A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“A Olhar o Mundo” Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“A Olhar o Mundo” Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1 “A Olhar o Mundo” Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento

2 O Desenvolvimento O desenvolvimento é o processo de melhoria da vida das pessoas que só é possível se estiverem reunidas três condições essenciais: acesso aos recursos necessários para atingir um nível de vida satisfatório; uma vida longa e saudável; adequado nível de instrução. Embora mais difíceis de medir, são importantes, para o desenvolvimento, outros aspectos: liberdade politica, participação na vida da comunidade segurança física.

3 O que é o IDH? O índice de desenvolvimento humano é o indicador que exprime o desenvolvimento de um país em três aspectos essências da vida humana: esperança média de vida, nível médio de instrução, nível de vida. O seu valor varia entre 0 e 1.

4 Países desenvolvidos Nos países desenvolvidos a população tem acesso aos meios tecnológicos a nível educacional e a taxa de analfabetismo é, em geral, reduzida. Um país desenvolvido, segundo os padrões das sociedades consumistas contemporâneas, é um país que possui um índice de desenvolvimento humano (IDH) elevado. Estes países situam-se principalmente na Europa, América Anglo-Saxónica e na Oceânia. A América Latina não conta com nenhum país desenvolvido, mas conta com vários países em processo de desenvolvimento e países emergentes, como o Brasil, Argentina e México. Tais países possuem um elevado IDH e um PIB grande, mas mesmo assim lutam contra problemas sociais, como a desigualdade. Já a África não possui nenhum país desenvolvido. Na Ásia, os únicos considerados desenvolvidos são o Japão, Israel e os Tigres Asiáticos (Coreia do Sul, Taiwan e Singapura).

5 Países desenvolvidos O conceito de Primeiro Mundo está intrinsecamente ligado a esta definição de países. As sociedades desses países são altamente consumistas. Há quem questione se os países onde não há direitos civis e políticos, onde não existe segurança social e onde ainda se aplica a pena de morte, serão mesmo desenvolvidos, ou se apenas sofreram de crescimento económico.

6 Países em desenvolvimento
Nos países em vias de desenvolvimento o acesso aos meios tecnológicos a nível educacional é muito restrito. Os jovens e até mesmo crianças ingressam muito cedo no mercado laboral, para sobreviverem, abandonando precocemente a escola. Nestes países o trabalho infantil é um problema social grave, os direitos das crianças são permanentemente desrespeitados.

7 Países em desenvolvimento
A habitação é também um meio de discrepância entre os países ricos e pobres. Relativamente aos países pobres existe a falta de infra-estruturas básicas como saneamento, água potável e electricidade. Em termos de saúde verifica-se, mais uma vez, a desigualdade, sendo que, nos países desenvolvidos o acesso da população a este meio é genérico, enquanto que nos países mais pobres é muito restrito e deveras precário. Para além de não existirem cuidados de saúde primários, o diagnóstico e despistagem de doenças são inexistentes.

8 Países desenvolvidos e em desenvolvimento

9 Crescimento económico
É o processo que conduz ao aumento da produção apoiado no progresso técnico e investimento e que se reflecte no aumento do consumo. Os indicadores económicos mais utilizados para medir o crescimento económico são o PIB e o PNB.

10 O que é o PIB? O PIB é o “Produto Interno Bruto” e representa-se como a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região ( países, estados, cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de medir a actividade económica de uma região.

11 O que é o PNB? O PNB é o “Produto Nacional Bruto” e é uma expressão monetária dos bens e serviços produzidos por factores de produção nacionais, independentemente do território económico. O Produto Interno Bruto (PIB) difere do Produto Nacional Bruto (PNB) basicamente pela Renda Líquida Enviada ao (ou Recebida do) Exterior: os seus efeitos são desconsiderados nos cálculos do PIB, e considerados nos cálculos do PNB. Esta renda representa a diferença entre recursos enviados ao exterior e os recursos recebidos do exterior a partir de factores de produção que, sendo do país considerado, encontram-se em actividade em outros países.

12 Distribuição do PNB per capita no Mundo

13 Nível de vida, Bem-estar e Qualidade de Vida
O nível de vida, o bem-estar e a qualidade de vida são conceitos que variam consoante as características culturais da sociedade e a região onde a mesma se encontra. O nível de vida é um conceito que relaciona os rendimentos com o poder de compra das pessoas. O bem-estar prende-se essencialmente com o nível da realização pessoal e passa pela segurança, auto-realização, integração social e reconhecimento social. É o estado resultante da satisfação das necessidades humanas tais como a saúde, a alimentação, a habitação e a instrução Uma sociedade dificilmente se pode considerar plenamente desenvolvida, se houver desrespeito pelos direitos dos cidadãos.

14 Nível de vida, Bem-estar e Qualidade de Vida
Segurança Poder de Compra Rendimento Rendimento social Auto-realização Integração social

15 A Pobreza no Mundo Podemos dizer que a pobreza é um tema tabu na nossa sociedade pois são realmente os pobres que têm dificuldade em assumir-se como tal, e os que o não são têm quase repelência pelos que se dizem ser.

16 A Pobreza no Mundo Os números de pobreza no mundo são assustadores. Em 1995, 20% das pessoas do planeta eram consideradas pobres e as estimativas são de que, em 2025, 1500 milhões de pessoas viverá num estado de absoluta necessidade. Paralelamente, assiste-se a um aumento incrível de desigualdades de acesso á riqueza pelas populações. Em 1960, 1/5 das pessoas mais ricas do Mundo tinham 30 vezes mais recursos do 17% mais pobre. Em 1990, apenas trinta anos depois, os mais ricos tinham 60 vezes mais recursos.

17 A Pobreza no Mundo Definir pobreza é uma tarefa quase tão difícil quanto é combatê-la. “falta daquilo que é necessário à subsistência.” Por definição, quando se está abaixo ao nível de subsistência, não se consegue subsistir, não se vive. Se assim fosse, não haveria pobres, pois já todos teriam morrido. Não é uma definição muito válida.

18 A Pobreza no Mundo Em 2000, todos os países da Nações Unidas, juntamente com o Fundo Monetário Internacional, O banco Mundial, a OCDE e outras organizações dos países considerados desenvolvidos, definiram as Metas de Desenvolvimento do Milénio. Foram delineados objectivos gerais para terminar com a pobreza no mundo. Assim sendo, foi definido o nível de pobreza de uma forma quantitativa. Era considerada pobre a pessoa que tivesse acesso a menos de 1 dólar por dia. De facto, há pessoas que vivem confortavelmente com menos do que isso. Temos de procurar melhor definição.

19 A Pobreza no Mundo Há também quem defina pobreza segundo padrões fisiológicos, ou seja, as pessoas tornam-se pobres quando não têm recursos suficientes para viver uma vida saudável. Outra forma mais fisiológica de definir pobreza é olhando para os pobres que não têm recursos, mas como aqueles que não os conseguem utilizar ou rentabilizar. Por outras palavras, está-se a associar a pobreza com a ignorância ou preguiça.

20 A Pobreza no Mundo Neste momento concordas connosco quando dissemos que era quase tão difícil definir pobreza, como acabar com ela. Mas mais importante do que definir é pensar nas suas causas e em como evitá-la.

21 Causas da Pobreza A Pobreza é uma rede em que as pessoas ou comunidades se vêem envolvidas, como uma armadilha de privações, da qual constam razões que levam o ser humano a perder os meios para fazer face às suas necessidades: Falta de Poder, Isolamento, Fragilidade física e Vulnerabilidade. Se pensares neste quatro oponentes interligadas podes compreender como é difícil sair desta armadilha, que leva muita gente a vidas de privação, aparentemente sem saída.

22 Que fazer? Obviamente que não é fácil indicar as soluções para acabar com a pobreza. Nem é esse o objectivo desta reflexão. Líderes mundiais têm estado envolvidos nesta tarefa durante décadas e sem resultados visíveis. No entanto, uma coisa é certa: o combate à pobreza muito dificilmente será ganho á escala global, mas sim agindo junto daqueles que sofrem mais privações. É responsabilidade de cada um de nós fazer frente a este inimigo com coragem, determinação e vontade.

23 A Riqueza no Mundo Riqueza é a situação referente à abundância na posse de dinheiro e propriedades móveis e imóveis. Aplica-se à condição de alguém ter em abundância um determinado bem de valor. A riqueza também pode ser medida pelo acesso aos serviços básicos, como a saúde. Rica é a pessoa que acumulou substancial riqueza em relação à sociedade na qual vive. Sem dúvida, a riqueza implica em um acordo social que faça valer o direito de propriedade, através de numerosos meios legais de protecção. O conceito de riqueza é relativo e não varia apenas entre pessoas de diferentes países, mas entre pessoas de um mesmo país.

24 A Riqueza no Mundo A industrialização enfatizou o papel da tecnologia. A riqueza é considerada como a combinação de materiais, trabalho, terra e tecnologia de forma a obter lucro. A riqueza humana é definida como a "riqueza nas relações humanas": terra e trabalho sendo estas a fonte de toda a riqueza material.

25 Contraste entre ricos e pobres
A pobreza é caracterizada pela subnutrição, pelo analfabetismo, pelos ambientes miseráveis, pelo alto índice de mortalidade infantil e pela baixa expectativa de vida. Neste “campo” destaca-se a pobreza sendo 23% da população pobre. A miséria é a principal responsável por este sofrimento humano.

26 Características dos países ricos
Dominação económica;    Apresentam estrutura industrial completa, produzem todos os tipos de bens; Agro-pecuária moderna e intensiva, emprego de máquinas e mão-de-obra especializada. Desenvolvimento científico e tecnológico elevado Modernos e eficientes meios de transporte e comunicação; População urbana é maior que a população rural, são urbanizados. Exemplo: Inglaterra, EUA, Alemanha, etc. População Activa empregada, principalmente nos sectores secundário e terciário. Exemplo: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha; Pequeno número de analfabetos; Elevado nível de vida da população; Boas condições de alimentação, habitação e saneamento básico; Reduzido crescimento populacional; Baixa taxa de natalidade e mortalidade infantil; Elevada expectativa de vida.

27 Características dos países pobres
Passaram por um grande processo de exploração durante o período colonial. Colónia de Exploração; Baixo nível de industrialização, com excepção de alguns países como: Brasil, México, os Dragões de Exploração; Dependência económica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas; Deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico; Rede de transporte e meios de comunicação deficientes; Baixa produtividade na agricultura que geralmente emprega numerosa mão-de-obra; Cidades com crescimento muito rápido e cercada por bairros pobres e miseráveis; População Activa empregada principalmente nos sectores primários ou no sector terciário em actividades marginais (trabalhadores sem licença assinada, etc.).Por exemplo o Brasil, Etiópia e o Uruguai; Crescimento populacional elevado; Elevada taxa de natalidade e mortalidade infantil; Expectativa de vida baixa. Baixo nível de vida da maioria da população;

28 Quais os países pobres? África; Sudeste Asiático; América Latina;
Índia; Países Árabes; China; Tailândia; Malásia; ...

29 Quais os países ricos? E.U.A e Canadá; Europa Ocidental; Japão;
Austrália; Rússia; Países de Leste; Turquia; Europa do Norte; ...

30 Contraste entre ricos e pobres
A riqueza define uma significativa quantidade de renda que fica acima dos níveis necessários para a satisfação das necessidades básicas que um ser humano tem para consigo e os seus dependentes.

31 Trabalho elaborado por: Raquel Cardoso Nº 20 Ana Raquel Nº 2 9ºC
Disciplina: Geografia Professora: Ilda Bicacro


Carregar ppt "“A Olhar o Mundo” Países desenvolvidos e Países em desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google