A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GEOGRAFIA – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: ANÁLISE POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GEOGRAFIA – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: ANÁLISE POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO."— Transcrição da apresentação:

1 GEOGRAFIA – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: ANÁLISE POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO

2 ESPAÇO GEOGRÁFICO Objeto do estudo da Geografia. Categorias espaciais: Lugar – Paisagem – Região – Território – Territorialidade.

3 Território Espaço definido e delimitado segundo as relações de poder e de apropriação que nele se instalam; É a base física do espaço geográfico, composta pelo conjunto de paisagens e limitada por fronteiras perceptíveis ou não. É sempre representado por objetos fixos e móveis. Ex: moradia e população.

4

5 Territorialidade Relação entre os agentes sociais, políticos e econômicos interferindo na gestão do espaço territorial. Refere-se ao exercício do poder dentro de um território. Seu contraponto é a (des)territorialização – implica em perda do território e, consequentemente, perda do poder sobre o mesmo.

6 Estado de direito e paralelo. Soberania do povo – no território – estado de direito; Soberania de grupos ilegais dentro do território – estado paralelo. Exemplo – ocupação dos morros do Rio de Janeiro por grupos marginalizados – estado paralelo; retomada do poder com uso das forças armadas – estado de direito.

7

8 LUGAR O lugar, constitui-se como uma paisagem cultural, campo da materialização das experiências vividas que ligam o homem ao mundo e às pessoas, e que despertam os sentimentos de identidade e de pertencimento no indivíduo. É, portanto, fruto da construção de um elo afetivo entre o sujeito e o ambiente em que vive.

9 paisagem A paisagem, é a representação visível de vários aspectos do espaço geográfico. Segundo ALMEIDA & RIGOLIN (2005), é nas paisagens que estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc).

10 Rio de Janeiro São PauloAmazônia Cariri

11 Rap das Armas Cidinho e Doca Paparapaparapapara clack bum Parapapapapapapapapa Morro do Dendê é ruim de invadir Nois, com os Alemão, vamo se diverti Porque no Dendê eu vo dizer como é que é Aqui não tem mole nem pra DRE Pra subir aqui no morro até a BOPE treme Não tem mole pro exército civil nem pra PM Eu dou o maior conceito para os amigos meus Mais Morro Do Dendê Também é terra de Deus Fé em Deus, DJ Vamo lá

12 O que caracteriza um território Aspectos físicos Aspectos históricos Aspectos culturais Aspectos sócio-econô- micos

13 Fronteiras As fronteiras delimitam ou separam os lugares, os territórios e as paisagens. Tipos de fronteiras: fronteiras efetivas: são limites territoriais reconhecidos internacionalmente. Ex: Brasil e Argentina

14 fronteiras em litígio: embora haja limites territoriais, não há acordo entre as partes (países). Ver imagem Ex: Venezuela e Suriname; Israel e Palestina

15 fronteiras naturais: separam ecossistemas

16 fronteiras econômicas ou geopolíticas: blocos econômicos, divisão entre desenvolvidos e em desenvolvimento, entre outras.

17 Estado É o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país. Um Estado soberano é sintetizado pela máxima "Um governo, um povo, um território". Nação O conceito de nação envolve a existência de um povo organizado sob as leis do Estado. Os indivíduos que formam um povo são unidos por laços culturais comuns como religião, língua, tradições e costumes. Encontramos em alguns lugares, dois ou mais povos vivendo em um mesmo Estado o que pode gerar conflitos e anseios separatistas. (curdos)

18 Atividades de sala 1- a imagem a seguir é uma obras de cândido portinari denominada O Café. Sobre essa obra faça o que é pedido: Descreva o que é visto nesta cena justificando porque nela se aplicam os conceitos de espaço geográfico, paisagem, lugar, território, territorialidade

19 2- A imagem abaixo faz uma crítica tanto a ação do Estado paralelo quanto à ação do Estado de direito. Observe a imagem e faça o que se pede a seguir Descreva o que é visto na imagem e explique qual a relação entre ela e as expressões Estado de direito e o Estado paralelo.

20 Questão 1 Questão 2

21 Divisão Norte Sul Fonte:

22 DIT – Divisão Internacional do Trabalho Fonte: brasilgeofoco.blogspot.com


Carregar ppt "GEOGRAFIA – TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES: ANÁLISE POR MEIO DO SENSORIAMENTO REMOTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google