A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fardas cinzas, corpos negros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fardas cinzas, corpos negros."— Transcrição da apresentação:

1 Fardas cinzas, corpos negros.
Igor Carvalho

2 Mapa da violência de 2016  coordenado pelo professor e sociólogo Julio Jacobo Waiselfisz – diretor de pesquisa do Instituto Sangari e coordenador de área de Estudos sobre Violência da Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (FLACSO)  vítimas de armas de fogo  Das vítimas - 94% Homens e eram negros. 10 Anuário Brasileiro de Segurança Pública  Fórum Brasileiro de Segurança Pública  nov (dados de 2015)  policiais civis e militares assassinaram pessoas no Brasil  Aumento de 6,3% em relação ao ano anterior. Será que não há uma carga enorme de subnotificação em diversos estados?

3 Polícia militarizada, de combate ao inimigo, que é sempre exterminado ou confinado, que nunca é tratado como um cidadão comum. Polícia  uso da força brutal Parte da população ainda julga que matar é uma ação legítima da polícia. Atlas da Violência (IPEA, 2016)   diminui em 14,6% o número de homicídios de não negros e cresceu 18,2% a taxa de assassinatos de negros. “Existe uma ordem dentro da desordem” (p. 6). “O que leva a polícia a agir com mais violência nas periferias e de maneira mais civilizada nos bairros nobres é o racismo estrutural.” (p. 6)

4 Truculência ou violência  “turo pela culatra”  produção de mais crime e violência.
Brasil  quarto país que mais encarcera  630 mil pessoas presas  53% são negros. 70% das mulheres presas  “Lei de drogas”. Desmilitarizar  polícia sem caráter militar / criar uma nova polícia, compatível com os valores democráticos / com atuação integrada com a comunidade e que defenda os Direitos Humanos. POLÍCIA  Proteção do Estado. Exemplo: guarda municipal. Treinamento dos agentes / Qual o papel da polícia? E do policial? “O trabalho de Segurança Pública é pensar a estrutura, não correr atrás do menino de 17 anos, produzindo uma guerra absurda no meio das ruas.” (p. 7)

5 Refundar as polícias. Entrevista com Luiz Eduardo Soares
Mestre em antropologia, Doutor em Ciência política e pós doutor em Filosofia política.

6 “(…) é necessário refundar as polícias, pois não houve uma marca de ruptura da transição da ditadura para a democracia.” (p. 16). Violência  É algo cultural ou ideológico?  “Está automatizado, introjetado pela cultura, portanto, tem essa dimensão inconsciente, e ainda ee mais grave do que se fosse meramente ideológico, entende?” (p. 16). Relação entre violência e conservadorismo  Associacão à aceitação de violações desde que seja orientada para as classes subalternas. Policiamento comunitário  Relação polícia e comunidade Gpae – Grupo de policiamento em Áreas especiais  UPP  “Se criou uma espécie de Estado policial nas comunidades.” (p. 18)  Quais foram as favelas escolhidas?

7 TAREFA DE INVESTIGAR # POLICIAMENTO OSTENSIVO.
Gestor local de segurança pensa, analisa  diagnóstico, diealogo com a comunidade  PLANEJAMENTO E AÇÕES INTERSETORIAIS. “Em uma sociedade individualista voltada para o lucro e para o benefício egoísta, vai suscitar em quem não pode ter acesso a bens de consumo uma atitude utilitária para se apropriar daqueles objetos que são valorizados, ou seja, convida a esse tipo violência.” (p. 21). Estado  violador de direitos.


Carregar ppt "Fardas cinzas, corpos negros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google