A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo
dissertação Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo

2 O que é dissertar? Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando uma opinião, um ponto de vista sobre o que se escreve – o tema. Dissertar é emitir opiniões de maneira convincente, ou seja, de maneira que elas sejam compreendidas e aceitas pelo leitor. Isso só acontece quando tais opiniões estão bem fundamentadas, comprovadas, explicadas, exemplificadas.

3 Seja impessoal Embora dissertar seja emitir opiniões, o ideal é que o argumentador coloque no texto seu ponto de vista de maneira IMPESSOAL, OBJETIVA e sem prolixidade. Procure desenvolver a redação dissertativa com VERBOS e PRONOMES EM TERCEIRA PESSOA. O texto impessoal soa como verdade e fazer crer é um dos objetivos de quem disserta.

4 Informar ou argumentar?
Informativo-expositivo – como o próprio nome já sugere, é um tipo de texto em que se expõem as idéias ou pontos de vista. O objetivo é fazer com que o leitor os considere coerentes e não fazê-lo concordar com eles. É um texto que tem a pretensão de informar. Expositivo-argumentativo – esse é o tipo de dissertação mais comum e conhecida por todos. Nela o intuito é convencer o leitor, persuadi-lo a concordar com o ponto de vista exposto (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal), isso se faz por meio de várias maneiras de argumentação, utilizando-se de dados, estatísticas, provas e opiniões relevantes.

5 Texto dissertativo-argumentativo
Se a função do texto informativo-expositivo é informar, a finalidade do dissertativo-argumentativo é mais ambiciosa: tenciona persuadir e convencer o público-alvo quanto a uma tese ou um juízo. Estruturalmente, não existem diferenças de maior entre os dois tipos de texto, mas neste último, existe uma certa liberdade no que diz respeito à sequência dos argumentos: por uma questão estratégica, podem ser dispostos por ordem crescente ou decrescente de relevância, conseguindo assim captar a atenção e a credibilidade do destinatário.

6 Passos importantes Leia e analise as informações contidas nos textos propostos (na coletânea). Identifique o tema comum abordado por eles. Depois de encontrar o tema, adote um ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal), o passo seguinte é perguntar por quê. As respostas serão o eixo principal da argumentação – as hipóteses. A tese traduz-se pelas hipóteses levantadas na discussão do problema, isto é, diante de assunto qualquer o autor aponta alternativas para discuti-lo ou solucioná-lo. Utilize os textos propostos: artigos, Charges, Ilustrações... como material de apoio para a elaboração de argumentos a favor ou contra a tese.

7 Prepare-se para dissertar
Encontrar o tema Definir o ponto de vista (ideia principal a ser abordada no texto) Procurar argumentos (seleção, número, precisão) Organizar os argumentos (plano, encadeamento) Utilizar figuras de estilo adequadas Encontrar respostas ( formular hipóteses) para as seguintes perguntas: _ O que quero provar? _ Estes argumentos são realmente válidos? _ De que fatos disponho? Serão sólidos? Quais vou utilizar? _ Quais devo manter em reserva? _ Haverá pontos fracos na minha argumentação? _ Em que ponto posso ou devo ceder?

8 Esquema clássico da dissertação:
Introdução: No primeiro parágrafo você deverá explicitar o problema e o caminho a ser seguido no texto para expô-lo ou para defender algum ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal) a respeito dele. Desenvolvimento: Aqui se encontram os argumentos, opiniões, estatísticas, fatos e exemplos. Ao apresentá-los você deve sempre se direcionar para um lado da questão, um ângulo de visão, um ponto de vista, uma opinião específica. Essa opinião deve ser anteriormente pensada e analisada para que se possa fazer uma boa argumentação ou exposição. Conclusão: Corresponde à síntese, ao fechamento, onde se manifesta o ponto a que se chegou depois da demonstração. Aqui você deixa claro o objetivo da sua dissertação, expõe o ponto de vista defendido ou a conclusão da sua exposição de forma que se arremate todos os argumentos utilizados durante a construção do texto.

9 O texto e o parágrafo Não só o texto apresenta introdução, desenvolvimento e conclusão, pois esses elementos fazem parte, também, da estrutura do parágrafo, que contém: O ponto de vista (a tese, frase-núcleo, ideia principal, tópico frasal) – introdução; Frases secundárias (hipóteses) – desenvolvimento; Fechamento – conclusão (no caso do parágrafo é opcional).

10 A estrutura do parágrafo
Introdução DESENVOLVIMENTO Conclusão


Carregar ppt "Grupo: Vinicius, Pedro N. , Pedro H. e Eduardo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google