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ESTATÍSTICA POPULAÇÃO X AMOSTRA

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Apresentação em tema: "ESTATÍSTICA POPULAÇÃO X AMOSTRA"— Transcrição da apresentação:

1 ESTATÍSTICA POPULAÇÃO X AMOSTRA
Profª Ms. Juliana Schivani

2 POPULAÇÃO O que os brasileiros acham do governo Temer?
Qual a quantidade de florestas desmatadas no Brasil?

3 POPULAÇÃO O que os brasileiros acham do governo Temer?
Qual a quantidade de florestas desmatadas no Brasil?

4 POPULAÇÃO “O grupo de indivíduos que você deseja estudar para obter uma resposta à sua pergunta científica é chamada de população” (RUMSEY, 2016, p.42) O conjunto total de elementos com portadores de uma característica comum.

5 AMOSTRA

6 AMOSTRA

7 Uma fração ou uma pequena parte da população.
AMOSTRA Uma fração ou uma pequena parte da população. O modo de seleção desse conjunto diferencia resultados corretos dos “sujos”

8 Uma fração ou uma pequena parte da população.
AMOSTRA Uma fração ou uma pequena parte da população.

9 AMOSTRA Gastar tempo = Gastar dinheiro! Planeje bem sua pesquisa;
Estabeleça técnicas e sistematize a coleta de dados; Utilize tecnologias.

10 NÃO CONFUNDIR! PÚBLICO POPULAÇÃO AMOSTRA ≠ CENSO ≠ AMOSTRAGEM

11 POPULAÇÃO X AMOSTRA

12 POPULAÇÃO X AMOSTRA

13 POPULAÇÃO X AMOSTRA

14 POPULAÇÃO X AMOSTRA

15 POPULAÇÃO X AMOSTRA

16 POPULAÇÃO X AMOSTRA

17 POPULAÇÃO X AMOSTRA

18 POPULAÇÃO X AMOSTRA

19 POPULAÇÃO X AMOSTRA

20 AMOSTRA Participantes Respondentes

21 AMOSTRAS RUINS

22 AMOSTRAS RUINS

23 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
O conjunto de técnicas para coletar os dados de uma pesquisa.

24 TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM
Probabilístico (todos tem a mesma chance de participar): Aleatória Simples; Estratificada; Sistemática; Por conglomerados. Não probabilístico: Acidental; Intencional; Por cotas.

25 AMOSTRAGEM ALEATÓRIA “Dá a mesma chance a todos os membros de uma população de ser selecionado, além de utilizar alguns mecanismos de casualidade para escolhê-los” (RUMSEY, 2016, p.43)

26 AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA
A população é dividida em estratos homogêneos (grupos com elementos de características comuns) e é selecionada uma amostra aleatória de cada estrato.

27 AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA
Os elementos são selecionados seguindo uma regra pré-definida.

28 AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADO
A população (extensa) é dividida em miniaturas da população (não homogêneas) e seleciona-se uma amostra aleatória desses conglomerados.

29 AMOSTRAGEM ACIDENTAL Formada por aqueles que “vão aparecendo”, não podendo, assim, generalizar os resultados. Como nem todas as pessoas tem a mesma chance de participar, ela não é probabilística.

30 AMOSTRAGEM ACIDENTAL

31 AMOSTRAGEM ACIDENTAL

32 AMOSTRAGEM INTENCIONAL
O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa.

33 AMOSTRAGEM POR COTAS É quando se estabelece uma cota de pessoas que devem ser entrevistadas com certa característica. Essa cota depende da representação dessas pessoas na população.

34 BOAS AMOSTRAS Representa a população alvo (amostra representativa não tendenciosa); Sempre selecionada aleatoriamente (probabilística); É grande o suficiente (resultados serem precisos).

35 EUGENIA BOAS AMOSTRAS Charles Darwin (1809-1882)
Francis Galton ( ) SELEÇÃO ARTIFICIAL SELEÇÃO NATURAL

36 BOAS AMOSTRAS

37 BOAS AMOSTRAS (1) Para uso daqueles que desejam ser medidos de diversas maneiras com exatidão, e também para conhecer a tempo defeitos remediáveis do desenvolvimento, e para conhecer os próprios poderes. (2) Para guardar um registro metódico das principais medidas de cada pessoa, do qual poderá, com algumas restrições razoáveis, obter no futuro uma cópia. Colocando suas iniciais e data de nascimento, mas não o seu nome. Os mesmos serão registrados em livro à parte. (3) Para obter informações sobre os métodos, práticas e usos das medidas humanas. (4) Para experimentação e investigação antropométricas, e para obter dados para discussão estatística. (GALTON, 1998, apud CONT, 2008, p )

38 BOAS AMOSTRAS

39 MÉTODO ESTATÍSTICO Definição do objetivo/problema da pesquisa;
Definição do público alvo; Escolha do tipo de pesquisa; Formulação das perguntas; Escolha do momento certo para a pesquisa, seleção da amostra e coleta dos dados; Organização e análise dos dados; Formulação de conclusões.

40 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que eu quero saber?
Quais as informações que eu preciso? Quais as respostas que eu busco? Quais os possíveis motivos para cada resposta procurada? A quem eu devo perguntar? Como eu devo perguntar?

41 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Quem é o meu público-alvo?
Onde vou encontrar meu público? O que que quero saber do meu público?

42 DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

43 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS
“A maneira como a pergunta de uma pesquisa é escrita pode afetar os resultados” (RUMSEY, 2016, p.318)

44 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS

45 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS

46 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS
Você acha que o presidente deveria ter poder de veto individual sobre determinados itens do orçamento para eliminar o desperdício?

47 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS
Qual posição assemelha-se mais a sua maneira de pensar? A dos Democratas, que são a favor de um plano fiscal realista e responsável para equilibrar o orçamento por um período razoável de tempo, não deixando de cumprir com suas responsabilidades com os americanos mais vulneráveis, ou a dos Republicanos, que propõe a execução de um equilíbrio orçamentário obrigatório, fazendo cortes severos na educação e na saúde.

48 FORMULAÇÃO DAS PERGUNTAS
Favorabilidade de Bill Clinton: 60% positivo Favorabilidade de Bill Clinton como pessoa: 40% positivo (pesquisa CNN em 1998)

49 MOMENTO CERTO

50 QUALITATIVO /CATEGÓRICOS QUANTITATIVO/NUMÉRICOS
TIPOS DE DADOS QUALITATIVO /CATEGÓRICOS Valores que não podem ser medidos. Representam características, atributos. QUANTITATIVO/NUMÉRICOS possui uma estrutura numérica. DISCRETO CONTÍNUO números inteiros não negativos: idades. assume qualquer valor real: peso, altura.

51 QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO
TIPOS DE DADOS Gênero No total, pessoas se inscreveram para fazer o Enem, sendo (41%) homens e (59%) mulheres. Certificação candidatos disseram que vão fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isenção A grande maioria não pagou a taxa de inscrição de R$ 35. Foram concedidas (69,6%) isenções do pagamento. Outros candidatos pagaram a inscrição. Cor/raça Na declaração de cor/raça, candidatos (41,8%) se autodeclaram brancos. Outros (41,4%) se autodeclararam pardos, seguidos por candidatos da cor preta (12%), de cor amarela (2,3%),  e indígenas (0,6%). Outros candidatos (1,9%) não declararam a cor/raça. QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO

52 REFERÊNCIAS CONT, V. D. Francis Galton: eugenia e hereditariedade. Scientiae studia, São Paulo, v.6, n.2, p , Disponível em: < Acesso em: 31 out

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Profª Ms. Juliana Schivani


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