A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caminhos de Santiago Aventura peregrina de BTT. Caminhos de Santiago Indíce –Propósito –Os caminhos mediavais –O caminho português –O caminho francês.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caminhos de Santiago Aventura peregrina de BTT. Caminhos de Santiago Indíce –Propósito –Os caminhos mediavais –O caminho português –O caminho francês."— Transcrição da apresentação:

1 Caminhos de Santiago Aventura peregrina de BTT

2 Caminhos de Santiago Indíce –Propósito –Os caminhos mediavais –O caminho português –O caminho francês –Credencial do Peregrino –Programas –Apêndices

3 Caminhos de Santiago Propósito Partir um dia em busca da cidade ideal: desde sempre que o homem se propõs a este objectivo, por razões económicas, religiosas, politicas, aventura e por mil uma outras razões, sempre a partida lhes atraiu pela promessa.

4 Caminhos de Santiago Os caminhos mediavais

5 Caminhos de Santiago Os caminhos mediavais As vias de comunicação mediavais, nomeadamente as do norte da Península Ibérica, assentavam fundamentalmente na notável rede vial romana. Em Portugal esta rede de caminhos era naturalmente mais desenvolvida nas regiões de maior densidade populacional: Lisboa - Santarém - Coimbra - Entre-Douro - Minho

6 Caminhos de Santiago O caminho português Em Portugal não há um caminho de Santiago mas sim Caminhos muitos, todos utilizados pela peregrinação Jacobeia. Tudo dependia do ponto de partida dos Peregrinos, do trajecto por eles escolhido e dos lugares de acolhimento e pernoita.

7 Caminhos de Santiago O caminho português O caminho português que propomos é o Caminho do Norte, da peregrinação de Barcelos a Santiago de Compostela, passando por Lanheses e Vila Nova de Cerveira. A decisão de optar por este roteiro, por Barcelos e Barcelinhos prende-se ao facto de, para os peregrinos portugueses e estrangeiros, este ser o caminho antigamente mais importante para quem vinha do Porto e de Lisboa.

8 Caminhos de Santiago O caminho Português Este caminho está dividido em várias etapas, consuante a performance do grupo será delineado o nº de etapas a fazer por dia. Esta avaliação irá medir o tempo que levará a ser feito no entanto está estimado para 8 a 10 dias Os lugares de acolhimento e pernoita poderão ser desde do refúgio ao hostal, tendo como recurso o saco bivaque.

9 Caminhos de Santiago O caminho françês Este Caminho é o mais conhecido e por consequência o mais utilizado. Foi este o caminho que foi imortalizado por Paulo Coelho no seu livro Diário de um Mago. Pode ser chamado de várias formas: Via Jacobea, Via Láctea, Via Francigena, Caminho Françês, Caminho de Santiago, etc... Ficou estabelecido desde do Séc. XII, no norte de Espanha visto as outras vias no meio da Europa terem estado alternadamente restingidas e interrompidas por conflitos guérreos ou politicos.

10 Caminhos de Santiago O caminho françês Tem a dimensão de 770 km dividido em 23 etapas que se podem realizar entre 25 a 30 dias dependendo da experiência e da forma física do peregrino. Os lugares de acolhimento e pernoita poderão ser desde do refúgio ao hostal, tendo como recurso o saco Bivaque. A melhor época para o fazer é entre Maio e Setembro.

11 Caminhos de Santiago A Credencial do Peregrino O peregrino só receberá esta Credencial na Catedral de Santiago de Compostela, a certificar o cumprimento da Peregrinação, se reúnir o requisito mínimo de distancia percorrida de 200km. Para comprovar essa travessia terá de recolher os vários carimbos dos abrigos ao longo do caminho.

12 Caminhos de Santiago Programa – Caminho português O grupo será recebido no aeroporto com transporte paras as bicicletas incluido, serão deixados serão deixados numa residêncial muito simpática junto ao Museu de Arte Antiga (recomenda-se uma visita). Dependendo da hora que o grupo chegar, será planeado um Tour por Lisboa, reconhecendo a Cerca Moura.

13 Caminhos de Santiago Programa Caminho português No dia seguinte partirmos de carro rumo a Barcelos, por um dos caminhos de Santiago, hoje uma estrada nacional. A meio caminho fazemos uma paragem para almoçar na Bairrada, e deliciarmo-nos com um famoso Leitão à Bairrada. Após esta inesquecível refeição seguimos directos ao nosso destino Barcelinhos.

14 Caminhos de Santiago Programa Caminho português Barcelinhos, este é nosso ponto de partida da Aventura, aqui somos largados e entregues às nossas bicicletas, em autonomia total. A partir daqui temos pela frente 10 etapas de aproximadamente 12km que serão conquistadas, em conformidade com a performance do Grupo e, da curiosidade do mesmo pelas relíquias que iremos encontrar pelo caminho. A Aventura é fazer um caminho sem planos, sem saber o que vai acontecer, onde vamos dormir, onde vamos comer, etc... O que temos é uma vasta informação que vai sendo gerida ao longo do caminho.

15 Caminhos de Santiago Programa Caminho Português Ao chegarmos a Santiago, realizaremos as visitas obrigatórias à Catedral e ao Posto de Acolhimento dos Peregrinos. Concluida a nossa Peregrinação, iremos fazer um reconhecimento dos melhores bares da cidade e rever todas as mil vivencias de cada etapa assim como, as horas vividas com os companheiros que ficarão marcadas na nossa memória para a vida. O regresso será feito de carro, por autoestrada, até Lisboa. Conforme a hora do voo dormirão mais uma noite Lisboa ou seguirão directos para o aeroporto.

16 Caminhos de Santiago Programa Caminho Françês O voo que aconselhamos é o directo para Madrid e seguido de um outro para Pamplona. Aqui estaremos nós à vossa espera no aeroporto, com transporte para o grupo e as bicicletas para seguirmos para San-Jean-Pied- de-Port. Este trajecto é lindíssimo, atravessando os Pirinéus, apesar da estrada ser sinuosa a paisagem vais vos fazer esquecer os balanços das curvas.

17 Caminhos de Santiago Programa Caminho Françês È em San-Jean-Pied-de-Port que começa a nossa aventura, idêntica à do caminho português também só uma vasta informação nos fará giuar até ao nosso destino, Santiago de Compostela. Cruzando os Pirinéus iremos seguir a rota de Napoleão, onde se misturam estradas secundárias e caminhos de terra e pedras. Este caminho tem 23 etapas, em principio conseguimos fazer mais de uma etapa por dia, se não tivermos nenhuma contrariedade e iremos ter um dia de descanço por semana.

18 Caminhos de Santiago Apêndices Conselhos – Forma fisica – Uma eficiente forma de treino é andar de bicicleta por trilhos de montanha, carregando na bicicleta todo o seu equipamento, para que o seu corpo se acostume ao peso da bicicleta carregada tanto nas subidas como nas descidas. Aproveite o seu tempo nos feriados perlongados para pedalar vários dias seguidos. Caso voçê não tenha oportunidade de se preparar fisicamente para fazer estes caminhos, será o próprio caminho o seu campo de treino. Vai sofrer um bocadinho mas não adianta lamentar-se, logo voçê adquire a preparação ao fim de 3 dias. O melhor a fazer é preparar-se psicológicamente que é o factor de preparação mais importante, quando a cabeça quer o corpo faz tudo.

19 Caminhos de Santiago Apêndices Conselhos Bagagem – A bagagem deve ser composta por aquilo que seja extremamente essencial, devendo pesar entre os 10 e 12Kg e caber na sua totalidade dentro dos alforges da bicicleta. O ideal é que sobre espaço nos alforges para que durante o percurso poder transportar comida e lembranças de pequeno peso. É claro que o peregrino vai precisar de lavar algumas peças de roupa durante o percurso todos fazem isto e existe lugar próprio nos refúgios. É importante levar vários sacos plásticos para acondicionar tudo e procurar ter o mínimo de organização, reservar espaços para cada coisa pode facilitar muito a operacionalidade da viagem

20 Caminhos de Santiago Apêndices Conselhos – Sugestões de bagagem mínima : composta por necessidades individuais porém sugere-se: Kit de Saúde – medicamentos básicos como analgésicos, gel para dor muscular, complementos vitamínicos, aspirina, comprensas (esparadrapo), pensos rápidos (band-aid), betadine e soro fisiológico. Kit Higiene – escova de dentes, pasta de dentes, sabonete, gillete, toalha pequena (de preferência de feltro-seca + rápido), desodorizante, creme hidratante, shampoo, corta unhas, protector solar, papel higiénico e detergente para a roupa Kit Vestuário – ténis, sandália de borracha, meias (4), calças desportivas, calções (bermudas) (2), cuecas (4), calções de ciclista (2), camisas de ciclista (2) t-shirt (4) forro polar, anorak, chapéu ou boné, óculos escuros. Kit Utênsílios – bloco de notas, caneta, porta-moedas, canivete (de preferência tipo suiço), máquina fotográfica (atenção ao volume e peso da mesma), rolos (filmes), saco de dormir e saco bivaque. Kit Documentos – Bilhete de identidade, carta de condução, passaporte, cartão de crédito e fotocópia de tudo.

21 Caminhos de Santiago Apêndices Foto da Catedral de Santiago de Compostela

22 Caminhos de Santiago Apêndices Foto interior do Mosteiro Benedito

23 Caminhos de Santiago Apêndices Fotos do nosso Guia


Carregar ppt "Caminhos de Santiago Aventura peregrina de BTT. Caminhos de Santiago Indíce –Propósito –Os caminhos mediavais –O caminho português –O caminho francês."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google