A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB

2 DEFINIÇÕES IMPORTANTES À partir de 01/03/2014 os escritórios e/ou responsáveis deverão se cadastrar e cadastrar apenas as novas empresas para utilização no SIGISSWEB. Á partir de 01/07/2014 será efetuada a migração de todas as empresas cadastradas no SIGISS e NFE. Para acessar o sistema, deverá ser utilizado o mesmo LOGIN e SENHA utilizado no SIGISS e na NF Eletrônica (à partir de 01/07/2014). A numeração continuará seguindo a sequência das NFS emitidas atualmente, por isso importante utilizar o sistema de NF atual conectado na Internet para que todas as NFS sejam importadas corretamente. Enviar também toda a movimentação que porventura não tenha sido enviada, pois o pagamento de 10/07/2014 já será efetuado pelo SIGISSWEB, com base nas informações importadas. * A classificação do serviço e o regime da empresa serão importados de acordo com a última NF emitida. As novas empresas deverão desde já utilizar o SIGISSWEB, enquanto que as que já emitem NF pelo sistema atual, apenas poderão utilizar o SIGISSWEB à partir de 01/07/2014. Verificar sempre se o cadastrado está correto, pois o login e senha chega por . O Layout do SIGISSWEB está disponível no site

3 I - Como utilizar o SIGISSWEB pela 1ª vez?

4 a) Acesse o site b) Clique em Cadastro do Responsável Contábil, conforme tela abaixo:www.sigissweb.com.br/sigissweb * O responsável contábil é o escritório de contabilidade, ou o próprio contribuinte quando a contabilidade é exercida por conta própria.

5 c) Preencha todos os dados corretamente e clique em Salvar:

6 d) Finalizado o cadastro aparecerá a seguinte mensagem:

7 e) A Prefeitura receberá sua solicitação e enviará contendo login e senha para acesso ao sistema, conforme exemplo abaixo: f) Caso esqueça sua senha digite o Login e clique no item Esqueci minha Senha, automaticamente será reenviada a senha o cadastrado (O sistema gera sempre uma senha diferente).

8 II – Acessando o SIGISSWEB

9 a) Insira o Login e Senha recebidos em seu conforme exemplo abaixo : b) Pronto! Você será redirecionado para a tela principal do sistema:

10 II. I – Alterar senha ou incluir novo usuário de uma empresa responsável

11 b)Preencha os dados solicitados e clique em salvar: a) Acesse o menu Gerenciamento, Usuários, selecione a opção Inserir c) Para alterar sua senha, clique no login do usuário e altere os dados desejados (Login ou Senha).

12 III - Cadastro/Pesquisa/Impressão Declarantes ou Destinatários

13 Cadastro/Pesquisa/Impressão de Declarantes ou Destinatários a) Selecione a opção desejada:

14 b) Selecionando a opção Inserir se abrirá uma tela para que sejam preenchidos os dados da empresa Declarante ou Destinatária: c) Já a opção Pesquisar disponibilizará um filtro de dados para que se efetue a pesquisa desejada, podendo ser efetuada da seguinte forma:

15 d) Por fim para a impressão do cadastro desejado, clique em Imprimir. - Digite o Subtítulo desejado: - Os dados da empresa serão impressos na tela e, se desejar, em uma impressora disponível.

16 IV – Emitindo uma Nota Fiscal de Serviços

17 a) Primeiramente você deve solicitar a autorização para a Prefeitura acessando o item Cadastro, Declarante: b) A Prefeitura receberá sua solicitação e, se os dados estiverem corretos, enviará contendo Login e Senha para o do solicitante. Se for a própria empresa responsável será habilitada a opção de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

18 c) Recebido o Login e Senha (no caso de o solicitante for uma empresa diferente do responsável) ou habilitada a opção de Emissão de NFE (no caso de ser o próprio responsável) basta acessar o menu Operacional, Emissão de NFE, Inserir: *IMPORTANTE: Pré-Definir Classificação de Serviço antes de emitir a 1ªNF.

19 d) A classificação de Serviços deverá ser pré-definida no item Operacional, Classificação de Serviços, para que apareça na tela de emissão de nota fiscal, conforme descrito na alínea c do item IV:

20 e) Preencha todos os dados corretamente e clique em Salvar:

21 f) Clique na figura da impressora e imprima a NF desejada: g) Para enviar para o destinatário via , selecione a NF desejada e clique no botão de envio. h) Para incluir uma Carta de Correção Eletrônica, clique no item CCE e preencha os dados a serem alterados:

22 i) Preencha os dados que podem e que necessitem ser alterados e clique em salvar. * Para importar Notas Fiscais geradas por sistemas externos, acesse o menu Operacional, Importar arquivo de NFES geradas por sistemas externos, selecione o arquivo e clique em Executar.

23 h) Modelo de uma Nota Fiscal de Serviços impressa pelo SIGISSWEB:

24 V – Consultar Autenticidade da NFES emitida:

25 a) Acesse o site clique no item Verificar Autenticidade da NFES, digite o código de autenticidade descrito na NFES e clique em Executar.www.sigissweb.com.br/sigisswebs

26 VI – Escrituração de Documentos Fiscais Prestador e Tomador

27 a) A escrituração na modalidade Prestador de serviços é efetuada automaticamente quando é efetuada a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica, podendo, entretanto, ser alterado à qualquer momento (apenas o campo retenção e alíquota) b) Já a escrituração na modalidade Tomador de serviços de empresas de FORA do município de Sumaré deverá ser efetuada manualmente, acessando o item Operacional, Lançamento Tomador/Prestador, Inserir.

28 c) Tela de Lançamento. Preencha todos os dados e clique em Salvar.

29 c) Para os tomadores de serviços de empresas prestadoras de serviços situadas no município de Sumaré, a escrituração do lançamento na modalidade TOMADOR já estará pré-cadastrada automaticamente no sistema quando na emissão da nota fiscal pelo prestador, bastando apenas a confirmação/alteração dos dados pelo responsável. - Ao acessar o SIGISSWEB a empresa responsável visualizará a seguinte mensagem - Ao clicar em SIM o sistema apresentará os lançamentos de tomador pré-cadastrados.

30 d) O responsável terá a opção de ACEITAR OU RECUSAR os lançamentos, clicando nos respectivos campos. Clicando em ACEITAR os lançamentos serão incluídos automaticamente na escrituração dos documentos fiscais, inclusive gerando a guia de ISSQN caso haja retenção do imposto

31 d) Clicando em RECUSAR os lançamentos ficarão em vermelho, com a opção de serem aprovados posteriormente caso tenham sido recusados por engano.

32 d) A tela dos lançamento pré-cadastrados de Tomador, também poderá ser acessada através do menu Operacional, Lançamento Tomador Pendente

33 VII – Importação de Movimentação gerada por programas externos:

34 a) Acesse o menu Operacional, Importação de Movimentação, selecione o arquivo desejado e clique em Enviar. * Esta opção deve ser utilizada por empresas que possuam sistemas de escrituração próprio, desde que o layout destes obedeça às configurações do SIGISSWEB.

35 VIII – Emissão da guia de ISSQN Tomador / Prestador

36 a) Acesse o menu Operacional, Conta Corrente e o sistema mostrará as guias em aberto para impressão: b) Clique no ícone do Boleto para imprimir, conforme figura acima. * Não disponível para empresas optantes pelo Simples Nacional.

37 IX – Emissão da guia de ISSQN AVULSA / CORRIGIDA

38 a) Acesse o menu Operacional, Guia Avulsa: b) Digite o CNPJ do contribuinte, selecione a modalidade Tomador ou Prestador, digite o Período, o Valor do IMPOSTO e clique em Gerar. * Opção disponível apenas para eventuais emergências (no caso de o contribuinte não ter escriturado toda a sua movimentação em tempo hábil) ou ISSQN em atraso.

39 c) Modelo de Guia de ISSQN impressa:

40 X– Impressão de Protocolo de entrega da Declaração Mensal de Serviços - DMS

41 a) Acesse o menu Operacional, Protocolo DMS digite o período e clique em Gerar: ***FIM***


Carregar ppt "Sistema Integrado de Gerenciamento do ISSQN - WEB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google