A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUA Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUA Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina."— Transcrição da apresentação:

1 EUA Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina de Segurança Nacional; Desenvolvimento econômico;

2

3

4 Após a declaração de independência dos EUA, nasceram os partidos: Democrata e o Republicano. O Democrata defendia a autonomia política dos estados e a manutenção do regime de trabalho escravocrata. (Confederados) O Republicano defendia o fortalecimento do poder da união, isto é, do governo federal frente ao poder dos estados e a abolição da escravatura no país. (União)

5 PRECONCEITO PRECO KU KLUX KLAN Fundada no Tennessee, em 1865, após o final da guerra civil americana. Seu objetivo era impedir a integração social dos escravos recém-libertos, MARTIN LUTHER KING ( ) Liderança política na luta da população afro-americana pela aprovação a Lei dos Direitos Civis. Assassinado em 1968.

6 Green card é um visto permanente concedido nos Estados Unidos, que permite ao imigrante permanecer nesse país por tempo indeterminado, com quase todos os direitos de um cidadão estadunidense, pois ele não tem o direito, por exemplo, de se candidatar a cargos políticos.

7

8 Economia dos Estados Unidos da América A economia dos Estados Unidos da América é uma das maiores e mais influentes do mundo. O país possui um produto interno bruto PPC de 14,5 trilhões de dólares e baseada no capitalismo. setor primário (0,9%) setor secundário (22%) setor terciário (78%) setor primáriosetor secundário setor terciário

9 Setor primário Agricultura A indústria agrícola americana é a maior do mundo. Os Estados Unidos é o maior exportador de produtos agrícolas do mundo e o segundo maior produtor de laranjas e limões do mundo. O país também é o maior produtor mundial de milho, soja, amendoim, trigo e algodão. O uso de cada vez mais modernas técnicas de cultivo e de maquinário agrícola cada vez mais avançados contribuiu para que os Estados Unidos alcançassem a posição de maior potência agro-pecuária do mundo.

10 Pecuária Os Estados Unidos possuem o segundo maior rebanho de gado bovino comercial do mundo. A indústria pecuária do país produz no geral mais alimentos do que o necessário para atender à demanda nacional. Embora nos últimos anos o país a demanda por carne e leite bovino nos Estados Unidos tenha superado a oferta. A indústria pecuária americana têm enfrentado nas últimas décadas problemas meteorológicos com a seca.

11 Setor secundário Manufatura A indústria de manufatura dos Estados Unidos é a maior do mundo. A indústria de manufatura está concentrada primariamente nos estados da região central e da região nordeste. Atualmente, o crescimento industrial está concentrado no sul do país - especialmente no sudoeste americano - a Califórnia é o estado que mais fabrica produtos manufaturados. O oeste americano é sede da indústria de alta tecnologia americana. Na Califórnia, localiza-se o famoso Vale do Silício, onde são desenvolvidos e produzidos computadores e softwares em geral.

12 A região central dos Estados Unidos é uma grande produtora de ferro e aço, veículos motorizados e maquinário industrial. Detroit é a capital da indústria automobilística dos Estados Unidos.(Michigan)

13 A indústria siderúrgica americana é a maior do mundo - embora enfrente a forte concorrência da indústria siderúrgica de outros países tais como o Brasil, o Canadá e a África do Sul.(Pensilvânia) A indústria siderúrgica americana está sediada primariamente em Pittsburgh.

14 A região nordeste dos Estados Unidos é, por sua vez, grande produtora de roupas e tecidos, alimentos industrializados, material impresso e de equipamentos eletrônicos. Por sua vez, petróleo e derivados são produzidos primariamente em Texas, bem como outros estados à beira do Golfo do México.

15 Atlanta, Dallas, Seattle e Witchita são grandes centros da indústria aeroespacial. A maioria das fábricas da Boeing - a maior empresa fabricadora de aviões em geral do mundo - localizam-se em Seattle.

16 Setor Terciário Turismo - é uma das principais fontes de renda dos Estados Unidos. Estima-se que o número de turistas domésticos - isto é, turistas de um dado país que visitam outro lugar neste mesmo dado país - esteja em torno de 1,5 bilhão anualmente. Finanças - é o maior pólo financeiro do mundo. Existem cerca de 800 mil instituições financeiras. Aqui, estão incluídas bancos, seguradoras e imobiliárias. O setor financeiro emprega mais de 13 milhões de pessoas nos Estados Unidos - 7,8% da força de trabalho nacional - e é responsável por cerca de 19% do PIB nacional.

17 Transportes e telecomunicações - possuem uma extensiva malha rodoviária, ferroviária e hidroviária. Para cada 100 habitantes, existem cerca de 75 carros. Enquanto isto, caminhões transportam cerca de um quarto de toda a carga transportada no país. Trens transportam cerca de 35% de toda a carga transportada no país. Cerca de 15% de toda a carga transportada no país é transportada via hidrovias como rios e lagos, além de mares e oceanos.

18

19 Canadá Vazios demográficos no Norte; Extrativismo vegetal da taiga; Ocupação colonial de povoamento; 90% da população junto da fronteira com EUA;

20

21 -Separatismo político no Quebec; -Vale do São Lourenço: geração de energia

22 DADOS PRINCIPAIS ÁREA: km CAPITAL: Ottawa POPULAÇÃO: 33,6 milhões (estimativa 2009) MOEDA DO CANADÁ : dólar canadense NOME OFICIAL : Canadá NACIONALIDADE: canadense DATA NACIONAL: 1º de julho (Dia da Independência do Canadá).

23 GEOGRAFIA DO CANADÁ LOCALIZAÇÃO: norte da América do Norte. FUSO HORÁRIO: - 2 horas em relação à Brasília CLIMA DO CANADÁ: temperado continental (maior parte), subpolar (N), de montanha (região das Montanhas Rochosas, O) PRINCIPAIS CIDADES DO CANADÁ: Toronto, Montreal, Vancouver, Ottawa, Edmonton, Calgary, Quebec.TorontoMontrealVancouverEdmontonCalgaryQuebec

24

25

26 TORONTO/MONTREAL

27 COMPOSIÇÃO DA POPULAÇÃO Britânicos 40%, franceses 27%, outros europeus 23%, grupos étnicos autóctones 2%, outros 8% (censo de 1996).

28 IDIOMAS: inglês e francês (oficiais). RELIGIÃO: : cristianismo 83,5% (católicos 45,2%, protestantes 36,4%, ortodoxos 1,9%), judaísmo 1,2%, islamismo 0,9%, sem filiação 12,5%, outras 1,9%. IGREJA DE NOTRE-DAME EM MONTREAL

29 DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 3,4 hab./km2 CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO: 1% ao ano (1995 a 2000) TAXA DE ANALFABETISMO: 1% (estimativa 2007). RENDA PER CAPITA: US$ (estimativa 2008). IDH: 0,966 (2008)

30 ECONOMIA DO CANADÁ : Produtos Agrícolas: trigo, cevada, outros cereais Pecuária: bovinos, suínos, aves Mineração: zinco, urânio, amianto, níquel, sais de potássio, petróleo, gás natural, cobalto, cobre. Indústria: equipamentos de transporte, alimentícia, papel e derivados, química, produtos eletroeletrônicos, metalúrgica. PIB: 1,3 trilhão (2007)petróleo

31


Carregar ppt "EUA Maior população resultante de migração; 1ª independência do continente; Doutrina Monroe; Expansão para o Oeste; Conquista de território mexicano; Doutrina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google