A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Jornada Cultural Africana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Jornada Cultural Africana"— Transcrição da apresentação:

1

2 Jornada Cultural Africana
Trabalho interdisciplinar envolvendo o tema do projeto anual da escola (Política), Língua Portuguesa, História, Artes e Geografia (Grupo 4)

3 Jornada Cultural Africana
Português: literatura africana, griôs, etimologia de palavras africanas, cultura afro-brasileira (música, dança, culinária, objetos etc). História: A escravização dos africanos; a importância do trabalho escravo na produção de riquezas para Portugal; Quilombos; Os engenhos. Geografia: Atividades econômicas – extrativismo e pecuária. Artes: a Arte africana – os iorubás, influência na música brasileira, máscaras africanas.

4 Jornada Cultural Africana
Escola: Ideal Cidade: Teresópolis (RJ) Categoria: Cidadania Professoras responsáveis: Fernanda Esteves (História e Geografia) e Kelly Molento (Português e Artes)

5 Jornada Cultural Africana
Natureza do projeto O projeto Jornada Cultural Africana surgiu a partir de aulas lúdicas desenvolvidas pelas professoras, onde surgiu a oportunidade de promover um trabalho interdisciplinar que abrange não só diferentes disciplinas, mas também turmas distintas, 3º e 4º ano, trabalhando assim vários aspectos dos alunos como oralidade, criatividade, cidadania e diversidade cultural, levando-os a perceber a importância da contribuição dos povos africanos para a formação da identidade do povo brasileiro, bem como no desenvolvimento das práticas econômicas, políticas e sociais que surgiram desde então.

6 Jornada Cultural Africana
Objetivo geral Conhecer alguns aspectos sociais, econômicos e culturais da África, bem como a influência deste povo em nossa cultura.

7 Jornada Cultural Africana
Fases de Implementação Divulgação: Com base nos conteúdos e propostas abordados nas Unidades 4 e 5, apresentamos o projeto aos alunos do 4º ano, buscando integração entre as disciplinas citadas anteriormente e maior compreensão dos temas trabalhados em sala de aula, através de trabalhos organizados em oficinas. O início do projeto se deu com a divisão da turma em 5 grupos, que receberam temas específicos para pesquisarem, realizarem trabalhos prévios e apresentarem suas oficinas em data estipulada. Todas montadas em sala de aula, sob orientação das professoras. Todo o trabalho desenvolvido foi apresentado aos alunos do 3º ano, que também estavam estudando alguns aspectos dos temas abordados, na data prevista para a culminância do projeto, em setembro/2016. Execução das ações: Cinco oficinas foram montadas previamente pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, e foram apresentadas pelos mesmos aos alunos do 3º ano. As oficinas aconteceram concomitantemente em sistema de rodízio, nos quais os grupos de alunos fizeram demonstrações de suas pesquisas, em tempo pré-estipulado e monitorado.  1ª oficina: Quem conta um conto aumenta um ponto Os alunos do 4º ano contaram uma história, previamente escolhida pelas professoras e ensaiada, utilizando a técnica dos griôs, contadores de histórias que ensinam as lendas e os costumes do povo africano, oralmente, de geração em geração. Cada aluno do 3º ano recebeu, ao final do conto, o conto por escrito com uma atividade a ser desenvolvida posteriormente com a professora.

8 Jornada Cultural Africana
2ª oficina: O trabalho escravo nas fazendas de açúcar Os alunos montaram uma maquete do engenho de uma fazenda de cana de açúcar, contaram alguns aspectos da história dos negros escravizados nas fazendas de cana de açúcar, fazendo demonstrações do processo de fabricação do açúcar utilizando cana de açúcar, calda de cana, rapadura, açúcar mascavo, cristal e refinado, no qual os alunos puderam degustar todos os produtos expostos. As informações foram todas escolhidas com base nas atividades desenvolvidas em sala de aula com o 3º e 4º ano. Cada aluno do 3º ano recebeu um caça palavras a ser desenvolvido em sala, posteriormente, contendo informações do tema da oficina visitada. 3ª oficina: Portal da cultura Afro-brasileira A cultura africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos da África durante o longo período em que durou o tráfico negreiro. Os africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de aspectos: dança, música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada em virtude da migração dos escravos. Os alunos fizeram demonstrações de palavras africanas incorporadas ao idioma português, a influência na música brasileira através do samba, choro, bossa-nova e outros, bem como alguns objetos. Cada aluno do 3º ano recebeu um minidicionário confeccionado previamente pelo 4º ano, contendo palavras afro-brasileiras.

9 Jornada Cultural Africana
4ª oficina: Arte com máscaras Uma das sociedades que mais se expressam simbolicamente através de suas manifestações artísticas e tornou-se conhecida através de suas máscaras são as etnias africanas. Dentro da África encontram-se várias sociedades, onde cada uma possui traços específicos e particulares respeitando seu contexto cultural. Os alunos do 4º ano confeccionaram máscaras e apresentaram a função e história de algumas delas. Também apresentaram alguns artistas e, tintas e pigmentos naturais. Cada aluno do 3º ano recebeu uma máscara para colorir e enfeitar posteriormente. 5ª oficina: Culinária afro-brasileira A participação da cozinha - ou das cozinhas - africanas no processo do sistema alimentar brasileiro apresenta um aspecto particular. Ela se vem fixando na dieta do povo desde o século XVIII. Por esse tempo, muitos dos pratos africanos já eram correntes na alimentação popular, vendidos nas ruas da cidade negra da Bahia, por "escravos-de-ganho". Os alunos do 4º ano apresentaram alguns pratos, temperos e utensílios típicos incorporados à culinária brasileira, trazidos pelo povo africano. Num tabuleiro, os alunos do 3º ano degustaram pequenas porções de pé de moleque, cocadas e doce de leite de. Cada aluno do 3º ano recebeu uma receita da culinária africana, por escrito.

10 Jornada Cultural Africana
3. Checagem dos resultados: Conversa informal com os alunos do 4º ano a respeito do trabalho desenvolvido e montagem do mesmo para apresentação na reunião dos pais. 4. Ação e Entrega dos Resultados: Apresentação do projeto em vídeo, sob a forma de documentário, narrado pelos próprios alunos, na reunião de pais.

11 Jornada Cultural Africana
Cronograma básico 1.Divulgação: 1 de agosto de Apresentação do projeto aos alunos, divisão dos alunos em oficinas e solicitação de materiais e pesquisas para a composição do projeto. O público-alvo do projeto são os alunos do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I, funcionários e familiares. 2. Execução das ações: 22 a 26 de agosto de 2016 – Entrega do material do material solicitado para a composição das atividades, execução das mesmas, em oficinas, com acompanhamento das professoras. Ensaios para a apresentação das oficinas. 3. Checagem dos resultados: 1 de setembro de 2016 – Apresentação das oficinas da Jornada Cultural Africana para os alunos do 3º ano, professores, coordenação e direção. 4. Ação e Entrega dos Resultados: 27 de outubro de Apresentação do vídeo do projeto, montado sob a forma de um documentário, na Reunião de Pais.

12 Especificação do gasto
Jornada Cultural Africana Custo previsto Especificação do gasto Valor Materiais de papelaria e secretaria 50,00 Materiais doados/emprestados por familiares ****** TOTAL

13 Obrigado! Obrigada!


Carregar ppt "Jornada Cultural Africana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google