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TIPOS DE AMOSTRAGEM juliana.schivani @ifrn.edu.br Profª Juliana Schivani TIPOS DE AMOSTRAGEM @ifrn.edu.br.

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1 TIPOS DE AMOSTRAGEM juliana.schivani @ifrn.edu.br
Profª Juliana Schivani TIPOS DE AMOSTRAGEM @ifrn.edu.br

2 O MÉTODO ESTATÍSTICO Para realizar uma pesquisa estatística, recomenda-se: Definir o problema e o público alvo Coletar os dados Organizar os dados Interpretar e apresentar os resultados Tabelas e gráficos Criticar e analisar os dados Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

3 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA O que eu quero saber?
Quais informações eu preciso? Quais as respostas que eu busco? Quais os possíveis motivos para cada resposta procurada? A quem eu devo perguntar? Como eu devo perguntar? Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

4 É utilizada uma fração da população
PÚBLICO POPULAÇÃO AMOSTRA É o conjunto total de elementos portadores de uma característica comum. É utilizada uma fração da população ≠ AMOSTRAGEM ≠ CENSO Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

5 Profª Juliana Schivani
Tipos de Amostragem

6 VARIÁVEIS DA COLETA DE DADOS
QUANTITATIVA QUALITATIVA possui uma estrutura numérica Valores que não podem ser medidos, expressos por atributos: sexo, cor da pele, etc. DISCRETA CONTÍNUA números inteiros não negativos: idades. Assumem qualquer valor: peso, altura. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

7 QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO
Gênero No total, pessoas se inscreveram para fazer o Enem, sendo (41%) homens e (59%) mulheres. Certificação candidatos disseram que vão fazer o Enem para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isenção A grande maioria não pagou a taxa de inscrição de R$ 35. Foram concedidas (69,6%) isenções do pagamento. Outros candidatos pagaram a inscrição. Cor/raça Na declaração de cor/raça, candidatos (41,8%) se autodeclaram brancos. Outros (41,4%) se autodeclararam pardos, seguidos por candidatos da cor preta (12%), de cor amarela (2,3%), e indígenas (0,6%). Outros candidatos (1,9%) não declararam a cor/raça. QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO QUALITATIVO Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

8 A COLETA DOS DADOS Métodos probabilísticos Métodos não probabilísticos
O conjunto de técnicas para coletar os dados de uma pesquisa é denominada de AMOSTRAGEM e ela pode ser de vários tipos: 1. ALEATÓRIA SIMPLES 2. ESTRATIFICADA 3. SISTEMÁTICA 4. POR CONGLOMERADOS 5. ACIDENTAL 6. INTENCIONAL 7. POR COTAS Métodos probabilísticos Métodos não probabilísticos Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

9 1. AMOSTRAGEM ALEATÓRIA SIMPLES
Equivale a um sorteio lotérico. Pode ser realizada numerando-se a população e sorteando-se os que pertencerão à amostra. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

10 2. AMOSTRAGEM ESTRATIFICADA
A população é dividida em estratos homogêneos. Será selecionada uma amostra aleatória de cada estrato. Grau de instrução / nível de renda / sexo / faixa etária ... Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

11 3. AMOSTRAGEM SISTEMÁTICA
Os elementos são selecionados seguindo uma regra predefinida. Digamos que os elementos da população estão ordenados, e a regra é “pegar” 1 a cada 10 para a amostra. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

12 4. AMOSTRAGEM POR CONGLOMERADOS
A população (neste caso, muito extensa) é dividida em “miniaturas da população”. Será selecionada uma amostra aleatória de alguns desses conglomerados. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

13 5. AMOSTRAGEM ACIDENTAL Não probabilística, pois a amostra é formada por aqueles que “vão aparecendo”. Não se pode generalizar os resultados. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

14 6. AMOSTRAGEM INTENCIONAL
O pesquisador usa o seu julgamento para selecionar os membros da população que são boas fontes de informação precisa. Ex: Pesquisa sobre um cosmético em um salão de beleza. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

15 7. AMOSTRAGEM POR COTAS É quando se estabelece uma cota de pessoas que devem ser entrevistadas com certa característica. Essa cota depende da representação dessas pessoas na população. Pesquisa sobre preferencia de modelo de carro. Entrevistar homens e mulheres com mais de 18 anos que vivem numa metropole. Irá sair e procurar pessoas assim. É geralmente usado em pesquisa de mercado e de opiniao (eleitoral). Se existem 47% de homens e 53% de mulheres numa população, uma amostra de 50 pessoas deve ter 27 mulheres e 23 homens. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

16 ORGANIZAR OS DADOS GRÁFICOS TABELAS linhas colunas frequênci a simples
frequênci a em classes barras setores histograma pictogramas Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

17 Todos os dados, da forma como foram coletados, são chamados de DADOS BRUTOS. Ao organizá-los em uma ordem crescente, denomina-se de ROL. OBS: Não existe ROL com dados qualitativos. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

18 Massa corporal (kg) de 48 alunos de uma turma:
DADOS BRUTOS: ROL: Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

19 ROL no EXCEL No Excel, insira os dados brutos numa coluna, com cabeçalho. Clique na primeira célula dessa coluna, referente ao cabeçalho. Na barra de ferramentas, clique em “dados” e depois em “filtro”. Surgirá uma seta no canto inferior direito da célula. Clicando nela, aparecerá várias opções de ordem dos dados, dentre elas, a crescente. Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

20 TABELA DE FREQUÊNCIAS Um ROL possui inúmeros valores que, ora se repetem, ora não. Cada conjunto de valores iguais representa uma frequência absoluta (fa). Ao calcular a porcentagem dessa fa, temos a frequência percentual (f% ) ou frequência relativa (fr). Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem

21 FREQUÊNCIA ABSOLUTA RELATIVA
fr é o percentual de vezes que cada fa aparece em relação ao total da amostra n. fa é a quantidade de vezes que cada valor distinto aparece no ROL N -> 100% e fa -> fr % => fr . N = fa => fr = fa . 100/ N 𝑓 𝑟 = 𝑓 𝑎 ∙100 𝑛 Profª Juliana Schivani Tipos de Amostragem


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