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BOAS PRÁTICAS PARA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO DESDE A SUA CONCEPÇÃO

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Apresentação em tema: "BOAS PRÁTICAS PARA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO DESDE A SUA CONCEPÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 BOAS PRÁTICAS PARA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO DESDE A SUA CONCEPÇÃO
8 de Novembro de IBAPE-SP BOAS PRÁTICAS PARA ENTREGA DO EMPREENDIMENTO DESDE A SUA CONCEPÇÃO Eng.° Alexandre Luís de Oliveira

2 Aspectos Técnicos Da Entrega

3 Experiência e Know-How

4 Comissionamento Processo que visa comprovar o desempenho, a eficiência e a operabilidade dos sistemas, desde o projeto ao acompanhamento do start up dos equipamentos, junto com a equipe da obra, os fornecedores, e sistemistas (instaladores) contratados e responsáveis pelos mesmos, visando à definição das rotinas de operação, preventivas e preditivas que faram parte do Programa de Manutenção e Conservação Patrimonial

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6 Desempenho e Custos dos Sistemas Prediais
Para que haja aperfeiçoamento contínuo de todo o processo, os projetistas precisam participar: • Do processo de contratação dos serviços; • Da fiscalização da qualidade da execução; • Do comissionamento da obra; • Da análise dos problemas de Assistência Técnica; • Da elaboração e análise das “lições aprendidas” e da atualização das diretrizes. “Eng. Luiz Henrique Ceotto, Tishman Speyer Properties” 12º SEMINÁRIO TECNOLOGIA DE SISTEMAS PREDIAIS: QUALIDADE E INOVAÇÃO (REALIZADO EM 8/6/2016)

7 Comissionamento – Recebimento Técnico

8 Comissionamento – Recebimento Técnico

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10 Programa de Manutenção e Conservação Predial
Seguindo a lógica de que a legislação de produtos não faz diferenciação, entendo que o Programa de Manutenção é dever do produtor, Incorporador/ Construtor, de elaborar. Inclusive é uma ferramenta muito importante para nesse momento elencar todas as especificidades do produto e conscientizar o cliente que as práticas das responsabilidades dele garantem o valor do seu patrimônio. O Plano de Manutenção, este sim pode ser colocado como uma obrigação do gestor, pois ele que irá decidir como e de que maneira implantará o Programa elaborado pelo produtor. PROGRAMA DE MANUTENÇÃO

11 Programa de Manutenção e Conservação Predial
PROGRAMA DE MANUTENÇÃO E CONSERVAÇÃO PATRIMONIAL Instalações Elétricas EQUIPE DE MANUTENÇÃO LOCAL SUBSISTEMA ATIVIDADE DOCUMENTOS Iluminação das Áreas Comuns Verificar a existência de lâmpadas queimadas - semanalmente Livro de Registro de Manutenções Quadros de Distribuição de Circuitos Limpeza e Organizção, dos paineis, cabos, canaletas e diagramas - a cada 90 dias Efetuar teste nos dijuntores, Verificar estado geral dos painéis, pontos de corrosão e pintura - a cada 180 dias Verificação da integridade dos fechos, vedação e identificação de advertência dos painéis por Profissional Habilitado e Capacitado NR 10 - a cada Ano Circuitos Verificação da integridade das identificações, Tag's, anilhas, etiquetas, etc. - a cada 2 Anos EMPRESA ESPECIALIZADA OU PROFISSIONAL HABILITADO E CAPACITADO NR 10 Reaperto de todas as conexões dos dijuntores, barramentos, contatores, reles e bornes SAK - a cada Ano Livro de Registro de Manutenções / Contrato de Manutenção Periódica Realisar teste Termográfico - a cada Ano Tomadas, interruptores e pontos de luz Reaperto das conexões, verificação do estado dos contatos elétricos substituindo as peças que apresentem desgaste - a cada 2 Anos Livro de Registro de Manutenções / Contrato de Manutenção Periódica com Laudo Técnico acompanhado de ART

12 Manuais O Foco dos Manuais devem ser o Uso, a Operação e a Manutenção, deixando clara as responsabilidades das partes. A linguagem dos Manuais tem que ser compatível com a da empresa, exemplo Garantia x Assistência Técnica. Os Manuais devem levar em consideração todas as especificidades de cada empreendimento e cada unidade privativa, com muita transparência e clareza, inclusive as informações com referência a Perda de Garantia.

13 Manuais Um trabalho que teve início em 1999 culminando com o lançamento em 2001 do primeiro Manual, orientações para a elaboração do Manual, e finalizando com o Guia Nacional lançado pela CBIC em 2014.

14 Entrega Técnica Nosso mercado precisa amadurecer mais na questão da operação, pois grande parte da tecnologia embarcada nos projetos e a eficiência dos sistemas se perdem devido à falta de qualificação e treinamento das equipes de operação.

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18 Entrega Técnica Faz-se necessário fornecer informações suficientes para a correta operação e utilização de toda tecnologia embarcada no projeto, garantindo a correta execução das rotinas preditivas e preventivas.

19 Gestão da Operação Visando o aculturamento da prática das manutenções preventivas dos clientes e a redução do custo de assistência técnica das construtoras, faz-se necessário uma gestão desde a entrega correta do produto até o monitoramento da realização do Programa de Manutenção.

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21 Gestão da Operação inDia. Inovando com inteligência na Gestão via web O nosso trabalho consiste em fornecer uma ferramenta de gestão para aplicação, controle e garantia do histórico do programa de manutenção e conservação patrimonial.

22 Gestão de Reformas O condomínio deve acompanhar a aplicação de todos os processos exigidos pela Norma ABNT NBR 16280 Todas as reformas deverão atender um plano formal de diretrizes, que deverá ser elaborado por profissional habilitado (arquiteto ou engenheiro).

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26 Insanidade “ é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes... “

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