A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exercícios de Fixação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exercícios de Fixação."— Transcrição da apresentação:

1 Exercícios de Fixação

2 Exercícios 1. A intensidade de corrente (I), em amperes, num circuito elétrico com duas resistências em paralelo, R1 e R2, é dado pela expressão 𝐼= 𝑉 𝑅 𝑒𝑞 em que V é a diferença de potencial, em volts, e Req é a resistência equivalente, em Ohms, dada por   𝑅 𝑒𝑞 = 𝑅 1 . 𝑅 2 𝑅 1 + 𝑅 2 Escreva um programa que leia os valores de V, R1 e R2 e calcule o valor de I.

3 Exercícios 2. Efetuar o cálculo da quantidade de litros de combustível gasto em uma viagem, utilizando um automóvel que faz 12 Km por litro. Para obter o cálculo, o usuário deve fornecer o tempo gasto (TEMPO) e a velocidade média (VELOCIDADE) durante a viagem. Desta forma, será possível obter a distância percorrida com a fórmula DISTANCIA ← TEMPO * VELOCIDADE. Possuindo o valor da distância, basta calcular a quantidade de litros de combustível utilizada na viagem com a fórmula LITROS_USADOS ← DISTANCIA / 12. Ao final, o programa deve apresentar os valores da velocidade média (VELOCIDADE), tempo gasto na viagem (TEMPO), a distância percorrida (DISTANCIA) e a quantidade de litros (LITROS_USADOS) utilizada na viagem.

4 Exercícios 3. Efetuar a leitura de um valor inteiro positivo ou negativo e apresentar o número lido como sendo um valor positivo, ou seja, o programa deverá apresentar o módulo de um número fornecido. Lembre-se de verificar se o número fornecido é menor que zero; sendo, multiplique-o por -1.

5 Exercícios 4. Escreva um programa para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) para verificar se o indivíduo apresenta um peso adequado para a sua altura. A fórmula é: ICM = 𝑝𝑒𝑠𝑜 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 2 . O resultado é dado por: IMC Classificação < 16 Magreza grave 16 a < 17 Magreza moderada 17 a < 18,5 Magreza leve 18,5 a < 25 Saudável 25 a < 30 Sobrepeso 30 a < 35 Obesidade Grau I 35 a < 40 Obesidade Grau II (severa) ≥ 40 Obesidade Grau III (mórbida) "BMI Classification". Global Database on Body Mass Index. World Health Organization

6 Exercícios 5. Escreva um programa para calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) para verificar se o indivíduo apresenta um peso adequado para a sua altura. A fórmula é: ICM = 𝑝𝑒𝑠𝑜 𝑎𝑙𝑡𝑢𝑟𝑎 2 . O resultado é dado por: Condição IMC em Mulheres IMC em Homens abaixo do peso < 19,1 < 20,7 no peso normal 19,1 - 25,8 20,7 - 26,4 levemente acima do peso 25,8 - 27,3 26,4 - 27,8 acima do peso ideal 27,3 - 32,3 27,8 - 31,1 obeso > 32,3 > 31,1

7 Exercícios 6. Elabore um programa que calcula n2, usando o seguinte algoritmo: O quadrado de um número inteiro positivo n é igual à soma dos n primeiros números ímpares, ou seja:

8 Exercícios 7. Escrever um programa para calcular a raiz quadrada de um número usando o Método de Newton definido por: para n = 1, 2, 3, ... Onde x é o número a ser calculado a raiz e x0 é uma atribuição inicial qualquer diferente de zero.

9 Exercícios Outras sugestões de exercícios no site da disciplina:
Lista 1: Comandos Simples Lista 2: Comandos de Decisão Lista 3: Comandos de Repetição

10 Referências MANZANO, José Augusto N. G., Estudo Dirigido: ALGORITMOS - Editora Érica, 2000.


Carregar ppt "Exercícios de Fixação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google