos de cuidado com a aparência;
Ritos de oferecimento de presentes; Ritos de Feriados; Ritos de Passagem. 14
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OFERECIMENTO DE PRESENTES E RELACIONAMENTOS Efeitos nas relações
Descrição Exemplo Fortalecimento A oferta de um presente melhora a qualidade do relacionamento Um presente inesperado, como em uma situação romântica Afirmação A oferta de um presente valida a qualidade positiva do relacionamento Geralmente, ocorre em ocasiões ritualísticas, como aniversários Efeito insignificante A oferta de um presente tem efeito mínimo sobre as percepções da qualidade de um relacionamento Ocasiões informais e aquelas em que o presente pode ser percebido como caridade ou algo bom demais para o atual estado do relacionamento Confirmação negativa A oferta de um presente valida uma qualidade negativa do relacionamento entre quem dá e quem recebe A escolha do presente é inadequada, indicando falta de conhecimento sobre quem o recebe; o presente também pode ser visto como forma de controlar o receptor. Enfraquecimento A oferta de um presente prejudica a qualidade do relacionamento entre quem dá e quem recebe Quando há “segundas intenções” ou quando o presente é percebido como suborno, sinal de desrespeito ou ofensa Ruptura A oferta de um presente prejudica o relacionamento entre quem dá e quem recebe a ponto de a relação ser dissolvida Quando o presente é parte de um problema maior, como em um relacionamento ameaçador; também quando uma relação é interrompida pelo recebimento de um presente “de despedida”
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Consumo sagrado e consumo profano
CONSUMO SAGRADO: envolve objetos e eventos “destacados” das atividades normais e tratados com algum grau de respeito ou reverência. CONSUMO PROFANO: envolve objetos e eventos comuns – objetos e eventos cotidianos que não compartilham o “caráter especial” dos que são sagrados. 16
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DOMÍNIOS DO CONSUMO SAGRADO
Lugares sagrados; Pessoas sagradas; Eventos sagrados. 17
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Do sagrado ao profano e vice-versa
A dessacralização acontece quando atividades ou objetos anteriormente sagrados tornam-se do cotidiano. A sacralização ocorre quando objetos, eventos ou até pessoas comuns assumem um significado sagrado para uma cultura ou para grupos específicos dentro de uma cultura. A objetificação ocorre quando atribuímos qualidades sagradas a produtos ou itens que pessoas sagradas possuíram ou tocaram (18)
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REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOLOMON, Michael R. O comportamento do consumidor. 7. ed. São Paulo: Bookman, 2008.
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ACADÊMICOS GIANE RAFAEL SANDRA THIAGO
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