A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BACTÉRIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BACTÉRIAS."— Transcrição da apresentação:

1 BACTÉRIAS

2 BACTÉRIAS são os seres mais primitivos que conhecemos – sofreram menos transformações. Fósseis de bactérias foram achados em rochas com mais de três bilhões de anos! Algumas são mais primitivas que outras – Arqueobactérias – vivem como devem ter vivido as primeiras células vivas – seres antiquíssimos ou “arcaicos”. Vivem em fendas de vulcões submarinos e outros lugares “extremos”.

3 ARQUEOBACTÉRIAS

4 Cianobactérias também podem viver em lugares extremos, como a água fervente dos gêiseres. Não parasitam outros seres vivos, em compensação, envenenam as águas com toxinas – fazem “guerra química” para ocupar espaço. Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes. Elas vivem no mar, na água doce e em meio terrestre úmido. Há espécies que possuem células isoladas e outras que formam colônias de diferentes formatos.

5 CIANOBACTÉRIAS

6 EUBACTÉRIAS – as mais comuns
Podem viver isoladas ou em colônias. Encontram-se bactérias em toda parte – no ar, na água, no solo e nos corpos dos seres vivos, inclusive o nosso. O número de espécies de bactérias é imenso – incomensurável. São classificadas de acordo com o formato de sua célula, isto é, seu corpo, em cocos, bacilos, espirilos e vibriões.

7 TIPOS DE BACTÉRIAS

8

9 Características Gerais
São formadas por uma única célula, muito simples, contendo a membrana celular e o material genético mergulhado em seu citoplasma. De todas as organelas (pequenos órgãos), somente os ribossomos estão presentes e realizam a fabricação de proteínas – moléculas com que as células são construídas. Geralmente a membrana celular é revestida por uma parede celular bastante resistente, principalmente as parasitas.

10

11 Como se alimentam as BACTÉRIAS
AUTÓTROFAS: conseguem produzir seu próprio alimento utilizando pigmentos como a clorofila, fucoxantina, ficobilina etc para fazer a fotossíntese (Ex:Cianobactérias,Nitrobacter,Prochlorococcus – são as FOTOSSINTETIZANTES). Podem fazer também a QUIMIOSSÍNTESE e produzir seu alimento, sem luz, apenas utilizando a energia de minerais como o ferro ou enxofre – vivem a vida toda no escuro e entopem os encanamentos de ferro.

12 Como se alimentam as BACTÉRIAS
HETERÓTROFAS: são a maioria e não conseguem produzir seu alimento. Elas se nutrem de outros seres vivos ou de seus restos. Podem ser de dois tipos: Decompositoras: que se alimentam de matéria orgânica morta; Parasitas: que se alimentam do corpo de outros seres vivos. Estas são as perigosas bactérias patogênicas, causadoras de doenças como:

13 Doenças causadas por BACTÉRIAS
COQUELUCHE DIFTERIA = crupe TÉTANO MENINGITE SÍFILIS FEBRE TIFÓIDE ou tifo TUBERCULOSE HANSENÍASE = lepra CÓLERA PNEUMONIA

14 Bactérias patogênicas
São perigosas e provem do ar, do solo, da água, das plantas, animais ou pessoas infectadas. Doenças bacterianas podem ser combatidas com antibióticos: substâncias produzidas por fungos para defenderem-se de bactérias. Antibióticos são muito eficientes se usados corretamente, caso contrário poderão desenvolver bactérias resistentes - as superbactérias.

15

16 Respiração das BACTÉRIAS
RESPIRAR é extrair a energia contida nas moléculas dos alimentos. Isso pode acontecer na presença ou não de oxigênio. AERÓBICAS: bactérias que utilizam o oxigênio em sua respiração. ANAERÓBICAS: bactérias que NÃO usa o oxigênio para respirar. Essa respiração é chamada de fermentação.

17 Lactobacilos – bactérias em forma de bastonetes que realizam a fermentação do leite

18 Relações Ecológicas entre bactérias e outros seres vivos
Muitas bactérias que vivem dentro de outros seres vivos convivem com seus hospedeiros sem lhes causar danos ou até os ajudando. COMENSALISMO: O intestino de todos os vertebrados está revestido por uma espessa camada formada por muitas espécies de bactérias. É a “flora intestinal” ou microbiota. Essas bactérias usam parte de nosso alimento, mas também auxiliam nossa digestão (comer na mesma mesa)

19

20 MUTUALISMO: Um ajuda o outro – ajuda mútua
Plantas leguminosa como feijão, soja, ervilha e amendoim – produzem sementes ricas em proteínas. As raízes dessas plantas associam-se com bactérias chamadas RIZÓBIOS. Essas bactérias fixam o nitrogênio do ar e o fornecem à planta para fabricar suas proteínas. Em troca, a planta dá alimento e proteção aos rizóbios.

21 PARASITISMO: Nessa relação ecológica, um ser vivo é a vítima – o prejudicado - e o outro só se aproveita dele. As bactérias parasitas são as causadoras de doenças. Elas decompõem as células dos nossos órgãos para se alimentar. Nós somos seu alimento.

22 1)REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
A maioria das bactérias se reproduz de forma assexuada, rápida e simples, com divisão celular – divisão binária ou cissiparidade – originando um grande número de descendentes em horas (Podem duplicar-se a cada 20 minutos – surgem três gerações de bactérias a cada hora. Em 24 horas, repetidas divisões produzem 5 sextilhões de novas bactérias).

23

24 2) REPRODUÇÃO DAS BACTÉRIAS
Algumas bactérias se reproduzem sexuadamente por conjugação. Assim, duas bactérias se unem e uma delas recebe o material genético da outra. Em seguida, elas se separam e aquela que recebeu o material genético se divide em duas.

25


Carregar ppt "BACTÉRIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google