A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O valor da Informação nas Organizações

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O valor da Informação nas Organizações"— Transcrição da apresentação:

1 O valor da Informação nas Organizações
Prof. Glauco Carvalho

2 Mas o que é informação? O fim do monopólio do conhecimento A explosão da ciência, do saber e do acesso a informação Um novo conceito de analfabetismo

3 PIRÂMIDE DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
INTELIGÊNCIA Idéias e Valores CONHECIMENTO Compreensão, teorias INFORMAÇÃO Significado, organização DADOS Quantitativos e qualitativos

4 Informação Ótima O sucesso do processo decisório depende da disponibilidade da informação ótima: informação certa, no tempo certo, lugar certo e na forma desejada.

5 QUALIDADE DA INFORMAÇÃO
Quantidade e Qualidade da informação produzida; “O comportamento da empresa é diretamente afetado, em termos de eficácia pela qualidade de suas decisões.” Mais informação, maior segurança na decisão; Melhor qualidade da informação reflete em melhor qualidade da decisão;

6 Características da Informação Relevante
deve ser completa – ou seja, todos os fatos relevantes devem estar contidos nela; deve ser econômica – ou seja, para obtê-la, seu custo deve ser relativamente econômico (o gestor deve analisar sempre o custo/benefício do valor da informação em relação a sua produção); deve ser precisa – ou seja, não deve conter erros (a informação se torna imprecisa por causa de dados incorretos ou vagos no processo de transformação); é ideal que seja flexível – ou seja, que possa ser utilizada em outras situações;

7 Características da Informação Relevante
deve ser confiável – o método de coleta de dados e a fonte de onde são tirados devem ser confiáveis para que a informação também o seja; precisa ser relevante – não basta obter-se informação, ela deve ser útil e importante; deve ser obtida em tempo hábil; deve ser validada - checada para verificar-se sua confiabilidade.

8 BI – BUSINESS INTELLIGENCE
O BI (Inteligência de negócios) refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. O conceito implica na habilidade da corporação acessar dados e explorar as informações (Data Warehouse/Data Mart), analisando-as, interpretando-as e utilizando o conhecimento para suporte no processo de tomada de decisão.

9 Case – Pão de Açúcar


Carregar ppt "O valor da Informação nas Organizações"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google