A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/2017.2

2 RESUMO DA AULA PARA DESCOBRIR O TEMPO PROGRAMAR DE UTILIZAÇÃO DO TEMPO HORÁRIO DE PREPARAÇÃO PARA A AULA HORÁRIO DA REVISÕES DAS AULAS HORÁRIO DAS REVISÕES PARA PROVAS E EXAMES O GRANDE TEMPO E TODO O ESTUDANTE COMO APROVEITAR O TEMPO DAS AULAS COMO APROVEITAR O TEMPO EM REUNIÕES EM GRUPOS

3 INTRODUÇÃO Em um mundo globalizado, com tantas incertezas e provisoriedades um grande desafio no contexto acadêmico é como desenvolver nos alunos: Competências de organização e estudo Atitudes positivas face aos estudos Compromisso com prosseguimento dos estudos

4 Necessidades mínimas: Tirar apontamentos Sublinhar Esquematizar Resumir Saber procurar Saber utilizar o conhecimento Saber produzir novos conhecimentos

5 PARA DESCOBRIR O TEMPO AfazeresInicioTerminoTempoetc Levantar77 Higiene77:30Meia hora Transporte7:308:00Meia hora Trabalho8:0012:00Quatro horas Almoço 12:0014:00Duas horas Anotação dos afazeres Aproveitamento do tempo Aproveitar 15 minutos do horário do almoço para ler 10 minutos antes de dormir Não basta descobrir o tempo: necessário desenvolver técnicas pra tornar o tempo mais produtivo Quanto mais tempo – mais motivação

6 PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DO TEMPO EMPRESÁRIO: PRODUZIR MAIS COM MENNOR CUSTO DEVEMOS PROGRAMAR A UTILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE 10 MIN, DE 30 MIN E DE POSSÍVEIS HORAS INTEIRAS RESERVADAS PARA O ESTUDO APROVEITAR INTENSAMENTE O TEMPO CONDIÇÃO PARA DAR SENTIDO AS HORAS DE LAZER E PARA DESFRUTÁ-LAS INTENSAMENTE

7 HORÁRIO PARA PREPARAÇÃO PARA A AULA PROGRAMA A SER ESTUDADO, MATERIAL DE ESTUDO (LIVROS, BLOCOS DE ANOTAÇÃO, DICIONÁRIO, APOSTILAS, ETC. LER A MATÉRIA PREVIAMENTE REPRESENTA ECONOMIA E EFICIÊNCIA QUEM NÃO “PREPAROU” A AULA NÃO PODE DISTRIBUIR CONVENIENTEMENTE A INTENSIDADE DE SUA ATENÇÃO E PODE NÃO FAZER PERGUNTAS LEITURA PRÉVIA DO ASSUNTO – MELHORA A QUALIDADE DOS APONTAMENTOS E DAS ANOTAÇÕES Entender isso parece muito fácil; não é tão fácil agir dessa forma

8 HORÁRIO DAS REVISÕES DAS AULAS NÃO BASTA PREPARAR-SE PARA A AULA É NECESSÁRIO FAZER REVISÕES: PROCURE QUESTIONAR O ASSUNTO E RESPONDER AS QUESTÕES AO MENOS MENTALMENTE ENTENDEU...MAS TEM DIFICULDADE DE EXPRESSÃO REVISÕES IMEDIATAS DA AULA ANTERIOR, ANTES DA AULA SUBSEQUENTE... TOMA POUCO TEMPO REVISÕES GLOBALIZADORAS OU INTEGRALIZADORAS SEGMENTAÇÃO DOS ASSUNTOS EM UNIDADES, EM ITENS... NÃO ENTENDEMOS TUDO DE UMA VEZ; NOSSO RACIOCÍNIO É DISCURSIVO, OU SEJA, VAI DE UM PONTO PARA O OUTRO, DISCORRE, CAMINHA E FLUI

9 HORÁRIO DAS REVISÕES PARA PROVAS E EXAMES PROVAS E SABATINAS: RECURSOS PEDAGÓGICOS – AVALIAÇÃO E INDUZI-LOS A FAZER REVISÕES GLOBALIZADAS PERIÓDICAS NÃO É HORA DE ENTENDER E SIM DE REVER PREPAROU AULAS TRABALHOU EM CLASSE FEZ REVISÕES Terá bom aproveitamento!!!!!!!!!

10 O GRANDE TEMPO DE TODO ESTUDANTE SÃO AS AULAS..... ITEM DE ALTA IMPORTÂNCIA!! INCOERÊNCIAS ALUNO QUE APÓS UM DIA DE TRABALHO... NÃO APROVEITA AS AULAS!!! ALUNO QUE PAGA A FACULDADE... QUE PERDE TEMPO DURANTE AS AULAS!!! ALUNO QUE TEM UNIVERSIDADE GRATUITA... NÃO APROVEITA AS AULAS!!! NA GENERALIDADE DOS CASOS HÁ A NECESSIDADE DA FRENQUENCIA AS AULAS: ALUNO RECEBE ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR

11 A ação do agricultor, do médico e do mestre tem caráter de causa eficiente auxiliar, coadjuvante apenas!!!!! O GRANDE TEMPO DE TODO ESTUDANTE CAUSA PRINCIPAL DA APRENDIZAGEM: ALUNO – O PRÓPRIO APRENDIZ O MESTRE NÃO REPARTE SUA CIÊNCIA ENTRE OS ALUNOS, NEM FICA MAIS POBRE DE CONHECIEMNTOS DEPOIS DE CADA AULA, PORQUE O ALUNO ADQUIRE POR SI MESMO A CIÊNCIA SOB A AJUDA DO MESTRE. QUEM CAUSA OS FRUTOS É PRINCIPALMENTE A ARVORE – SOB A AÇÃO DO AGRICULTOR QUEM SARA É O ORGANISMO DO ENFERMO – SOB A A AÇÃO DE MEDICAMENTOS E MÉDICO QUEM APRENDE É O ALUNO – SOB A AÇÃO DO MESTRE

12 COMO APROVEITAR O TEMPO DAS AULAS É PRECISO FREQUENTÁ- LAS... ESTAR PRESENTE DESDE O INICIO... LEVAR MATERIAL ADEQUADO...LIVROS, TEXTOS... GUARDAR SILÊNCIO EXTERIOR E INTERIOR... Quando o silêncio


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CURSO DE AGRONOMIA DISCIPLINA: METODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA PROF: JANETE GOUVEIA MACAÍBA/"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google