A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO INTERNA 2010/2011. A Comissão de Avaliação Interna agradece a todos os elementos da comunidade educativa pela sua colaboração. A análise dos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO INTERNA 2010/2011. A Comissão de Avaliação Interna agradece a todos os elementos da comunidade educativa pela sua colaboração. A análise dos."— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO INTERNA 2010/2011

2 A Comissão de Avaliação Interna agradece a todos os elementos da comunidade educativa pela sua colaboração. A análise dos resultados apresentados será divulgada no relatório final. Pela Comissão de Avaliação Interna, Lúcia Sousa (Coordenadora da Avaliação Interna)

3 ÍNDICE 1. População e amostra População de amostra Caracterização da amostra - Alunos Caracterização da amostra – Professores Caracterização da amostra – Assistentes Caracterização da amostra – Assistentes Caracterização da amostra - Representantes dos Pais e Encarregados de Educação Razões pelas quais se matriculou / matriculou o seu educando na ESDS1 2. Organização e gestão escolar 2.1. Serviços 2.2. Órgãos e estruturas intermédias Conselho Geral Conselho Pedagógico Departamento Curricular Grupo Disciplinar Direcção de turma Conselho de turma Coordenação de directores de turma Direcção de curso Mediação pedagógica

4 ÍNDICE 2.2. Órgãos e estruturas intermédias ( cont.) Associação de Pais e Encarregados de Educação Associação de Estudantes 2.3. Gestão de recursos humanos ( Assistentes) 3. Ensino e aprendizagem 3.1. Ensino e aprendizagem na sala de aula 3.2. Relação pedagógica 3.3. Apoios educativos Aulas de substituição Aulas de apoio pedagógico acrescido Departamentos Abertos 4. Cultura de escola Cultura de escola Satisfação em relação à ESDS1 Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação Se pudesse voltava a matricular-se ( a matricular o seu educando na ESDS1? 5- Problemas e aspectos positivos da escola

5 POPULAÇÃO E AMOSTRA ESCOLA SECUNDÁRIA D. SANCHO I Nº de alunos: 1658 Nº de alunos respondentes: % Nº de professores: 184 Nº de professores respondentes: 87 47% Nº de assitentes: 54 Nº de assistentes respondentes: 25 46% Nº de representantes de pais e encarregados de educação: 98 Nº de representantes de pais e encarregados de educação respondentes: 14 14%

6 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA - ALUNOS

7

8 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA - PROFESSORES

9

10 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA - ASSISTENTES

11

12 CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA – REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

13 Razões pelas quais se matriculou na ESDS1 ( Questionário alunos) 1ª prioridade2ª prioridade3ª prioridade Qualidade de ensino 34% Qualidade de ensino 19% Qualidade de ensino 10% Facilidade de horário 1% Facilidade de horário 12% Facilidade de horário 15% Os meus amigos também vieram 14% Os meus amigos também vieram 24% Os meus amigos também vieram 22% Os meus pais é que escolheram 1% Os meus pais é que escolheram 1% Os meus pais é que escolheram 2% Porque é a escola que disponibiliza o curso que pretendo 27% Por indicação do meu Diretor de Turma do 6.º/ 9.º ano 1% Por indicação do meu Diretor de Turma do 6.º/ 9.º ano 6% Porque é a escola que me dá mais garantias de ingressar no curso que pretendo 10% Por indicação da secretaria da minha antiga escola 2% Por indicação da secretaria da minha antiga escola 2% Porque é a escola mais perto da minha casa 7% Porque é a escola que disponibiliza o curso que pretendo 10% Porque é a escola que disponibiliza o curso que pretendo 14% Outra (aconselhamento de familiares/amigos) 6% Porque é a escola que me dá mais garantias de ingressar no curso que pretendo 11% Porque é a escola que me dá mais garantias de ingressar no curso que pretendo 6% Porque é a escola mais perto da minha casa 15% Porque é a escola onde é mais fácil tirar boas notas 1% Outra (Familiares na escola) 4% Porque é a escola mais perto da minha casa 17% Outra (aconselhamento de familares/amigos) 6%

14 Razões pelas quais matriculou o(s) seu(s) educando(s) na ESDS1 ( Questionário Representantes dos Pais e Encarregados de Educação) 1ª prioridade2ª prioridade3ª prioridade Qualidade de ensino 57% Qualidade de ensino 21% Qualidade de ensino 7% Os amigos/colegas do(s) meu(s) educando(s) também se matricularam nesta escola 14% Facilidade de horário 7% Facilidade de horário 21% Porque é a escola que disponibiliza o curso pretendido 7% Os amigos/colegas do(s) meu(s) educando(s) também se matricularam nesta escola 7% Por indicação do Diretor de Turma do 6.º/ 9.º ano 7% Porque é a escola mais próxima de casa 21% Porque é a escola que disponibiliza o curso pretendido 14% Porque é a escola que me dá mais garantias de ingressar no curso pretendido. 7% Qualidade de ensino 57% Porque é a escola que me dá mais garantias de ingressar no curso pretendido 21% Por indicação de familiares/amigos 36% Os amigos/colegas do(s) meu(s) educando(s) também se matricularam nesta escola 14% Por indicação de familiares/amigos 7% Porque é a escola mais próxima de casa 7% Porque é a escola que disponibiliza o curso pretendido 7% Porque é a escola mais próxima de casa 7% Porque é a escola mais próxima de casa 21% Por outros motivos (Escola mais próxima do local de trabalho) 7%

15 ORGANIZAÇÃO E GESTÃO ESCOLAR Serviços Órgãos e estruturas intermédias Gestão de recursos humanos ( Assistentes) Gestão de recursos humanos ( Assistentes

16 SERVIÇOS ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROFESSORES MIINSMSNSMIINSMSNSMIINSMSNSMIINSMSNS Reprografia Horário de funcionamento. 1% 2% 53% 39% 6% 8% 4% 44% 40% 4% 50% 36% 14% 1% 5% 37% 57% Atendimento. 2% 1% 47% 48% 2% 4% 48% 43% 14% 1% 7% 36% 56% Qualidade das fotocópias. 1% 2% 61% 30% 6% 4% 60% 32% 4% 7% 36% 29% 3% 74% 23% Papelaria Horário de funcionamento. 1% 2% 46% 50% 2% 8% 4% 44% 57% 14% 29% 1% 2% 39% 57% Atendimento. 2% 25% 70% 1% 8% 4% 40% 48% 43% 36% 21% 1% 18% 79% Diversidade de produtos. 1% 58% 37% 3% 8% 80% 12% 7% 43% 21% 29% 7% 70% 21% 2% Relação custo/qualidade dos produtos. 1% 6% 60% 30% 3% 16% 72% 12% 7% 43% 36% 14% 2% 69% 26% 2% Secretaria Horário de funcionamento. 1% 7% 62% 11% 20% 8% 68% 24% 14% 57% 21% 7% 1% 67% 32% Cortesia e celeridade no atendimento pessoal. 6% 61% 17% 15% 4% 16% 36% 44% 43% 14% 1% 2% 36% 61% Acessibilidade à informação. 1% 2% 63% 14% 19% 4% 24% 48% 24% 7% 50% 36% 7% 1% 7% 56% 36% Fiabilidade da informação disponibilizada. 6% 57% 17% 20% 4% 20% 52% 24% 14% 43% 36% 7% 3% 63% 33% Disponibilidade dos assistentes técnicos para resolver problemas. 8% 60% 12% 19% 28% 36% 14% 36% 14% 3% 40% 56% Eficácia na resposta aos problemas. 7% 61% 14% 17% 28% 40% 32% 14% 36% 43% 7% 57% 36% Serviço de Apoio Social Escolar (SASE) Horário de funcionamento. 1% 6% 56% 13% 24% 14% 29% 21% 36% Atendimento. 4% 51% 17% 24% 43% 29% Resposta às necessidades dos alunos que procuram este serviço. 2% 4% 52% 19% 24% 50% 29% 21% Cantina Atendimento. 1% 4% 43% 34% 18% 4% 48% 36% 12% 7% 36% 29% 22% 20% 59% Higiene do espaço. 1% 6% 55% 24% 16% 4% 44% 48% 4% 50% 29% 21% 24% 18% 57% Higiene na confeção dos alimentos. 1% 3% 45% 32% 19% 32% 56% 12% 29% 21% 50% 14% 24% 62% Tempo de espera. 5% 28% 45% 4% 17% 8% 64% 16% 12% 7% 50% 7% 36% 1% 10% 26% 1% 61% Diversidade das ementas. 5% 9% 48% 19% 20% 16% 40% 36% 8% 7% 50% 21% 1% 29% 11% 57% Qualidade de confeção das refeições. 6% 48% 29% 17% 4% 32% 52% 12% 7% 21% 36% 1% 17% 22% 60% Bar Horário de funcionamento. 3% 11% 56% 27% 3% 4% 8% 44% 64% 14% 21% 7% 63% 26% 3% Atendimento. 1% 12% 57% 27% 2% 4% 40% 52% 71% 14% 1% 30% 64% 3% Condições de higiene. 6% 57% 35% 2% 4% 36% 60% 7% 43% 36% 14% 3% 37% 56% 3% Qualidade dos produtos. 2% 43% 51% 3% 4% 44% 48% 57% 29% 14% 3% 41% 52% 3% Diversidade de produtos. 2% 4% 52% 39% 2% 4% 44% 48% 64% 14% 21% 1% 10% 60% 24% 5% Biblioteca Horário de funcionamento. 4% 50% 44% 2% 64% 32% 4% 7% 57% 7% 29% 2% 54% 38% 6% Atendimento. 1% 32% 65% 2% 8% 44% 32% 16% 43% 36% 21% 1% 31% 62% 5% Atividades desenvolvidas. 5% 63% 20% 12% 60% 16% 24% 7% 57% 7% 29% 3% 57% 17% 22% Acesso à Internet. 4% 12% 53% 25% 5% 60% 8% 32% 7% 57% 7% 29% 2% 9% 45% 18% 25% Recursos (livros, CD´s, DVD´s, computadores, etc…). 3% 10% 55% 23% 9% 4% 48% 16% 32% 21% 50% 7% 21% 1% 18% 55% 15% 10% Atualização do material. 1% 10% 64% 12% 13% 4% 44% 20% 32% 29% 36% 7% 29% 17% 59% 6% 18% Preservação do material. 2% 9% 66% 14% 9% 4% 48% 20% 28% 7% 14% 43% 7% 29% 7% 63% 15% MI- Muito insatisfeito IN- Insatisfeito S- Satisfeito MS- Muito satisfeito NS- Não sei/ Não tenho opinião

17 Conselho Geral Conselho Pedagógico Departamento Curricular Grupo disciplinar Direção de turma Conselho de turma Coordenação de diretores de turma Direção de Curso Mediação Pedagógica Associação de Pais e Encarregados de Educação Associação de Estudantes ÓRGÃOS E ESTRUTURAS INTERMÉDIAS

18 CONSELHO GERAL ASSISTENTES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNS O Conselho Geral aprova os documentos orientadores da escola (Projeto Educativo, Projeto Curricular de Escola, Regulamento Interno e Plano Anual de Atividades). 64%20%16%71%21%7%2%5%56%33%3% O Conselho Geral toma decisões estratégicas e de planeamento. 4%64%16% 64%14%21%1%9%61%21%8% O Conselho Geral acompanha a concretização do Projeto Educativo da escola, do Projeto Curricular de Escola, do Regulamento Interno e do Plano de Atividades. 8%60%16% 71%14% 1%7%59%25%8% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

19 CONSELHO PEDAGÓGICOENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNS O Conselho Pedagógico elabora o Projeto Educativo da Escola. 64%29%7%1%8%56%33%1% Conselho Pedagógico elabora o Projeto Curricular de Escola. 64%29%7%2%8%54%32%3% O Conselho Pedagógico apresenta propostas para a elaboração do Regulamento Interno e emite parecer sobre o mesmo. 7%57%29%7%1%3%59%33%3% O Conselho Pedagógico apresenta propostas para a elaboração do Plano Anual de Atividades e emite parecer sobre o mesmo. 71%14% 7%63%26%3% O Conselho Pedagógico apresenta propostas para o Plano de Formação do pessoal docente e não docente e emite parecer sobre o mesmo. 7%71%7%14%1%13%60%21%6% O Conselho Pedagógico define estratégias de apoio aos professores menos experientes. 71%7%21%2%24%48%13% O Conselho Pedagógico acompanha o desenvolvimento dos projetos implementados na escola. 79%14%7%3%59%33%5% O Conselho Pedagógico define a política de avaliação das aprendizagens. 79%7%14%1%11%63%20%5% O Conselho Pedagógico define estratégias comuns para apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem. 86%14%2%18%55%18%6% O Conselho Pedagógico aprova os critérios de avaliação. 7%79%7% 54%39% O Conselho Pedagógico aprova e avalia a eficácia das medidas de apoio educativo implementadas. 71%14% 3%10%64%20%2% O Conselho Pedagógico define as prioridades da escola relativamente ao estabelecimento de parcerias e intercâmbios. 14%71%14%11%52%23% 14 % O Conselho Pedagógico define critérios de formação de turmas. 7%71%7%14%10%61%24%5% O Conselho Pedagógico define critérios de atribuição de turmas e horários aos professores. 7%57%7%29%1%16%56%23%3% O Conselho Pedagógico estabelece o perfil do Diretor de Turma. 7%64%7%21%1%16%54%24%5% O Conselho Pedagógico é um espaço de reflexão, debate pedagógico e articulação entre os diversos intervenientes educativos. 71%21%7%1%5%51%38%6% O Conselho Pedagógico acompanha a execução do plano de formação do pessoal docente e não docente. 7%64%7%21%13%55%18% 14 % DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

20 DEPARTAMENTO CURRICULARPROFESSORES DTDCCTNS O Departamento é dinâmico. 1%18%55%24%1% O Departamento faz a análise e reflexão sobre as práticas educativas. 16%61%21%2% O Departamento avalia as atividades realizadas. 10%60%28%2% O Departamento tem uma participação ativa na vida escolar. 1%14%56%29% O Departamento é informado acerca de todas as deliberações ocorridas no Conselho Pedagógico, assim como de outros assuntos de natureza técnico-pedagógica. 1%2%56%40% As questões relevantes da vida da escola são analisadas e debatidas no Departamento. 2%13%57%26%1% Em Departamento são identificadas as necessidades de formação relevantes para os professores. 1%8%45%43%3% As opiniões dos membros do Departamento são tidas em conta. 8%62%25%5% Em Departamento são apresentadas e discutidas medidas destinadas a melhorar as aprendizagens. 1%11%61%25%1% Existe cooperação entre os professores do Departamento na organização e desenvolvimento de atividades. 1%15%62%20%2% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

21 FREQUÊNCIA DOS ASSUNTOS TRATADO EM REUNIÃO DE GRUPO DISCIPLINARPROFESSORES NRAVMVS/QS Discussão de problemas de política da escola. 25% 48% 18% 8% Distribuição dos tópicos dos programas por períodos letivos/número de aulas. 5% 31% 28% 37% Planificação de unidades letivas. 6% 29% 24% 41% Seleção e elaboração de materiais pedagógicos. 15% 48% 28% 9% Discussão de estratégias de diferenciação pedagógica. 21% 36% 33% 10% Planeamento de atividades interdisciplinares. 16% 54% 23% 7% Elaboração de testes ou de outros instrumentos de avaliação. 29% 43% 18% 10% Definição de critérios de avaliação das diferentes disciplinas. 7% 31% 22% 40% Análise dos resultados alunos na(s) disciplina(s), por ano e turma. 5% 31% 30% 34% Análise e reflexão sobre práticas educativas. 11% 44% 32% 13% Avaliação da eficácia das estratégias de ensino utilizadas. 15% 38% 33% 14% Avaliação dos efeitos de decisões anteriores. 15% 41% 33% 10% Análise de necessidades de formação dos professores. 2% 43% 39% 16% Organização de atividades de complemento curricular. 13% 49% 28% 10% NR- Nunca ou raramente AV- Algumas vezes MV- Muitas vezes S/QS- Sempre ou quase sempre

22 DIRECÇÃO DE TURMA ALUNOS ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DTDCCTNS DTDT DCCTNS O(A) Diretor(a) de Turma divulga a informação e estabelece bem a ligação com os Alunos, Professores, Pais e Encarregados de Educação da turma. 1%6%40%52%1%29%71% O(A) Diretor(a) de Turma esclarece devidamente as questões sobre avaliação dos alunos. 2%40%57%43% 14% O(A) Diretor(a) de Turma soluciona ou encaminha para os órgãos próprios os problemas e as propostas apresentadas pelos alunos, pelos professores e/ou pelos pais e encarregados de educação da turma. 1%3%48%43%6%29%64%7% O(A) Diretor(a) de Turma estimula o interesse dos alunos, dos pais e encarregados de educação e restantes elementos do Conselho de Turma pelos projetos e atividades da escola. 1%9%52%35%3%57%43% O(A) Diretor(a) de Turma revela disponibilidade para o atendimento personalizado dos alunos da turma. 1%4%39%54%2% O(A) Diretor(a) de Turma revela disponibilidade para o atendimento personalizado dos pais e encarregados de educação da turma. 21%79% O (A) Diretor(a) de Turma realiza as reuniões periódicas num horário conveniente para a maioria dos pais e encarregados de educação. 43%57% O(A) Diretor(a) de Turma realiza reuniões que são úteis para os pais e encarregados de educação. 36%64% O(A) Diretor(a) de Turma assegura a ligação com as estruturas de orientação educativa e demais serviços escolares (SASE, Serviços Administrativos, etc). 1%7%59%27%6%43% 14% O(A) Diretor(a) de Turma trata de forma adequada as ocorrências de natureza disciplinar. 1%5%50%40%4%50% O(A) Diretor(a) de Turma desenvolve uma atmosfera de respeito mútuo do Conselho de Turma e nas reuniões com os pais e encarregados de educação. 36%64% Em geral, estou satisfeito com a atuação do(a) Diretor(a) de Turma. 1% 40%58%21%79% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

23 DIRECÇÃO DE TURMA Professores DTDCCTNS A Direção de Turma divulga a informação e estabelece bem a ligação com os alunos, professores, pais e encarregados de educação da turma. 1%53%44%2% A Direção de Turma enriquece as reuniões do Conselho de Turma com informações relevantes e atualizadas sobre a turma. 1%54%44%1% A Direção de Turma soluciona ou encaminha para os órgãos próprios os problemas e as propostas apresentadas pelos pais/encarregados de educação, pelos docentes ou pelos alunos da turma. 53%46%1% A Direção de Turma promove a discussão conjunta sobre questões educativas nas reuniões do Conselho de Turma. 5%64%31% A Direção de Turma estimula o interesse dos alunos, dos pais/encarregados de educação e restantes elementos do Conselho de Turma pelos projetos e atividades da escola. 11%61%25%2% A Direção de Turma coordena o processo de avaliação formativa e sumativa dos alunos garantindo a sua coerência com as orientações emanadas dos órgãos da escola. 16%55%26%2% A Direção de Turma assegura a ligação com as estruturas de orientação educativa e demais serviços escolares (SASE, Serviços Administrativos, etc). 1%2%66%25%6% A Direção de Turma trata de forma adequada as ocorrências de natureza disciplinar. 3%60%31%6% A Direção de Turma desenvolve uma atmosfera de respeito mútuo nas reuniões do Conselho de Turma e/ou nas reuniões com pais e encarregados de educação. 48% 52% Em geral, estou satisfeito com a atuação da Direção de Turma 56% 44% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

24 Frequência dos assuntos abordados nas reuniões de Conselho de Turma e/ ou reuniões com o Director de Turma. ALUNOSENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO Professores NRAVMVS/QSNRAVMVS/QSNSNRAVMVS/QSNS Atribuição de classificações. 7% 43% 21% 29% 5% 20% 24% 52% Análise de classificações de final de período. 4% 42% 43% 11% Análise da assiduidade e/ou pontualidade dos alunos. 10% 36% 37% 17% 14% 57% 29% 1% 2% 17% 79% Análise do aproveitamento dos alunos nas diferentes disciplinas. 4% 26% 48% 22% 7% 43% 50% 2% 5% 17% 76% Análise do comportamento dos alunos da turma. 4% 18% 43% 34% 7% 43% 50% 1% 14% 84% Análise do cumprimento/implementação do Projeto Curricular de Turma (apenas para o ensino básico). 7% 50% 5% 6% 18% 54% Planeamento de atividades curriculares interdisciplinares. 14% 48% 32% 6% 50% 14% 36% 10% 33% 32% 24% Discussão de planos de apoio a alunos. 10% 49% 34% 7% 14% 43% Elaboração de planos de apoio a alunos. 3% 31% 34% 31% Avaliação da eficácia das medidas de apoio implementadas. 11% 55% 29% 4% 43% 7% 50% 6% 23% 41% 30% Análise de problemas pessoais dos alunos. 33% 39% 22% 6% 21% 29% 50% 5% 30% 40% 25% Análise de problemas disciplinares da turma. 11% 35% 41% 13% 14% 36% 50% 3% 16% 30% 51% Análise de problemas de relacionamento entre alunos. 36% 35% 21% 8% 14% 36% 21% 29% 7% 29% 33% 31% Análise de problemas de relacionamento entre aluno(s)/professor(es) da turma. 19% 40% 30% 11% 7% 36% 21% 36% 16% 34% 26% 23% Análise de queixas/discordâncias apresentadas por pais e encarregados de educação. 43% 14% 43% 5% 44% 30% 22% Definição de estratégias comuns para apoio a alunos com dificuldades de aprendizagem. 21% 57% 5% 34% 28% 33% Definição de estratégias tendentes ao envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento dos seus educandos. 14% 29% 57% 9% 32% 37% 22% Avaliação da eficácia das estratégias de ensino. 29% 14% 57% 7% 23% 49% 21% Estabelecimento de normas de comportamento na turma. 12% 35% 40% 14% 21% 36% 43% 1% 20% 45% 34% NR- Nunca ou raramente AV- Algumas vezes MV- Muitas vezes S/QS- Sempre ou quase sempre

25 COORDENAÇÃO DE DIRECTORES DE TURMA PROFESSORES DTDCCTNS A Coordenação de Diretores de Turma apoia os Diretores de Turma no desenvolvimento das suas competências. 20% 31% 9% A Coordenação de Diretores de Turma propõe e planifica formas de atuação junto dos pais e encarregados de educação. 2% 23% 24% 9% A Coordenação de Diretores de Turma apoia os Diretores de Turma menos experientes. 2% 20% 26% 11% A Coordenação de Diretores de Turma promove o desenvolvimento de projetos interdisciplinares. 7% 23% 8% 21% A Coordenação de Diretores de Turma informa os Diretores de Turma acerca das deliberações ocorridas no Conselho Pedagógico, assim como de outros assuntos de natureza técnico-pedagógica. 1% 16% 36% 8% A Coordenação de Diretores de Turma mantém-se actualizada face à legislação que vai sendo publicada. 14% 39% 8% De um modo geral, estou satisfeito com a atuação da Coordenação dos Diretores de Turma. 17% 34% 9% O processo de registo de avaliação dos alunos é adequado. 6% 29% 18% 8% Os meios informáticos disponibilizados aos Diretores de Turma são suficientes. 9% 20% 17% 8% 7% O processo de lançamento das classificações dos alunos é adequado. 1% 8% 26% 17% 8% A comunicação entre o Diretor de Turma e os pais e encarregados de educação é feita por meios informáticos (correio electrónico, Moodle…). 6% 23% 18% 5% 9% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

26 DIRECÇÃO DE CURSOPROFESSORES DTDCCTNS O Diretor de Curso fornece informação sobre o curso. 2%5%30%16%10% O Diretor de Curso transmite uma identidade clara e objetiva do curso. 1%9%26%15%10% O Diretor de Curso acompanha e avalia o funcionamento do curso. 1%7%24%18%13% O Diretor de Curso organiza e coordenada as atividades a desenvolver no âmbito da formação tecnológica. 1%7%24%13%17% O Diretor de Curso colabora ativamente com o Diretor de Turma. 5%29%10%20% O Diretor de Curso identifica e seleciona as entidades envolvidas no estágio. 23%22%18% O Diretor de Curso assegura a articulação entre a escola e as entidades envolvidas no estágio. 22% 20% O Diretor de Curso desenvolve adequadamente a relação entre a escola e o mundo do trabalho. 24%18%21% O Diretor de Curso acompanha os formandos em estreita colaboração com os professores orientadores da Formação em Contexto de Trabalho. 1%18%20%24% O Diretor de Curso articula com os órgãos de gestão os procedimentos necessários à realização da Prova de Aptidão Profissional. 25%17%20% De um modo geral, estou satisfeito com a atuação do Diretor de Curso. 1%2%25%20%15% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

27 MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA PROFESSORES DTDCCTNS A Mediação Pedagógica garante o acompanhamento e a orientação pessoal, social e pedagógica dos formandos. 2% 7% 9% 6% A Mediação Pedagógica assegura a articulação entre a equipa formativa e o grupo de formação e entre este e a entidade promotora/formadora. 7% 10% 6% A Mediação Pedagógica coordena a equipa pedagógica no processo formativo, fazendo cumprir os percursos formativos individuais e do grupo de formação. 1% 6% 9% 6% A Mediação Pedagógica coordena a planificação/realização da Actividade Integradora. 2% 6% 9% 6% A Mediação Pedagógica coordena a área do Portefólio Reflexivo de Aprendizagem. 8% 7% De um modo geral, estou satisfeito com a atuação da Mediação Pedagógica. 1% 9% 7% 6% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

28 Associação de Pais e Encarregados de Educação ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES DTD C CT NS DT D C CT NS Conheço a Associação de Pais e Encarregados de Educação. 14% 7% 50% 29% A Associação de Pais e Encarregados de Educação colabora na elaboração do Projeto Educativo da escola. 7% 64% 14% 2% 3% 52% 9% 33% A Associação de Pais e Encarregados de Educação é uma estrutura ativa na vida da escola. 71% 21% 7% 3% 10% 46% 9% 31% A Associação de Pais e Encarregados de Educação promove regularmente atividades. 7% 57% 36% 5% 20% 33% 3% 39% A Associação de Pais e Encarregados de Educação desempenha bem o seu papel. 71% 29% 3% 9% 38% 3% 46% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

29 Associação de Estudantes ALUNOSENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNS Conheço a Associação de Estudantes. 12%17%45% 26 % A Associação de Estudantes colabora na elaboração do Projeto Educativo da escola. 16%17%26%13%28%7%64%29%2%11%39%5%43% A Associação de Estudantes promove regularmente atividades. 16%29%25%9%21%14%57%29%6%26%29%1%38% A Associação de Estudantes é uma estrutura ativa na vida da escola. 20%27%26%10%17%7%71%7%14%7%24%36%3%30% A Associação de Estudantes desempenha bem o seu papel. 20%26%24%11%19%14%50%36%7%29%20%2%43% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

30 Gestão de recursos humanos ( questionário assistentes) Gestão dos Recursos Humanos ASSISTENTES DTDCCTNS Os assistentes são ouvidos para definir o Plano de Formação. 8% 32% 44% 4% 12% Procura-se que os assistentes recebam formação adequada para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. 4% 32% 56% 4% Na distribuição do trabalho tem-se em conta as competências profissionais de cada um. 8% 32% 48% 12% Os assistentes são motivados a participar em reuniões de discussão sobre melhorias de procedimentos, a nível de escola. 4% 48% 32% 4% 12% É potenciada a polivalência dos assistentes nomeadamente através da rotação de postos de trabalho. 16% 44% 36% 4% Os assistentes participam ativamente na organização das atividades da escola. 20% 64% 4% 12% Os assistentes podem sempre dar a sua opinião e são escutados. 4% 32% 44% 8% 12% A escola avalia periodicamente a satisfação dos assistentes, nomeadamente através de reuniões ou conversas nos vários aspetos (condições de trabalho, nível de comunicação, opções de formação, atendimento geral). 40% 48% 4% 8% Nesta escola, os assistentes são ouvidos durante o seu processo de avaliação. 8% 12% 68% 12% Nesta escola, todos os assistentes conhecem a sua função e respetivas tarefas. 4% 12% 56% 28% Nesta escola, os assistentes cumprem as tarefas que lhes são atribuídas. 24% 52% 24% Nesta escola, existem periodicamente reuniões conjuntas para avaliar o trabalho e o desempenho. 4% 48% 36% 4% 8% Nesta escola, os assistentes propõem alterações, inovações, etc... 4% 28% 48% 4% 16% O gestor intermédio (chefe de serviço) sabe gerir conflitos. 12% 28% 52% 4% Nesta escola, os assistentes são felicitados pessoalmente quando fazem um bom trabalho. 8% 40% 24% 4% 24% Nesta escola, na atribuição do trabalho, tem-se em conta as necessidades específicas da tarefa. 28% 60% 8% 4% Na escola, trabalha-se em equipa e há espírito de entre-ajuda 28% 52% 16% 4% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

31 ENSINO E APRENDIZAGEM Ensino e aprendizagem na sala de aula Relação pedagógica Apoios educativos

32 ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAALUNOS Utilização de materiais na sala de aulaN/QNPMT/QT Manual adotado. 7% 19% 18% 57% Informação obtida em livros da especialidade ou outros manuais. 6% 37% 19% Suportes escritos (fichas de trabalho, fichas informativas…). 1% 6% 46% 47% Materiais manipuláveis. 12% 49% 33% 6% Suportes visuais (fotografias, diapositivos…). 6% 45% 40% 9% Suportes audiovisuais (vídeos, filmes, DVD, CD…). 10% 60% 25% 5% Internet. 20% 56% 20% 4% Computador. 12% 52% 32% 4% Organização do trabalhoN/QNPMT/QT Trabalho em grupo-turma. 4% 47% 40% 9% Trabalho de grupo. 2% 36% 51% 11% Trabalho de pares. 2% 19% 56% 24% Trabalho individual. 1% 25% 36% 38% Diferentes modalidades em simultâneo. 23% 55% 17% 4% Tipologia do trabalhoN/QNPMT/QT Exposição oral de tópicos do programa. 3% 27% 47% 22% Trabalho prático. 2% 32% 52% 14% Atividades de pesquisa na Internet. 8% 57% 29% 6% Atividades de pesquisa em suporte escrito (enciclopédias, livros, etc.). 24% 57% 19% 1% Debates sobre tópicos do programa. 12% 50% 32% 5% Discussão de trabalhos realizados pelos alunos. 3% 36% 53% 8% Discussão de relatórios. 13% 60% 22% 6% Proposta de atividades específicas para (grupos de) alunos. 9% 48% 38% 4% Explicitação dos critérios de avaliação. 4% 14% 37% 45% Devolução comentada dos trabalhos dos alunos. 4% 20% 49% 27% Utilização da Plataforma Moodle para disponibilização de materiais aos alunos. 9% 47% 30% 14% Técnicas e instrumentos de avaliaçãoN/QNPMT/QT Testes de resposta aberta (questões de desenvolvimento). 12% 20% 36% 32% Testes de resposta fechada (questões de resposta curta). 14% 24% 39% 23% Testes mistos (questões de desenvolvimento e de resposta curta). 9% 34% 57% Testes /Fichas de trabalho que incluem questões de provas de exame nacional ( no caso das disciplinas sujeitas a exame nacional). 3% 21% 42% 33% Questionários orais. 27% 52% 18% 4% Grelhas de observação de atitudes e comportamentos. 11% 31% 36% 22% Relatórios de trabalhos individuais. 17% 50% 26% 7% Relatórios de trabalho em grupo. 9% 50% 34% 6% Relatórios de visitas de estudo. 47% 40% 11% 2% Portfolio. 35% 54% 10% 1% Trabalho de casa/ Trabalho autónomo. 2% 19% 37% 42% N/QN- Nenhum ou quase nenhum P- Poucos M- Muitos T/QT – Todos ou quase todos

33 ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULAPROFESSORES Utilização de materiais na sala de aulaN/RAVMVS/QS Manual adotado. 14% 9% 22% 55% Informação obtida em livros da especialidade ou outros manuais. 10% 57% 32% Suportes escritos (fichas de trabalho, fichas informativas…). 1% 16% 61% 22% Materiais manipuláveis. 26% 28% 38% 8% Suportes visuais (fotografias, diapositivos…). 6% 47% 37% 10% Suportes audiovisuais (vídeos, filmes, DVD, CD…). 10% 47% 37% 6% Internet. 16% 49% 29% 6% Computador. 13% 44% 37% 7% Organização do trabalhoN/RAVMVS/QS Trabalho em grupo-turma. 6% 44% 38% 13% Trabalho de grupo. 5% 61% 29% 6% Trabalho de pares. 1% 30% 55% 14% Trabalho individual. 3% 31% 54% 11% Diferentes modalidades em simultâneo. 25% 51% 18% 6% Tipologia do trabalhoN/RAVMVS/QS Exposição oral de tópicos do programa. 1% 22% 53% 24% Trabalho prático. 3% 23% 51% 23% Atividades de pesquisa na Internet. 11% 61% 26% 1% Atividades de pesquisa em suporte escrito (enciclopédias, livros, etc.). 15% 68% 16% 1% Debates sobre tópicos do programa. 10% 52% 32% 6% Discussão de trabalhos realizados pelos alunos. 2% 39% 37% 22% Discussão de relatórios. 30% 29% 22% 20% Proposta de atividades específicas para (grupos de) alunos. 16% 49% 29% 6% Explicitação dos critérios de avaliação. 8% 17% 75% Devolução comentada dos trabalhos dos alunos. 2% 10% 21% 67% Utilização da Plataforma Moodle para disponibilização de materiais aos alunos. 46% 20% 9% 25% Técnicas e instrumentos de avaliaçãoN/RAVMVS/QS Testes de resposta aberta (questões de desenvolvimento). 20% 33% 29% 18% Testes de resposta fechada (questões de resposta curta). 25% 43% 22% 10% Testes mistos (questões de desenvolvimento e de resposta curta). 9% 17% 25% 48% Testes /Fichas de trabalho que incluem questões de provas de exame nacional ( no caso das disciplinas sujeitas a exame nacional). 22% 10% 32% 24% Questionários orais. 14% 34% 33% 18% Grelhas de observação de atitudes e comportamentos. 9% 31% 32% 28% Relatórios de trabalhos individuais. 22% 43% 21% 15% Relatórios de trabalho em grupo. 13% 48% 25% 14% Relatórios de visitas de estudo. 34% 36% 10% 20% Portfolio. 48% 25% 16% 10% Trabalho de casa/ Trabalho autónomo. 8% 45% 26% 21% NR- Nunca ou raramente AV- Algumas vezes MV- Muitas vezes S/QS- Sempre ou quase sempre

34 Relação Pedagógica ALUNOSENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO N/QNPMT/QTN/QNPMT/QT Ouvem as sugestões dos alunos. 2% 16% 43% 39% 14% 50% 36% Comentam com os alunos os seus progressos e dificuldades. 3% 20% 45% 32% 7% 57% 29 % Esclarecem dúvidas sobre assuntos abordados na aula. 1% 8% 38% 53% 14% 43% Integram saberes dos alunos no trabalho realizado na aula. 4% 17% 47% 32% 14% 57% 29 % Modificam o seu comportamento face a críticas pertinentes dos alunos. 9% 32% 43% 17% 14% 29% 43% 14% Estimulam a participação dos alunos. 1% 20% 48% 30% 14% 43% Elogiam o trabalho realizado pelos alunos. 6% 30% 47% 17% 14% 57% 29 % Procuram soluções para os problemas apresentados. 2% 10% 60% 28% 7% 43% 50% Aplicam os critérios gerais e específicos de avaliação. 1% 6% 49% 44% 57% 43% Constroem uma boa relação entre professor e aluno. 1% 11% 53% 35% 7% 57% 36% N/QN- Nenhum ou quase nenhum P- Poucos M- Muitos T/QT – Todos ou quase todos

35 Relação Pedagógica PROFESSORES N/RAVMVS/QS Ouvem as sugestões dos alunos. 14% 36% 51% Comentam com os alunos os seus progressos e dificuldades. 2% 14% 38% 46% Esclarecem dúvidas sobre assuntos abordados na aula. 2% 18% 79% Integram saberes dos alunos no trabalho realizado na aula. 1% 9% 38% 52% Modificam o seu comportamento face a críticas pertinentes dos alunos. 3% 36% 30% 31% Estimulam a participação dos alunos. 26% 74% Elogiam o trabalho realizado pelos alunos. 3% 39% 57% Procuram soluções para os problemas apresentados. 3% 20% 77% Aplicam os critérios gerais e específicos de avaliação. 1% 8% 91% Constroem uma boa relação entre professor e aluno. 22% 78% NR- Nunca ou raramente AV- Algumas vezes MV- Muitas vezes S/QS- Sempre ou quase sempre

36 APOIOS EDUCATIVOS Aulas de substituição Aulas de apoio pedagógico acrescido Departamentos Abertos

37 Como aluno da ESDS1 diga-nos o que pensa relativamente às Aulas de Substituição: São uma perda de tempo, não deveriam existir 88% São proveitosas e devem continuar 12% Como avalia as aulas de substituição? Ainda não posso avaliar porque tive poucas, mas correram bem 19% Já tive algumas e a maioria correu bem 15% Já tive algumas e a maioria correu mal 19% Ainda não posso avaliar porque tive poucas, mas correram mal 15% Nada sei pois ainda não as tive 32% Aulas de Substituição poderiam ser melhoradas se…Nº de alunos Estão bem 1 Professor da mesma disciplina 29 Usadas para tpc, actividades planeadas e diferentes 47 Não tem opinião/Nuca teve 18 Não existissem/perda de tempo 22 Aulas de substituição

38 Como aluno da ESDS1 diga-nos o que pensa relativamente às aulas de Apoio Pedagógico Acrescido Nada sei, nunca fui proposto para essas aulas 68% As que frequentei foram muito úteis 24% As que frequentei ajudaram pouco 2% Nada sei, fui proposto para essas aulas, mas não as frequentei 6% As aulas de apoio pedagógico poderiam ser melhorados se… Nº de alunos Mais professores 2 Horário/Divulgação 5 Não sei/ Nunca frequentei 15 Aulas de apoio pedagógico acrescido

39 Como aluno da ESDS1 diga-nos o que pensa relativamente aos Departamentos Abertos Nada sei, nunca fui às salas onde funcionam os Departamentos Abertos 54% Quando fui, foi muito útil 40% Quando fui, ajudou pouco 6% Os departamentos abertos poderiam ser melhorados se… Nº de alunos Nunca tive/Não tem opinião 11 Mais professores disponíveis/horas/espaço 18 Melhor divulgação dos horários 4 Departamentos Abertos

40 CULTURA DE ESCOLA Cultura de escola Satisfação em relação à ESDS1 Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação

41 CULTURA DE ESCOLA ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNS Conheço o Projeto Educativo da escola. 12% 42% 43% 3% 8% 36% 52% 4% 7% 14% 71% 7% 2% 7% 59% 32% O Projeto Educativo contempla as necessidades e expectativas dos diferentes setores da comunidade educativa. 9% 39% 3% 50% 8% 12% 44% 4% 32% 57% 21% 2% 59% 25% 14% Conheço o Regulamento Interno da escola. 6% 22% 63% 9% 12% 64% 12% 14% 71% 14% 5% 64% 31% Os artigos do Regulamento Interno combinam, de forma equilibrada, a dimensão dos direitos e deveres dos atores escolares com a do funcionamento da escola. 1% 5% 61% 8% 25% 4% 56% 16% 24% 7% 64% 14% 2% 66% 28% 5% O Regulamento Interno mereceu a concordância da comunidade educativa. 1% 7% 43% 8% 40% 8% 36% 8% 48% 79% 14% 7% 1% 2% 60% 24% 13% As normas e o Regulamento Interno da escola são aplicados. 1% 12% 55% 7% 25% 8% 48% 16% 28% 7% 64% 7% 21% 9% 69% 15% 7% Conheço o Plano Anual de Atividades. 13% 46% 38% 3% 36% 56% 8% 21% 71% 7% 66% 28% O Plano Anual de Atividades foi elaborado de acordo com as linhas orientadoras do Projeto Educativo. 2% 3% 32% 1% 61% 4% 40% 8% 48% 14% 57% 14% 5% 56% 26% 13% O Plano Anual de Atividades contém um conjunto coerente de atividades de complemento curricular. 2% 3% 34% 2% 58% 44% 12% 44% 29% 43% 29% 3% 64% 28% 5% A escola deu a conhecer aos Pais/Encarregados de Educação os aspetos fundamentais do Projeto Educativo e a sua articulação com o Plano Anual de Atividades. 3% 6% 42% 4% 45% 32% 8% 60% 14% 57% 14% 7% 40% 17% 36% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

42 CULTURA DE ESCOLA (CONT.) ALUNOSASSISTENTES ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO PROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNS Os alunos são encorajados a trabalhar com empenho. 3% 9% 59% 22% 7% 4% 44% 28% 24% 71% 29% 1% 61% 36% 2% Os professores são estimulados a participar em atividades de desenvolvimento profissional. 2% 4% 45% 10% 38% 4% 44% 8% 44% 57% 21% 14% 54% 25% 7% Os professores são reconhecidos quando desenvolvem um bom trabalho. 2% 10% 37% 11% 40% 4% 36% 4% 56% 71% 14% 5% 24% 47% 14% 10% Os alunos são reconhecidos quando desenvolvem um bom trabalho. 1% 16% 62% 10% 11% 40% 20% 40% 86% 14% 1% 62% 34% 1% Os assistentes técnicos e operacionais são reconhecidos quando desenvolvem um bom trabalho. 3% 14% 29% 8% 46% 4% 16% 52% 8% 20% 50% 21% 29% 1% 8% 41% 11% 38% Existe uma cultura de organização. 1% 7% 64% 5% 23% 4% 12% 56% 8% 20% 57% 29% 14% 1% 8% 63% 23% 5% Os pais e encarregados de educação são estimulados a participar nas atividades da escola. 3% 22% 53% 5% 17% 4% 40% 4% 52% 14% 57% 21% 7% 10% 51% 25% 14% Os atores educativos envolvem-se na tomada de decisões. 1% 7% 45% 1% 46% 32% 4% 64% 71% 14% 2% 18% 63% 8% A escola é um lugar disciplinado e seguro. 3% 13% 61% 18% 5% 16% 60% 24% 7% 79% 14% 8% 71% 20% 1% A escola é um lugar onde é agradável estar. 1% 9% 71% 14% 4% 56% 36% 4% 7% 71% 21% 8% 70% 21% 1% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

43 CULTURA DE ESCOLA (CONT.) ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES DTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNSDTDCCTNS Os alunos são informados, em tempo oportuno, dos assuntos relevantes de política educativa. 2% 14% 61% 12% 11% 64% 12% 24% 79% 14% 7% 1% 14% 53% 15% 17% Os professores são informados, em tempo oportuno, dos assuntos relevantes de política educativa. 1% 4% 41% 6% 48% 4% 40% 16% 40% 50% 7% 43% 2% 9% 62% 24% 2% Os pais e encarregados de educação são informados, em tempo oportuno, dos assuntos relevantes de política educativa. 5% 12% 53% 5% 25% 28% 16% 56% 21% 64% 14% 6% 49% 10% 34% Os professores são exigentes na avaliação. 2% 64% 32% 2% 32% 20% 48% 64% 29% 7% 11% 57% 22% 9% Os professores são justos na avaliação. 4% 23% 61% 11% 2% 4% 24% 8% 64% 7% 79% 7% 9% 49% 30% 11% Na escola, existe uma cultura de colaboração entre os membros da comunidade educativa. 2% 4% 62% 6% 25% 64% 12% 24% 71% 7% 21% 16% 55% 18% 10% Existe um clima de trabalho para o sucesso escolar. 1% 9% 67% 16% 6% 8% 64% 16% 12% 71% 21% 7% 5% 59% 34% 2% A escola recebe bem e integra os novos alunos. 2% 61% 30% 6% 52% 48% 14% 43% 36% 7% 1% 52% 43% 5% A escola recebe bem e integra os novos professores. 1% 37% 14% 48% 56% 44% 36% 14% 50% 9% 49% 34% 7% A escola recebe bem e integra os novos assistentes. 1% 37% 14% 48% 56% 40% 4% 36% 14% 50% 34% 18% 47% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

44 SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO À ESDS1 ASSSISTENTES DTDCCTNS Estou satisfeito com a minha atividade profissional. 4% 44% 52% Estou satisfeito com as condições de trabalho que tenho na escola. 16% 52% 32% Estou satisfeito com o clima/ambiente da escola. 20% 56% 24% A relação que mantenho com a comunidade escolar é boa. 48% 52% Gosto do trabalho que desenvolvo, em geral, na escola. 4% 40% 56% A escola está a corresponder às minhas expectativas. 16% 48% 36% Gosto/gostaria de permanecer nesta escola. 4% 24% 72% Recomendaria esta escola a colegas meus. 4% 36% 60% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

45 ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO QUESTÃODTDCCTNS O ensino que é dado ao(s) meu(s) filho(s)/educando(s) corresponde às minhas expectativas. 7% 79% 14% Os processos de avaliação dos alunos são adequados. 86% 14% Tenho confiança nos professores da escola. 64% 36% A escola preocupa-se com as faltas dos alunos. 7% 29% 64% Sou informado regularmente do comportamento e aproveitamento do meu filho/educando pelo Diretor de Turma. 7% 21% 71% Tenho acesso a toda a informação de que necessito sobre o aproveitamento e comportamento do meu filho/educando. 36% 64% Estou satisfeito(a) com as atividades de enriquecimento curricular. 7% 57% 36% Estou satisfeito com o atendimento que a escola proporciona aos pais e encarregados de educação. 7% 43% 50% Estou satisfeito(a) por o(s) meu(s) filho(s) frequentarem esta escola. 7% 43% 50% Participo e tomo iniciativas nas atividades da escola. 7% 71% 21% Os pais e encarregados de educação estão informados dos meios através dos quais podem pedir informações e esclarecimentos e fazer reclamações. 7% 64% 29% Recomendaria esta escola a outras famílias/amigos. 7% 50% 43% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

46 SATISFAÇÃO EM RELAÇÃO À ESDS1 PROFESSORES DTDCCTNS Estou satisfeito com a minha atividade profissional. 1% 8% 53% 38% As condições de trabalho que tenho na escola são boas. 3% 36% 52% 9% Recomendaria esta escola a colegas meus. 1% 48% 51% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

47 Satisfação em relação à ESDS1 ALUNOS DTDCCTNS Recomendaria esta escola a colegas meus. 6% 50% 43% DT- Discordo totalmente D- Discordo C- Concordo CT- Concordo totalmente NS- Não sei/ Não tenho opinião

48 A plataforma Moodle é um meio adequado de apoio aos alunos, nas diferentes disciplinas

49 A Plataforma Moodle é um meio adequado de transmissão de informação relevante UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

50 Estou satisfeito com as funcionalidade oferecidas da página/site da escola na Internet UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

51 Porquê? Nº de alunos Boa escola (de sucesso; boa integração; prepara-nos para o futuro; bom ambiente)80 Bom nível de ensino13 Bons professores11 Bons funcionários4 Oferta educativa/curso9 É a melhor escola de Famalicão7

52 PROBLEMAS E ASPECTOS POSITIVOS DA ESCOLA

53 PROBLEMAS E ASPETOS POSITIVOS DA ESCOLA ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES NPPMIN PMo d PGR A NSNPPMIN PMO D PGR A NSNPPMIN PMO D PGR A NSNPPMIN PMO D PGR A NS Desmotivação dos professores. 20% 18% 19% 25% 17% 16% 32% 4% 12% 36% 21% 14% 21% 10% 26% 40% 16% 7% Absentismo dos professores. 33% 27% 14% 19% 7% 24% 40% 12% 24% 21% 14% 41% 34% 10% 6% 8% Fraco investimento dos professores em atividades de desenvolvimento profissional. 16% 22% 24% 18% 21% 12% 24% 4% 16% 44% 21% 36% 7% 21% 14% 24% 36% 22% 5% 14% Falta de preparação científica ou pedagógica dos professores. 24% 19% 22% 27% 9% 24% 16% 20% 40% 36% 21% 7% 29% 7% 40% 33% 10% 5% 11% Falta de cooperação entre os professores. 20% 19% 24% 19% 18% 24% 8% 36% 43% 21% 14% 7% 14% 16% 39% 30% 11% 3% Conflitos entre professores e/ou grupos de professores. 27% 12% 16% 19% 25% 24% 16% 12% 8% 40% 14% 36% 7% 21% 25% 33% 20% 11% 10% Desmotivação dos alunos. 2% 11% 40% 42% 4% 8% 40% 20% 24% 8% 7% 21% 29% 36% 7% 6% 18% 39% 34% 2% Absentismo dos alunos. 4% 16% 35% 40% 5% 4% 24% 20% 24% 28% 7% 14% 43% 29% 7% 9% 32% 34% 21% 3% Abandono escolar dos alunos. 8% 16% 17% 48% 11% 32% 20% 8% 24% 16% 21% 14% 36% 21% 7% 22% 43% 20% 8% Indisciplina dos alunos. 5% 16% 27% 51% 1% 4% 32% 36% 24% 4% 14% 57% 29% 8% 32% 39% 17% 3% Má preparação prévia dos alunos. 4% 12% 42% 39% 4% 8% 40% 16% 20% 16% 21% 43% 36% 5% 22% 48% 24% 1% NP- Não constitui problema PMIN- Problema mínimo PMod- Problema moderado PGRA- problema grave NS- Não sei/ Não tenho opinião

54 PROBLEMAS E ASPETOS POSITIVOS DA ESCOLA (cont.) ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES NP PMI N PMo d PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NS Desmotivação dos assistentes. 17% 20% 24% 18% 20% 28% 40% 8% 20% 4% 14% 21% 43% 21% 20% 28% 16% 9% 28% Absentismo dos assistentes. 20% 15% 25% 19% 21% 28% 40% 8% 20% 4% 21% 29% 21% 7% 21% 18% 30% 15% 3% 33% Falta de preparação dos assistentes para as funções que desempenham. 19% 21% 23% 22% 14% 44% 24% 12% 20% 14% 29% 14% 21% 18% 33% 17% 10% 21% Conflitos entre assistentes e/ou grupos de assistentes. 24% 11% 20% 18% 27% 48% 28% 4% 20% 21% 14% 21% 18% 22% 10% 6% 44% Fraco envolvimento dos pais e encarregados de educação nas atividades da escola. 16% 27% 13% 17% 20% 12% 28% 14% 36% 21% 29% 7% 29% 36% 14% 15% Fraco envolvimento dos pais e encarregados de educação no acompanhamento dos trabalhos dos seus filhos/educandos. 12% 16% 34% 25% 12% 4% 20% 8% 36% 32% 21% 14% 36% 29% 3% 17% 43% 28% 9% Falta de interação da escola com a comunidade. 18% 28% 30% 14% 11% 36% 32% 4% 16% 12% 36% 14% 21% 7% 23% 31% 23% 8% 15% Falta de liderança dos órgãos de gestão intermédia da escola. 12% 20% 25% 21% 24% 32% 4% 12% 28% 14% 29% 14% 29% 39% 32% 15% 2% 11% Participação limitada no processo de tomada de decisões. 13% 19% 26% 17% 25% 28% 32% 4% 32% 7% 36% 7% 14% 36% 22% 26% 24% 6% 22% Ofertas de formação insuficientes. 18% 24% 28% 22% 9% 16% 24% 36% 16% 8% 14% 29% 2% 21% 46% 22% 9% Insuficiência de assistentes técnicos e operacionais. 18% 24% 28% 22% 9% 16% 24% 36% 16% 8% 14% 29% 2% 21% 46% 22% 9% NP- Não constitui problema PMIN- Problema mínimo PMod- Problema moderado PGRA- problema grave NS- Não sei/ Não tenho opinião

55 PROBLEMAS E ASPETOS POSITIVOS DA ESCOLA (Cont.) ALUNOSASSISTENTESENCARREGADOS DE EDUCAÇÃOPROFESSORES NP PMI N PMo d PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NSNP PMI N PMO D PGR A NS Conflitos entre assistentes e alunos. 22% 18% 19% 27% 13% 68% 8% 16% 29% 36% 7% 21% 7% 26% 28% 14% 7% 25% Conflitos entre assistentes e professores. 25% 18% 15% 22% 20% 76% 8% 29% 14% 29% 45% 22% 9% 5% 20% Conflitos entre professores e alunos. 12% 27% 16% 38% 8% 32% 44% 4% 20% 14% 50% 36% 22% 37% 22% 8% 11% Indisciplina na sala de aula. 7% 19% 24% 44% 5% 4% 36% 12% 24% 29% 36% 9% 39% 33% 15% 3% Violência na escola. 24% 14% 9% 47% 6% 48% 28% 20% 4% 21% 36% 7% 29% 7% 25% 47% 10% 6% 11% Informação insuficiente acerca do prosseguimento de estudos e/ou ingresso no mercado de trabalho. 9% 19% 29% 34% 9% 28% 20% 4% 24% 29% 21% 29% 21% 15% 36% 28% 3% 18% Funcionamento insuficiente do Serviço de Psicologia e Orientação. 11% 16% 25% 23% 32% 24% 20% 12% 21% 29% 14% 8% 22% 36% 17% Atividades de apoio pedagógico insuficientes. 14% 18% 32% 15% 21% 36% 20% 8% 16% 20% 21% 29% 21% 14% 17% 36% 25% 8% 14% Horários das aulas mal elaborados. 17% 27% 35% 3% 52% 8% 12% 16% 21% 36% 43% 33% 21% 9% 3% Recursos de ensino (computadores, livros, material de laboratório, etc.) insuficientes. 12% 24% 37% 25% 1% 40% 8% 20% 24% 8% 14% 29% 43% 14% 3% 26% 41% 28% 1% NP- Não constitui problema PMIN- Problema mínimo PMod- Problema moderado PGRA- problema grave NS- Não sei/ Não tenho opinião

56 Aspectos positivos Alunos 1ºopção2ºopção3ºopção Bom professores/ qualidade de ensino Bom ambiente/relações/interações Espaço físico/ instalações/ serviços Simpatia/ atendimento dos funcionários7118 Oferta formativa514 Horários462 Aspectos positivos Encarregados de Educação 1ºopção2ºopção3ºopção Ambiente/ Interações/ Relações655 Empenho/ Competência dos professores521 Qualidade de ensino/ Resultados escolares3 00 Aspectos positivos (Questão de resposta aberta *) * Nº de respondentes

57 Aspectos positivos Professores 1ºopção2ºopção3ºopção Bom ambiente de trabalho26143 Bom trabalho da direção1075 Bom relacionamento entre as pessoas920 Boa organização/ autonomia450 Oferta formativa/ Diversidade de alunos120 Boa relação com alunos067 Aspectos positivos Assistentes 1ºopção2ºopção3ºopção Bom ambiente/ bom relacionamento entre todos 1265 Gosto pelo que faz300 Horário040 Boa organização/ gestão035 * Nº de respondentes Aspectos positivos (Questão de resposta aberta *)

58 Aspectos negativos Alunos 1º Opção2º Opção3º Opção Instalações / recursos limitados Atendimento e disponibilidade dos funcionários/Horário dos serviços41613 Barulho das obras1131 Professores incompetentes/desmotivados834 Falta de segurança624 Horários dos alunos742 Falta de informação aos alunos622 Indisciplina/ desmotivação dos alunos432 Excesso de alunos112 Associação de estudantes003 Aspectos negativos Encarregados de educação 1º Opção2º Opção3º Opção Entradas/saídas da escola322 Infra-estruturas/ Recursos378 Falta de funcionários111 * Nº de respondentes Aspectos negativos (Questão de resposta aberta *)

59 Aspectos negativos (Questão de resposta aberta) Professores 1ºopção2ºopção3ºopção Espaço físico/ climatização1372 Recursos informáticos/ audiovisuais10123 Burocracia/ desorganização431 Turmas grandes401 Falta de funcionários321 Falta de trabalho em equipa/ competitividade320 Ruído das obras310 Desinteresse dos alunos / Indisciplina231 Inexistência de SPO100 Má integração dos professores novos100 Funcionários pouco prestáveis053 Aspectos negativos (Questão de resposta aberta) assistentes 1º Opção2º Opção3º Opção Falta de educação de alunos/professores434 Falta de funcionários/ equipamento430 Salário baixo200 Insegurança220 * Nº de respondentes Aspectos negativos (Questão de resposta aberta *)


Carregar ppt "AVALIAÇÃO INTERNA 2010/2011. A Comissão de Avaliação Interna agradece a todos os elementos da comunidade educativa pela sua colaboração. A análise dos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google