A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima."— Transcrição da apresentação:

1 CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima

2 BCD 8421 A sigla BCD representa as iniciais de “Binary-Coded Decimal”, que significa decimal codificado em binário. Os dígitos 8421 representam o valor em decimal do correspondente dígito em binário (23 = 8, 22 = 4, 21 = 2, 20 = 1). O código BCD é um sistema de representação dos dígitos decimais desde 0 até 9 com um código binário de 4 bits. Existem apenas dez códigos válidos. Os números binários de 4 bits representando os números decimais desde 10 até 15 são inválidos no sistema BCD. O código BCD simplifica a interface Homem-máquina, mas é menos eficiente que o código binário puro. Usam-se mais bits para representar um dado número decimal em BCD que em notação binária pura. Por exemplo, o número decimal 83 é escrito como Em código binário puro, usam-se apenas 7 bits para representar o número 83. Em BCD, usam-se 8 bits Exemplo: a) => => b) => => 7 (1100 NÃO É BCD) 1 Código BCD é diferente de binário puro. 137 => BINÁRIO PURO 137 => BCD

3 Conversor BCD 8421 para “Display” de 7 Segmentos
Este conversor é comumente chamado decodificador BCD para 7 segmentos. O display de 7 segmentos permite à escrita de números de 0 9 e alguns símbolos que podem ser letras ou sinais. Displays de sete segmentos são comumente usados em eletrônica como forma de exibir uma informação numérica sobre as operações internas de um dispositivo.

4

5

6 ASCII ASCII (acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação") é uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês. Os códigos ASCII representam texto em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto. Desenvolvida a partir de 1960, grande parte das codificações de caracteres modernas a herdaram como base. A codificação define 256 caracteres, preenchendo completamente os oito bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controle atualmente não utilizáveis para edição de texto, porém amplamente utilizados em dispositivos de comunicação, que afetam o processamento do texto. Exceto pelo caractere de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis. Os caracteres do PC, e nos computadores mais modernos, ocupam um byte de 8 bits, de forma que pode haver 28, ou seja, 256 caracteres diferentes.

7 Tabela ASCII Veja a tabela completa em:

8 EBCDIC Extended Binary Coded Decimal Interchange Code (EBCDIC) é uma codificação de caracteres 8-bit que descende diretamente do código BCD com 6-bit e foi criado pela IBM como um padrão no início dos anos 1960 e usado no IBM 360. Como consequência daquela descendência direta o código EBCDIC podia ser truncado para 6 bit dando origem ao código BCD com 6 bit. Representa uma primeira tentativa de normalização em paralelo com a normalização ASCII utilizada pelo governo dos Estados Unidos da América no final dos anos 1960. No EBCDIC são utilizados pela primeira vez 8 bit - 1 byte - para codificar um estado existindo assim a possibilidade de codificar 256 estados diferentes. Tabela de conversão EBCDIC para ASCII:

9 UNICODE Unicode é um padrão que permite aos computadores representar e manipular, de forma consistente, texto de qualquer sistema de escrita existente. Possui 16 bits. Publicado no livro The Unicode Standard[1],[2] o padrão consiste de pouco mais de 107 mil caracteres[3], um conjunto de diagramas de códigos para referência visual, uma metodologia para codificação e um conjunto de codificações padrões de caracteres, uma enumeração de propriedades de caracteres como caixa alta e caixa baixa, um conjunto de arquivos de computador com dados de referência, além de regras para normalização, decomposição, ordenação alfabética e renderização.

10 BIT PARIDADE Qualquer conjunto de bits possui um número par ou impar de 1´s Paridade par: quando o número de 1´s de uma sequência de bits é par, Paridade impar: quando o número de 1´s de uma sequência de bits é impar; Podemos detectar erros adicionado um bit de paridade a uma sequência de bits, de modo a garantir que esta tenha uma paridade par ou ímpar

11

12 BIT PARIDADE O bit de paridade pode ser adicionado no início ou no fim da sequência de bits; Um bit de paridade só consegue detectar um número impar de erros, isto é, 1 erro ou 3 erros mas não consegue detectar 2 erros; – Em um sistema com paridade par, a sequencia 0101 ficaria 00101 Se o receptor receber 00001, saberá sobre o erro Mas se o receptor receber não perceberá o erro pois o numero de 1´s será par;

13 Exercícios 1. Determine o bit de paridade par aos seguintes grupos de códigos: a) 1010 b) b) c) Um sistema de paridade impar recebe os seguintes grupos de códigos: a)10110 b)11010 c) d) e) Estão todos corretos?


Carregar ppt "CODIFICAÇÃO Prof. Sérgio Lima."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google