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A Prática do Design Thinking Exercício em duplas

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Apresentação em tema: "A Prática do Design Thinking Exercício em duplas"— Transcrição da apresentação:

1 A Prática do Design Thinking Exercício em duplas

2 O que é Design Thinking Uma metodologia de trabalho centrada no aspecto humano. Não existem problemas por si só. Existem pessoas sofrendo por causa de um problema. A metodologia prescreve que o designer precisa empatizar com o cliente. Procure sentir o que ele sente quando narra o seu problema.

3 Orientações gerais Formar duplas de alunos
Professor, pode ser dupla de três? Não. Professor, sobrei sozinho! O que eu faço? Venha aqui para a frente e aguarde. Professor, acabei de chegar e o exercício já está rolando! O que eu faço? Fique perto de uma equipe e aprenda a prestar atenção sem se envolver na conversa. Produza um relatório do que escutou. Marque a hora de chegada.

4 Orientações gerais Escute muito e com atenção; fale pouco, apenas o necessário. Pense antes de falar. Enxergue sempre o ser humano que está lhe contando o seu problema. Atue de forma centrada no aspecto humano (human-centered action) Fale desenhando. Nos seus desenhos, sempre rascunhe a figura do cliente.

5 Orientações gerais Cada aluno utiliza uma folha de papel almaço.
Coloque o seu nome completo em letra de forma no topo da página 1, o No. USP e a sua turma (1, 2, 3, 4 ou 5). Este trabalho será o primeiro trabalho válido para nota e deverá ser entregue até o término desta aula.

6 Espaços e usos da folha almaço Página 1
identificação do designer (nome, no. USP, turma) Nome do cliente Declaração pelo designer do entendimento que teve do problema do cliente Descrição pelo designer do ponto de vista do cliente A voz do cliente: Solução mais bem recebida pelo cliente e seu índice de satisfação, pelo cliente

7 Espaços e usos da folha almaço Páginas seguintes
Desenhos, diagramas, rabiscos, representações rápidas de protótipos Mesmo que não tenham habilidade para desenhar, tentem desenhar. Desenhem seu cliente. A habilidade para desenhar é inata e volta com o treino.

8 Plano de trabalho 1: A é o designer e B é o cliente 2: B é o designer e A é o cliente 3: A e B registram descobertas e montam protótipos de soluções 4: A testa seus protótipos; B dá feedback 5: B testa seus protótipos; A dá feedback

9 O Problema O problema que o cliente apresentará será um PROBLEMA IMPORTANTE PESSOAL que ele gostaria que pudesse ser resolvido. Não existe problema proibido. Basta que ele seja real. Não adotem o mesmo problema para ambos os elementos do par!

10 Questão 1 da prova p1 Aceitou um desafio?
Atuou de forma centrada no aspecto humano (human-centered action)? Prototipou tudo, o que funciona e o que não funciona? Procurou ser mais colaborativo? Entendeu que inovação é um esporte de equipe? Manteve um viés para a ação?

11 Questão 1 da prova p1 Como você se sentiu mostrando um trabalho ainda inacabado, em progresso, para uma outra pessoa? O que você achou do ritmo do trabalho? Foi um ritmo rápido, iterativo, cíclico? Caso não tenha sido, explique o motivo. O que se pode observar quando comparamos o ritmo do trabalho feito com o ritmo do trabalho usual?

12 O processo

13 Passo 1 – entenda o problema
Escutar = Ouvir atentamente procurando compreender Não tente bancar o sabichão Não tente adivinhar respostas Não sugira respostas Não se precipite em tirar conclusões; ainda é cedo demais

14 Passo 2 – observe o problema acontecendo
Coloque-se no lugar do cliente e sofra como ele sofre Atue como se fosse um antropólogo estudando uma tribo Fotografe, grave, não traduza para significados o que está vendo Retorne ao passo 1

15 Passo 3 – entenda e declare explicitamente o ponto de vista do cliente
O que o cliente realmente quer? Quais são os preconceitos do cliente? Quais são os vieses de decisão do cliente?

16 Passo 4 – gere ideias Foco em possíveis soluções que atendam às premissas e aos critérios definidos Gere muitas ideias! Não faça julgamentos (ainda) Trabalhe em equipe buscando despertar a criatividade coletiva Selecione as boas ideias e as não tão boas

17 Passo 5 – produza um protótipo
Desenhe, construa, modele em argila, faça com papel dobrado, monte um cenário, represente uma situação Enfim: use pelo menos uma ferramenta de comunicação diferente da narrativa escrita Procure aprimorar a comunicação

18 Passo 6 – teste o protótipo
Mostre o protótipo para o cliente e faça uma demonstração prática do seu uso Foco na comunicação

19 A entrevista B: qual é o seu problema? 5 minutos

20 A entrevista B de novo, porém indo mais fundo para entender o ponto de vista do cliente 5 minutos

21 Agora inverte B entrevista A: qual é o seu problema? 5 minutos
B entrevista A de novo, porém indo mais fundo para entender o ponto de vista do cliente

22 Em paraleto A e B registram a declaração do problema e o ponto de vista especial do cliente 5 min A e B propõem soluções e desenham protótipos 10 min

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25 A compartilha suas ideias com B, que fornece feedback para A 5 min B compartilha suas ideias com A, que fornece feedback para A

26 A e B geram uma nova solução para mostrar para o outro
A e B geram uma nova solução para mostrar para o outro. 5 min A e B registram a voz do cliente na folha do designer.

27 Para a próxima aula Aplicar a metodologia de DT no problema da sala de aula, com a mesma equipe da aula passada Apresentar um protótipo para o professor Preencher a ficha de avaliação dos membros da equipe, avaliando de 0 a 100% Envolveu-se de forma produtiva no trabalho Forneceu ideias e críticas produtivas


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